sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Giro rápido


Resgate mata 30 reféns na Argélia

O governo da Argélia respondeu com uma ação militar ao sequestro de reféns capturados por extremistas da al-Qaeda num complexo de extração de gás no deserto. Numa operação desastrada, que terminou em tragédia, 30 reféns, dos quais pelo menos sete estrangeiros, foram mortos, enquanto eram transferidos por terroristas. Governos de países envolvidos, como França, Japão e Reino Unido, reagiram com indignação por não terem sido informados da ofensiva. Segundo fontes argelinas, 11 terroristas morreram. Ao mergulhar numa guerra arriscada contra radicais no Mali, a França tenta evitar o alastramento do extremismo para a Argélia, relata Deborah Berlinck, correspondente na Europa.

 A polêmica das babás: ONG briga pelo fim das ‘novas mucamas’

Revoltado com a decisão dos clubes Caiçaras e Paissandu de proibir a entrada de babás sem uniformes em suas dependências, frei David dos Santos, da ONG Educafro — que promove políticas inclusivas para a população negra —, entrou com representação no Ministério Público do Rio contra os clubes, acusando-os de "discriminação racial e social” Para ativistas e estudiosos do direito da mulher, a postura de clubes e associados lembra os tempos coloniais de sinhás e mucamas. Os clubes negam a discriminação e afirmam que a questão é de padronização.
___________
Fonte: O Globo

Dilma vai ao Nordeste recuperar apoio político

A presidente Dilma Rousseff vai hoje ao Nordeste com a missão de reocupar terreno político perdido para o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Seis Estados serão visitados até março. Ela começa o roteiro pelo Piauí, onde obras do PAC sofrem atrasos. Dilma terá encontro com prefeitos e anunciará medidas contra seca, mas ficará longe da Ferrovia Transnordestina, cujo cronograma está atrasado. 

Caravanas de Lula

O ex-presidente prepara reedição das “Caravanas da Cidadania" ao longo do ano. Roteiro ainda será fechado, mas incluirá o Nordeste.
___________
Fonte: O Estado de São Paulo

Sigilo nas Ilhas Cayman perto do fim

As Ilhas Cayman preparam-se para acabar com décadas de sigilo e permitir maior transparência em milhares de empresas e fundos hedge com sede no território caribenho, que deseja se livrar da reputação de paraíso fiscal e porto seguro para atividades financeiras clandestinas. Para isso, está propondo amplas reformas que vão tornar públicos os nomes de milhares de empresas até agora ocultas, assim como os de seus diretores. Esse processo depende de consulta em andamento, a ser concluído em meados de março.
A maior parte das pressões por mudanças veio de investidores em fundos hedge. Muitos dos maiores fundos de pensão do mundo não têm, até agora, como verificar detalhes dos fundos em que investem com sede no território ou sobre seus diretores
___________
Fonte: Valor econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários que não contiverem ofensas e termos inadequados serão autorizados.