domingo, 7 de novembro de 2010

V Semana Cultural - sob o olhar da geografia - (por Joel dos Anjos)

A Escola Municipal Jardelina Freire do Nascimento estará promovendo no período de 15 a 20 de novembro a V Semana Cultural com o tema "Construir a cidadania: nosso maior desafio". A idéia é trazer para a discussão temas relevantes como desmatamento, poluição e desigualdade social. Na verdade é um chamamento para a ação. Como tem sido o nosso comportamento diante de fatos que comprometem a vida no planeta? Qual tem sido a nossa atitude diante da miséria e da exclusão social? Temos sido apenas espectadores ou temos buscado soluções? Qual tem sido o papel da escola?
A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel no chão, apagar as lâmpadas em ambientes vazios, separar o lixo para reciclagem, dizer obrigado, bom dia, por favor... até o enfrentamento de graves problemas como o abandono e a exclusão social.
As instituições de ensino devem divulgar e trabalhar a cidadania objetivando o bem estar e o desenvolvimento da sociedade.
É nesse contexto que a geografia se insere, por se tratar de uma disciplina voltada para a reflexão de ideologias políticas, econômicas e sociais e que se caracteriza por buscar desenvolver no aluno a capacidade de identificar e refletir sobre diferentes aspectos da realidade, considerando que esta realidade não é imutável nem estática, e que ele próprio não é um mero observador, mas um agente ativo capaz de transformá-la.