quinta-feira, 5 de julho de 2012

Pesquisa aponta o Nordeste como a região que mais teme a violência

Segundo pesquisa de opinião pública divulgada nesta quinta-feira (5) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Nordeste brasileiro é a região que mais teme a violência. De acordo com o estudo, é alto o medo da violência e baixa a confiança nas polícias que combatem os crimes mais próximos do cotidiano do cidadão.
A pesquisa aponta que em todos os quesitos o Nordeste teve mais de 70% das respostas indicando "muito medo", liderando os temores de violência no Brasil.
O Ipea ouviu 3.799 pessoas em todas as regiões do país e apontou que a cada grupo de dez brasileiros, pelo menos seis têm muito medo de assalto à mão armada, assassinato e arrombamento da residência. Mais da metade sente muito medo de sofrer agressão.
Além da sensação de insegurança, a pesquisa ouviu a opinião dos entrevistados sobre as instituições policiais. Apenas a Polícia Federal teve índice acima de 10% na resposta "confia muito". As polícias civis e militares dos estados, polícias com os maiores efetivos e mais próximos do cotidiano dos cidadãos, atingiram apenas 6% das respostas "confia muito". Cerca de 9% disseram confiar muito na Polícia Rodoviária Federal.
A maioria dos entrevistados discorda que os policiais no Brasil "recebam boa formação e são bem preparados". Mais de um quarto dos entrevistados afirmam que ser policial é uma péssima opção de trabalho.
_________________
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários que não contiverem ofensas e termos inadequados serão autorizados.