quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Giro Rápido

Os sem-luz: Brasil ainda tem 1 milhão de lares na escuridão

Chega a um milhão o total de residências sem acesso à luz no Brasil, segundo levantamento inédito da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) feito com as distribuidoras. O número, revela Danilo Fariello, é superior ao estimado pelo governo federal, de 278 mil, com base em dados do Censo 2010. Algumas empresas, como as de Mato Grosso e Tocantins, querem, agora, que o prazo para universalizar o acesso à energia seja prorrogado de 2014 para 2027. Os investimentos necessários para que todos os lares do país tenham energia superam R$ 17 bilhões. Mais da metade dos domicílios sem luz está concentrada na Bahia e no Pará.
________
Fonte: O Globo

Clima deve ajudar a agricultura em 2013

Se depender do que preveem os meteorologistas, os produtores rurais podem contar com um 2013 sem tantos problemas climáticos quantos os ocorridos neste ano. As quebras da safra causadas pela seca não deverão se repetir - ao menos não nos primeiros seis meses do novo ano. As chuvas vão voltar. E com elas a tendência de forte recuperação na oferta global de commodities agrícolas*.
A expectativa para 2013 é a que os especialistas chama  de "padrão neutro": a inexistência de El Niño ou La Niña. As chuvas deverão ocorrer dentro da média esperada para cada estação do ano na maior parte das regiões produtoras dos Estados Unidos, da Europa e do Brasil. "É a primeira vez desde 2004 que vemos um padrão tão bem definido e longo", diz Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.
_________
Fonte: Valor Econômico
_________
* Commodities (mercadoria em inglês) pode ser definido como mercadorias, principalmente minérios e gêneros agrícolas, que são produzidos em larga escala e comercializados em nível mundial. São exemplos de commodities agrícolas: soja, suco de laranja, trigo, algodão, borracha, café, etc. (grifo meu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários que não contiverem ofensas e termos inadequados serão autorizados.