quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Coreia do Norte planeja novos testes nucleares com alvo nos Estados Unidos


SEUL - A Coreia do Norte anunciou nesta quinta-feira que deverá realizar novos testes de foguetes e testes nucleares que teriam como alvo os Estados Unidos, elevando radicalmente as ameaças contra os americanos.
- Os foguetes de satélites e os mísseis de largo alcance continuarão a ser lançados, e um teste nuclear que iriemos realizar terá como alvo nosso pior inimigo, os Estados Unidos - disse o líder da Comissão de Defesa da Coreia do Norte à agência estatal KCNA. - Nosso satélites pacíficos continuarão a ser lançados sem interrupção, por nossa luta nacional para defender o direito da autodefensa - diz o comunicado.
Ainda segundo o governo norte-coreano, o novo teste nuclear já está pronto e pode ser realizado “quando o líder Kim Jong Un queira”. Se o país der continuidade a seus planos, será o terceiro ensaio nuclear confirmado da Coreia do Norte, depois de dois lançamento em 2006 e 2009, seguidos de uma série de sanções da ONU.
Em resposta, o enviado especial dos EUA à Coreia do Norte, Glyn Davies, emitiu uma nota nesta quinta-feira alertando a Coreia do Norte a não realizar qualquer outro teste nuclear, reforçando que seria um “erro e uma oportunidade perdida”.
A China, principal aliado político e econômico da Coreia do Norte, também demonstrou preocupação com os planos de testes. Em comunicado divulgado pelo porta-voz do Ministério do Exterior, Hong Lei, Pequim pediu que todas as partes envolvidas nas tenções se abstenham de realizar “ações que possam agravar a situação na região”.
A declaração do alto comando militar norte-coreano foi feita um dia depois de o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas ter acordado sobre uma resolução patrocinada pelos EUA para censurar e sancionar a Coreia do Norte pelo lançamento de foguetes, realizado em dezembro, que infringiram as regras da ONU.
___________
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários que não contiverem ofensas e termos inadequados serão autorizados.