quarta-feira, 11 de julho de 2012

Demóstenes Torres é o segundo senador cassado da história do Brasil

O senador Demóstenes Torres foi cassado nesta quarta-feira por decisão da maioria no senado, depois de ser considerado culpado, em julgamento político, de manter laços com uma poderosa máfia do jogo do bicho.
O plenário do senado decidiu pela cassação de Torres com 56 votos a favor e 19 contra, levando o político a perder sua cadeira e ficar inelegível a qualquer cargo público por um período de 8 anos contados a partir do que seria o fim de seu mandato parlamentar (2019), ou seja: até 2027.
De acordo com a maioria dos senadores, foram "provados" os vínculos entre Torres e o empresário Carlos Augusto Ramos, o "Carlinhos Cachoeira", preso desde fevereiro sob a acusação de dirigir uma máfia do jogo do bicho que também pode envolver outros importantes políticos brasileiros.
Demóstenes Torres, advogado de 51 anos, era senador desde 2002 e pertencia ao partido Democratas, a que renunciou em abril, quando surgiram as primeiras suspeitas contra ele.
Durante as últimas semanas, Torres subiu cinco vezes à tribuna do Senado em tentativas inúteis de convencer os legisladores sobre sua inocência, mas em cada uma dessas ocasiões o plenário se esvaziou imediatamente, em uma clara mensagem de rejeição a seus pronunciamentos.
Na sessão de hoje o político cassado tomou a palavra durante meia hora em uma última tentativa, inútil, de impedir sua cassação e insistiu que "nada, nada, nada" foi provado contra ele, apesar da opinião majoritária dos senadores.
Em 186 anos de história, o senado só tinha cassado até hoje um membro. Ocorreu no ano 2000, com o senador Luiz Estêvão, então PMDB, que perdeu a cadeira que ocupava por um caso de suposta corrupção na construção de um edifício público na cidade de São Paulo.
__________
Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários que não contiverem ofensas e termos inadequados serão autorizados.