quarta-feira, 23 de maio de 2012

PEC do Trabalho Escravo é aprovada na Câmara dos Deputados

Ontem, terça-feira (22) a Câmara dos Deputados aprovou, em segundo turno, a proposta de emenda constitucional que prevê a expropriação, sem pagamento de indenização, das propriedades onde se constate o trabalho escravo, destinando essas terras para a reforma agrária ou uso social.
Foram 362 votos a favor, 29 contra e 25 abstenções, totalizando 414 votos. Ao final, os deputados cantaram o Hino Nacional em plenário. Clique aqui para saber como votou seu deputado ou deputada.
Os deputados ligados à Frente Parlamentar da Agricultura, que formam a bancada ruralista, chegaram a tentar esvaziar o plenário para evitar o quórum necessário e, assim, derrotar a medida. Apesar de publicamente se posicionarem a favor da lei, os ruralistas fizeram ressalvas todo o tempo e insistiram em cobrar mudanças na definição sobre escravidão contemporânea.
Desde 1995 mais de 3,1 mil propriedades foram fiscalizadas por denúncias de trabalho escravo. Destes locais, mais de 42 mil pessoas foram resgatadas. No campo, a maior incidência de trabalho escravo está na criação bovina, produção de carvão vegetal para a siderurgia, produção de pinus, cana-de-açúcar, erva-mate,café, frutas, algodão, grãos, cebola, batata, na extração de recursos minerais e na extração de madeira nativa e látex. Nas cidades, a incidência é maior em oficinas de costura, no comércio, hotéis, bordéis e em serviços domésticos.
Abaixo, você verá o trabalho escravo em imagem. São registros das condições degradantes a que pessoas foram submetidas no país nos últimos 12 anos. As fotos são de Leonardo Sakamoto.

Crianças de 13 e 14 anos resgatadas pelo grupo móvel de fiscalização

Água utilizada por trabalhadores resgatados

Ação de libertação do Governo Federal

Mão de trabalhador machucada pelo trabalho e a água que ele bebia

Motosserra encontrada em propriedade flagrada com trabalho escravo usada para desmatar a área

Barraca onde trabalhadores estavam alojados

Caderno em que o "gato" anotava as compras usada para manter trabalhadores presos às dívidas

Trabalhadores aguardam para receber a rescisão após resgate

Grupo que foi encontrado erguendo cerca no Pará
_____________________________
Fonte: O Globo e Blog do Sakamoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários que não contiverem ofensas e termos inadequados serão autorizados.