domingo, 11 de novembro de 2012

Hoje na História

11 de novembro é o 315º dia do ano no calendário gregoriano (316º em anos bissextos). Faltam 50 dias para acabar o ano.
  • 1823 - Dom Pedro I dissolve a Assembleia Constituinte;
  • 1904 - A população do Rio de Janeiro se mobiliza em protesto à vacinação obrigatória contra varíola imposta por Oswaldo Cruz;
  • 1916 - O governo norte-americano anuncia que quatro milhões de mulheres vão votar nas eleições para presidente dos Estados Unidos;
  • 1994 - O Partido Trabalhista do Brasil (PT do B) obtém seu registro definitivo

Bonde virado pela população durante a Revolta da vacina

Indignado com a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola, realizada pelo governo brasileiro e comandada pelo médica sanitarista Oswaldo Cruz, o povo do Rio de Janeiro levantou-se contra o governo no episódio que ficou conhecido como "Revolta da vacina".
As manifestações tiveram início no dia 11 de novembro de 1904 e, por uma semana, as ruas do Rio de Janeiro vivenciaram um clima de guerra. Carroças foram incendiadas, trilhos foram retirados e bondes (principal sistema de transporte da época) foram tombados, postes de iluminação foram destruídos, pelotões atiraram contra a população.
Com força policial, a revolta foi controlada. Mais de trinta pessoas morreram, outras cem ficaram feridas. Foram presas 945 pessoas, das quais mais da metade foi deportada para o Acre, onde foi submetida a trabalhos forçados.
Controlada a situação, a campanha de vacinação obrigatória teve prosseguimento. Em pouco tempo, a epidemia de varíola foi erradicada da cidade do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários que não contiverem ofensas e termos inadequados serão autorizados.