terça-feira, 12 de outubro de 2010

O dia da criança (por Joel dos Anjos)

O dia da criança é comemorado em diferentes países do mundo. Cada país escolhe a data de acordo com a história e o significado da comemoração.
Na Índia, o dia da criança é comemorado no dia 15 de novembro; em Portugal e Moçambique, 1º de junho; no Japão e na China, 5 de maio.
Muitos países, no entanto, comemoram no dia 20 de novembro, dia em que o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) oficializou a Declaração dos Direitos da Criança (20 de novembro de 1959). Nesse Documento se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo independente de raça, credo, cor ou sexo, como o direito à afeição, amor e compreensão, alimentação, saúde, educação gratuita e proteção contra todos os tipos de exploração.
No Brasil, uma lei federal proposta pelo deputado Galdino do Vale Filho, criou em 1924, o Dia da Criança, oficializado pelo presidente Arthur Bernardes através do decreto 4867, de 5 de novembro de 1924.
O dia 12 de outubro foi escolhido por ser também a data em que o navegador Cristóvão Colombo descobriu a América - chamada durante vários séculos de continente-criança, por ter surgido para os europeus apenas no século XV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários que não contiverem ofensas e termos inadequados serão autorizados.