segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Novo piso nacional para professores é de R$ 1.451

Nesta segunda-feira, 27 de fevereiro, o Ministério da educação divulgou o novo valor do piso salarial nacional para os professores de educação básica.
O novo valor de R$ 1.451 representa um aumento de 22,22% em relação ao ano de 2011 e se refere ao valor mínimo que deve ser pago para professores com jornada semanal de trabalho de 40 horas.
Como houve atraso na divulgação do piso que deve ser divulgado até o mês de janeiro para ter vigência para todo o ano, o novo valor deve ser retroativo ao primeiro mês do ano.
Mesmo sendo uma Lei federal o piso nacional dos professores não é respeitado em muitos estados e municípios. Segundo o presidente da Confederação Nacional dos trabalhadores em educação, Roberto Franklin, "a Lei completa não é cumprida em praticamente nenhum lugar".
Além de determinar o valor mínimo que deve ser pago aos professores, a Lei também prevê que um terço da jornada de trabalho deve ser extraclasse - na preparação de aulas ou atendimento ao aluno.

O Blog: Num país onde educação não é prioridade a Lei do piso mais parece ponto facultativo: paga quem quiser. No final das contas o que vale mesmo é a palavra dos governadores e prefeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários que não contiverem ofensas e termos inadequados serão autorizados.