A escolaridade influencia mais na adesão à internet em um
município brasileiro do que a renda média da população. De acordo com o estudo
Target Group Index, realizado pelo Ibope, em famílias de igual renda, a
presença da internet é maior quando uma pessoa tem mais escolaridade.
Entre as famílias com renda mensal de R$ 300 a R$ 600, por
exemplo, a adesão à internet é de 10% entre as quais o chefe do domicílio é
analfabeto ou tem apenas instrução primária. Já nas casas com essa mesma renda,
mas com um membro da família com ensino superior, a penetração da internet
chega a 50%.
A pesquisa Target Group Index avaliou o comportamento de
consumo de 20 mil pessoas entre 12 e 75 anos. O estudo foi feito de fevereiro
de 2011 até o mesmo mês de 2012 em dez regiões metropolitanas do Brasil e
cidades com mais de 50 mil habitantes do Sul e Sudeste, que apresentam uma
melhor infraestrutura de acesso à internet.
Conforme José Calazans, analista do Ibope, a pesquisa foi
aplicada em cidades maiores, pois elas sofrem menos influência da infraestrutura.
“Quando a infraestrutura é eficiente, a influência da escolaridade fica mais
clara”, explicou.
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Fonte: Portal G1
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