segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Bispo Valdemiro recebe passaporte diplomático


O governo autorizou os líderes da Igreja Mundial do Poder de Deus a receberem passaportes diplomáticos do Ministério das Relações Exteriores. Os bispos Valdemiro Santiago de Oliveira e Franciléia de Castro Gomes de Oliveira receberam o documento, de acordo com o "Diário Oficial da União" de hoje. A portaria é assinada pelo ministro interino Ruy Nunes Pinto Nogueira.
O documento permite acesso a fila de entrada separada nos aeroportos e torna dispensável o visto nos países que o exigem. O tratamento tende a ser menos rígido que o dado a brasileiros com passaporte comum.
Conhecido como Apóstolo Valdomiro, o ex-bispo da Igreja Universal do Reino de Deus rompeu em 1997 com Edir Macedo para abrir sua própria denominação, a Igreja Mundial do Poder de Deus.
As regras para a concessão deste tipo de passaporte são definidas pelo Decreto 5.978, de 4 de dezembro de 2006. O documento é concedido a presidentes, vices, ministros de Estado, parlamentares, chefes de missões diplomáticas, ministros dos tribunais superiores e ex-presidentes.
Tradicionalmente, o documento é dado a cardeais da Igreja Católica. Por isso, o Itamaraty também o concede a líderes de outras religiões.
Segundo o Itamaraty, o passaporte especial dado aos bispos é justificado no 6º artigo do decreto, que permite o documento "às pessoas que, embora não relacionadas nos incisos deste artigo, devam portá-lo em função do interesse do País", mas não detalhou os critérios adotados.
____________
Fonte: Folha Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários que não contiverem ofensas e termos inadequados serão autorizados.