domingo, 3 de janeiro de 2010

Quando o verde não simboliza a esperança ( por Joel dos Anjos )

Para você, o que simboliza o verde? A esperança? Não dá. Pelo menos para os profissionais de educação do município de São José do Campestre, o verde simboliza o medo e a incerteza. A exemplo do ano de 2008, os professores ficaram a ver navios, sem o salário do mês de dezembro e a inusitada promessa de receberem seus vencimentos só em janeiro de 2010. Se tivermos sorte o sindicato conseguirá parcelar tudinho em 10 vezes sem juros.
Vem de Gandhi a lição: "se queremos progredir não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova." Eu sei, todos esses avisos são inúteis. Não existe interesse em fazer uma história nova, mas maquiar a antiga; pintá-la talvez com as cores da frustração e da incerteza. A mesma frustração e incerteza de um ano atrás.
A nós professores resta-nos sonhar com o dia em que seremos respeitados. Vê que nem falamos do sonho de sermos valorizados. Eu disse sonho? Talvez seja mesmo um ofício esse de atirar sonhos ao vento. Deixemos que atirem pedras sobre os nossos sonhos. Esse é o ofício de que tem muito pouco ou quase nada a oferecer.
Mas além dos sonhos resta-nos também uma certeza. Uma amarga certeza. Talvez a mais cruel de todas as certezas: em se tratando de educação a esperança é a primeira a morrer. Que pena!

2 comentários:

  1. Sonhar é preciso, jamais devemos desistir, pois somos responsáveis pela formação de uma sociedade
    e precisamos cultivar em cada um de nossos alunos o sonho de uma sociedade melhor, mesmo que para isso tenhamos que lhes dizer o verdadeiro significado da esperança ou mesmo do verde, façamos cada um a sua parte para juntos construirmos uma sociedade melhor e justa, por isso eu te peço não desista!

    ResponderExcluir
  2. Concordo Plenamente! Uma das profissões Chave (Elegida pela ONU) Junto Com os policiais Militares e os Agentes de Saúde, continuam sendo desprezadas por aqueles que deveriam dar mais atenção a essas pessoas tão importantes para a Educação, Segurança e Saúde de Todos, resta a nós Sonhar... Sermos Utópicos, Mas nunca Desistir!

    ResponderExcluir

Todos os comentários que não contiverem ofensas e termos inadequados serão autorizados.