segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Definidas as penas de Genoino e José Dirceu no processo do mensalão

O ex-presidente do PT José Genoino foi condenado a 6 anos e 11 meses de prisão pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa no julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira.
Segundo o STF, Genoino integrou o chamado núcleo político de esquema de compra de apoio parlamentar no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Ele presidia o PT na época do escândalo, revelado em 2005.
 A pena de Genoino é a soma das condenações por formação de quadrilha (2 anos e 3 meses) e corrupção ativa (4 anos e 8 meses). O código penal brasileiro prevê que penas entre 4 e 8 anos sejam cumpridas em regime semiaberto e acima de 8 anos, em regime fechado.
O ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, apontado como mentor e líder do mensalão, foi condenado a 10 anos e 10 meses de prisão.
O Supremo decidiu condenar o ex-ministro a 2 anos e 11 meses de prisão pelo crime de formação de quadrilha e a 7 anos e 11 meses por corrupção ativa. As somas das penas implica que Dirceu terá de cumprir a sentença em regime fechado e, somente após cumprir um sexto da pena, poderá pedir progressão para o regime aberto.
____________
Fonte: Reuters Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários que não contiverem ofensas e termos inadequados serão autorizados.