Risco de racionamento: térmicas podem anular desconto de energia
Para
evitar que o país seja obrigado a racionar energia, o uso das usinas
termelétricas durante todo este ano vai encarecer em 15%, em média, a tarifa do
consumidor no ano que vem. O aumento pode anular a redução média de 20% na
tarifa, sancionada esta semana pela presidente Dilma. Segundo cálculos de
especialistas, a alta de 15% significa que o consumidor teria de pagar a mais
R$ 14,4 bilhões em 12 meses.
Juro menor na casa própria
A
Caixa reduziu os juros cobrados no financiamento de imóveis com preço acima de
R$ 500 mil, para até 8,3% ao ano. Simulação mostra que, na compra de um
apartamento de R$ 1 milhão, a economia com a redução dos juros ultrapassa R$ 50
mil num financiamento de 30 anos. A medida tem por objetivo também dar um
estímulo ao setor de construção civil e tentar reanimar o Pibinho.
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Fonte: O Globo
Suplemento proibido é vendido por traficantes
O
comércio ilegal de emagrecedores, estimulantes e anabolizantes em Brasília vai
além da internet, do contrabando e de lojas que se aproveitam da precária
fiscalização da Vigilância Sanitária. Nas ações contra os barões do tráfico no
DF, agentes das polícias Federal e Civil descobriram que eles também atuam
nesse mercado. Nos últimos dois anos, com 27 traficantes flagrados vendendo
drogas como maconha e cocaína, foram apreendidos ainda compostos proibidos pela
Anvisa por representarem risco à saúde dos consumidores.
Governo estuda mais três trens balas
O primeiro trem-bala verde-amarelo nem saiu do papel e o
governo já prepara a contratação de estudos de viabilidade para três outras
ligações ferroviárias de alta velocidade: São Paulo-Curitiba, São Paulo-Belo
Horizonte e São Paulo-Triângulo Mineiro.
A intenção do presidente da Empresa de
Planejamento e Logística, Bernardo Figueiredo, é conduzir simultaneamente os
estudos de viabilidade técnica e econômica dos novos trechos. "Queremos
começar tudo isso no segundo semestre. É um trabalho para cerca de 12
meses". Ele explica que os estudos "vão indicar se vale a pena ou não
fazer esses trechos". No caso do trem de alta velocidade (TAV) que será
licitado neste ano, esses trabalhos foram feitos por um consórcio liderado pela
consultoria inglesa Halcrow. Agora, Figueiredo acredita que a estatal possui
conhecimento suficiente para coordenar os estudos, com a ajuda de empresas
contratadas.
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Fonte: Correio Braziliense
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