terça-feira, 10 de julho de 2012

Garimpeiros brasileiros procurados pela morte de militares na Guiana

A polícia francesa está a busca de oito garimpeiros brasileiros suspeitos de terem matado dois militares que fiscalizavam a extração ilegal de minérios na Guiana Francesa.
O ataque foi chamado de "declaração de guerra dos garimpeiros brasileiros contra a França" por um senador pela Guiana Francesa, Jean-Etienne Antoinette, em artigo assinada na edição desta terça-feira no jornal Le Monde.
No final de junho, garimpeiros brasileiros atacaram um helicóptero francês na Guiana Francesa (que não causou vítimas) e mataram dois soldados franceses em emboscada na Floresta Amazônica.
As autoridades francesas transferiram a lista dos brasileiros suspeitos à polícia do Suriname - país vizinho à Guiana Francesa -, onde eles podem estar foragidos.
"Esses criminosos serão perseguidos e levados à justiça", declarou o ministro dos territórios franceses ultramarinos, Victorin Lurel.
O senador Antoinette diz no artigo do Le Monde que "ao matar dois militares e ferir dois outros que estavam em missão, os garimpeiros brasileiros deixaram de ser somente criminosos ambientais para se tornar um novo tipo de bandidos fortemente armados", escreveu o senador.
______________
Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários que não contiverem ofensas e termos inadequados serão autorizados.