quarta-feira, 18 de julho de 2012

Mandela Day

Hoje é celebrado em todo o mundo o "Mandela Day", um dia reconhecido pelas Nações Unidas como tributo a Nelson Mandela.

O primeiro Presidente negro da África do Sul e símbolo da libertação nacional, Nelson Mandela, completa hoje 94 anos. A data é muito importante na África do Sul e é aproveitada para multiplicar homenagens, boas ações e debates sobre a melhor forma de prosseguir a luta e o trabalho de reconciliação de Nelson Mandela.
Milhares de estudantes cantam hoje "Happy Birthday Madiba", o nome do clã tradicional de Nelson Mandela. Os organizadores da festa esperam somar 20 milhões de vozes nessa homenagem ao líder histórico sul-africano.
As Nações Unidas reconhecem, desde 2009,o "Dia Mandela" como "um apelo mundial a consagrar 67 minutos do nosso tempo a ajudar os semelhantes, como homenagem aos valores defendidos por Nelson Mandela". Esses 67 minutos correspondem aos 67 anos que "Madiba" dedicou ao combate político contra o apartheid.
Um dos homens mais respeitados a nível mundial, Nelson Mandela foi libertado em 1990, depois de 27 anos de reclusão, e dirigiu as negociações que permitiram a transição, sem guerra civil, do apartheid para uma democracia multirracial na República da África do Sul.
O primeiro Presidente negro da África do Sul, de 1994 a 1999, reformou-se da política em 2004 e fez a sua última aparição pública em 2010, no Mundial de Futebol organizado pelo seu país.
___________________
Fonte: Jornal de Angola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários que não contiverem ofensas e termos inadequados serão autorizados.