quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Desomenagem

Há dois anos quase fui homenageado com o nome da turma concluinte do 9º ano da Escola Municipal Jardelina Freire do Nascimento. Quase. Lembro-me ainda do esforço da diretora e do vice-diretor para dissuadir os alunos do que parecia ser, digamos, uma grande bobagem.

- Joel, não. Existem outros nomes - disseram eles.

O meu nome não figura em nenhuma placa, mas ironicamente foi o único nome democraticamente escolhido até hoje. Todas as outras homenagens foram induções de quem ver no aplauso um motivo para viver.

Mas ontem tive uma grata surpresa: recebi da coordenadora pedagógica e de alguns alunos a informação de que o meu nome estaria entre os professores homenageados.

Eu disse estaria? Hoje ao receber o convite vi que o meu nome não constava na relação dos professores homenageados. Seria de fato uma desomenagem se eu não soubesse de quem partiu a idéia de ignorar o meu nome. Tenho certeza que a ausência do meu nome em um convite não significa que serei esquecido por aqueles a quem dediquei o meu profissionalismo, os meus sonhos e a minha amizade.

Não me desencorajarão, tenham certeza. As cartas que pediram para aguardar, as aguardarei. Previno no entanto que é inútil tentar olvidar o meu nome; ele será o primeiro a ser lembrado todas as vezes que buscarem um profissional em vez de um adulador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários que não contiverem ofensas e termos inadequados serão autorizados.