terça-feira, 10 de julho de 2012

Morre aos 91 anos, Dom Eugênio Sales

O Cardeal Dom Eugênio Sales, arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro, morreu no final da noite desta segunda-feira (9), no Rio, aos 91 anos. Segundo a assessoria da arquidiocese, Dom Eugênio morreu em casa de causas naturais.
Nascido em Acari, Rio Grande do Norte, em 8 de novembro de 1920, entrou para o seminário em 1936. Sua ordenação diaconal ocorreu no dia 16 de março de 1943. Dom Eugênio foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro pelo Papa Paulo VI, ocupando o cargo de 1971 a 2001. O cardeal teve seu nome incluído entre os candidatos a Papa depois da morte de João Paulo I.
Matéria do site do Jornal "O Globo" lembra que "em 67 anos de vida dedicada à Igreja, o Cardeal foi rotulado tanto como líder conservador quanto "bispo vermelho", por ter, no início do sacerdócio, ajudado a criar os primeiro sindicatos rurais no Rio Grande do Norte. Um capítulo importante, da vida de Dom Eugênio remonta à ditadura, quando atuou de maneira silenciosa, abrigando no Rio mais de quatro mil pessoas perseguidas pelos regimes militares do Cone Sul, entre 1976 e 1982, especialmente argentinos. A história de participação sem alarde do arcebispo foi contada, 30 anos depois, pelos principais meios de comunicação. Discretamente, o Cardeal cultivava relações com os militares e ajudava a salvar vidas".
Segundo a matéria, "para dar conta de tantos pedidos, autorizou o aluguel de quartos e depois apartamentos. A ajuda incluía dinheiro para gastos pessoais, assistência médica e auxílio jurídico".

Assista ao vídeo:


_________________________
Fonte: Tribuna do Norte/Band Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários que não contiverem ofensas e termos inadequados serão autorizados.