quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Escolas da rede municipal de Foz do Iguaçu obtiveram média 7 no IDEB

O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é um indicador criado pelo Ministério da Educação (MEC) para medir a qualidade do ensino no país. A nota é divulgada a cada dois anos e mescla o resultado de testes de conhecimento dos alunos e as taxas de aprovação e reprovação.
A s escolas da rede municipal de Foz do Iguaçu obtiveram média 7, não é a maior média, já que esta pertence a Claraval, um pequeno Município mineiro de apenas 4 mil habitantes. Mas o que chama a atenção em Foz do Iguaçu são os projetos desenvolvidos pela prefeitura para aumentar o desempenho no IDEB. Segundo o prefeito Paulo Mac Donald, o primeiro passo foi a estrutura física. Cinco prédios foram construídos do zero, e 21 escolas foram reformadas ou ampliadas.
Todos os alunos da rede pública são avaliados por equipes da Secretaria da Educação pelo menos duas vezes por ano. Os 4º e 5º anos fazem provas no estilo IDEB. "É diagnóstico. Se não estiver bom, a gente toma as medidas necessárias", diz a secretária Joane Vilela.
A partir da avaliação, traça-se metas para o próximo IDEB de cada escola. As que cumprirem ganham 14º salários - todos os funcionários, do porteiro ao diretor.
Preocupada com a eficiência do sistema, a prefeitura implantou o "Projeto Fica" de combate à evasão escolar, que hoje é zero (em 2005 era de 2%). Assistentes sociais, psicólogos e fonoaudiólogos vão uma vez por semana a cada escola para acompanhar a frequência dos alunos e, se for o caso, visitar as famílias.
Junto com o controle da evasão, vieram aulas de reforço, no contra-turno - dadas por professores dedicados à tarefa. As turmas têm aulas de reforço pelo menos uma vez por semana.

Opino:

O fato de o Município de São José do Campestre ter figurado entre os piores IDEBs da região Agreste do Rio Grande do Norte causou indignação em alguns membros da administração municipal. A indignação seria até aceitável se viesse acompanhada de pelo menos um projeto com o objetivo de aumentar o rendimento das escolas da rede municipal no IDEB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários que não contiverem ofensas e termos inadequados serão autorizados.