sexta-feira, 20 de maio de 2011

Aprender com Amanda (por Joel dos Anjos)

O discurso da professora Amanda Gurgel de Freitas durante audiência pública realizada na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte não me apaixonou pelas verdades reveladas, mas pela liberdade que a meu ver deve ser o primeiro requisito de um profissional em educação. Foi um discurso de quem não está preso a nenhum sistema nem a nenhum líder político. Um discurso de quem não recebeu "cantilenas da solidariedade" para mascarar a verdade ou fingir-se satisfeito diante de uma realidade adversa.
Muitos aplaudiram o sóbrio discurso da professora Amanda Gurgel, mas quantos teriam liberdade para proferí-lo? Eu sonho com uma educação feita por "Amandas", por professores que não tenham amarras, mas sonhos; que não tenham líderes, mas que se façam líderes de uma luta transformadora capaz de mudar os rumos e o destino da educação.
A educação é usada para libertar ou para alienar. Ouvi atentamente o discurso da professora Amanda Gurgel e fiquei a imaginar os professores que passaram pela sua vida. Conclui, sem esforço, que não poderiam ser professores acobardados. Não consigo imaginar os professores que passaram pela vida de Amanda indagando sobre o nome do governador ou do prefeito antes de irem à luta por seus direitos.
O professor também ensina pelo exemplo. Que o discurso da professora Amanda Gurgel possa alertar as autoridades. Mas que fique o seu exemplo. Aprendamos com Amanda que a luta por uma educação de qualidade se faz em qualquer tempo e em qualquer governo. Aprendamos com Amanda a não cantar as "canções de ninar" oferecidas pelo governo para adormecer a nossa própria liberdade.

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