terça-feira, 25 de setembro de 2012

Estudo revela que homens castrados vivem mais

Os eunucos têm expectativa de vida bem maior do que a de homens normais no mesmo nível socioeconômico que eles, de acordo com uma pesquisa revelada ontem, segunda-feira (24). O estudo foi publicado pela revista científica 'Current Biology" e tem como base  estudo histórico de eunucos coreanos.
Segundoos autores, liderados por Kyung-Jin Min, da Universidade de Incheon, na Coreia, os resultados podem ajudar a explicar porque homens têm expectativa de vida menor do que as mulheres. "Nosso estudo suporta a ideia de que hormônios sexuais masculinos diminuem a expectativa de vida dos homens", afirma o artigo.
Eunucos são meninos que, antes da puberdade, perdem os testículos, seja por algum acidente ou em um ato proposital. Como os hormônios masculinos são produzidos pelos testículos, os eunucos não têm a carga hormonal de um homem normal. No passado, os eunucos eram usados, por exemplo, como guardas de haréns, em algumas civilizações. O Império da Coreia, que caiu em 1910, também os empregava em funções como essa.
Os pesquisadores compararam a expectativa de vida de 81 eunucos que viveram nos séculos 18 e 19 com homens de famílias que tinham condições socioeconômicas semelhantes. Eles viveram, em média, 70 anos cada - enquanto os homens normais tiveram expectativa de vida na casa de 55 anos. Além dos eunucos viverem entre 14 e 19 anos a mais que os demais homens, três deles (entre os estudados) chegaram a superar os 100 anos.
O estudo ressalta que os hormônios sexuais masculinos podem ter efeitos adversos sobre o sistema imunológico e aumentar o risco de problemas cardiovasculares. Os autores reforçam ainda que também é comum que os machos vivam menos que as fêmeas em outras espécies de mamíferos.
________________
Fontes: G1 e Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários que não contiverem ofensas e termos inadequados serão autorizados.