terça-feira, 12 de março de 2013

O Ártico está ficando mais verde. Mas não comemore ainda.


Parece uma boa notícia. Com o aquecimento dos últimos anos, provocado pelas mudanças climáticas, o Ártico está ficando verdejante. É o que mostra um estudo da Nasa, agência espacial americana, comparando a superfície nos últimos 30 anos.
Na imagem acima, feita a partir de análises de fotos de satélites, é possível ver onde a vegetação avançou. De 34% a 41% da superfície mostrou aumento na cobertura vegetal. São as áreas em verde ou azul. De 3% a 5% do território teve redução na vegetação (em laranja ou vermelho). Em 51% a 62% da área, não houve alteração (em amarelo). Esses estudos seguem o recorde de derretimento do gelo ártico.
O estudo também revelou que o tipo de vegetação que só crescia até 57 graus ao norte agora se espalha para latitudes mais elevadas, até 64 graus. Simulações em computador indicam que as mudanças no clima podem fazer a vegetação avançar ainda mais. Ela pode ganhar 20 graus de latitude rumo ao polo norte.
Parece uma boa notícia. Mas isso também significa que a área de solos eternamente congelados (o permafrost) do norte do Canadá e da Sibéria está derretendo aceleradamente. Isso libera gases enterrados por milhões de anos. Ao chegar a atmosfera, esses gases tem um potencial ainda maior de aquecer a Terra do que o gás carbônico de nossas emissões poluentes. O calor na região também pode desestabilizar os depósitos de metano sob o fundo do mar Ártico, potencialmente ainda mais perigosos para o clima.
Houve um tempo, entre os anos 950 e 1100 de nossa era, conhecido como Ótimo Climático Medieval, em que a Terra passou por uma aquecimento ligeiro. A Groenlândia era verde o bastante para abrigar alguma colônias. Mas pesquisas indicam que aquele período quente foi mais concentrado naquela região. E que hoje a Terra está, em média, ainda mais quente. E que mais calor virá por aí, só por conta dos gases que lançamos na atmosfera e ficarão ativos pelos próximos 100 anos, pelo menos. A Groenlândia já está derretendo em ritmo acelerado.
___________
Fonte: Blog do Planeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários que não contiverem ofensas e termos inadequados serão autorizados.