Descomplicando a Geografia

Como agem os vulcões



A movimentação das placas tectônicas abre caminho para que o magma - rocha fundida no interior da Terra - suba à superfície. Se o magma não encontra saída ele fica acumulado em uma espécie de reservatório denominado câmara magmática.
Quando o reservatório  do vulcão está muito cheio do magma liberado pela abertura entre uma placa tectônica e outra, pode haver uma erupção.
O magma depois de expelido pela chaminé do vulcão passa a ser chamado de lava. A formação e a erupção dos vulcões ocorrem devido ao choque das placas tectônicas.

As partes de um vulcão

Um vulcão é constituído pelas seguintes partes:

Cone ou edifício vulcânico - É a montanha formada pelo acúmulo de materiais sólidos, tais como cinzas e lavas petrificadas oriundos do interior da Terra, através das sucessivas erupções. O cone tem a forma afunilada, terminando na cratera.

Cratera - Boca afunilada que se forma devido às explosões; é a parte côncava situada no topo do cone e está ligada à cratera ao ponto de origem do vulcão.

Chaminé ou conduto - Abertura ou fenda através da qual os materiais são expelidos do interior da Terra para a superfície.

Caldeira ou câmara magmática - São bolsões profundos onde está contido o magma em ebulição.

Maquete produzida pelos alunos do 8º Ano "A" da Escola Municipal Jardelina Freire do Nascimento:














Tipos de erupções


Existem três tipos de erupções vulcânicas:

Erupções explosivas - As lavas são muito viscosas e fluem com dificuldade, impedindo a liberação dos gases,
ocorrendo por isso, violentas explosões.

Erupções efusivas - O magma flui com facilidade não dificultando a liberação dos gases. A erupção é calma. com derramamento de lava a altíssima temperatura.

Erupções mistas - Assume aspectos intermediários, observando fases explosivas que alternam com fases efusivas.

A erupção representada na maquete produzida pelos alunos do 8º Ano "A" é do tipo efusiva.

Alunos do 8º Ano "A" - 2012:

Emerson Matias da Silva, Flaviano Miguel Campos, Francis David Marcolino Gomes, Gilson Sabino Júnior, Israel Fernandes de Moura Lima, Jean da Silva Honório, João Irineu Filho, João Paulo Mousinho de Andrade, Joseilma Rodrigues dos Santos, Kleiton Luiz Gomes, Laura Glady Fabrício de Andrade, Liliane da Silva, Maria Andréia da Silva, Maria José Honório de Melo, Rita Jaqueline Félix, Thiago Henrique Félix Cruz, Viviane Gomes Soares, Lucas Adriano da Silva, Danilo Rodrigues, Francisco Eduardo.