Embora a palavra educação remeta à maioria das pessoas ao
universo escolar, ela se constitui num termo muito mais abrangente que envolve
outros espaços sociais, como a casa, condomínio, templo religioso, clube ou
academia, inclusive locais informais de interação entre os indivíduos, a
exemplo de associação de moradores e organizações não governamentais. Àquela
primeira noção de educação dá-se o nome de formal, pois é estabelecida em
ambientes normatizados com regras e padrões comportamentais pré-definidos. No
entanto, a educação, cuja data comemora-se neste domingo (28), é bem mais
dinâmica e extrapola as quatro paredes da sala de aula, estando presente em
todos os lugares da dinâmica social.
Expressão da cultura de um povo, o processo educativo também
é entendido como ato político (intencional ou não), quando se propõe a
reproduzir ou transformar os padrões de uma sociedade. É um conceito complexo,
o qual muitos estudiosos já o utilizam no plural em função da sua abrangência e
multiplicidade, entendendo "várias educações" dentro da educação
propiamente dita. Essa concepção é confirmada pelo professor e antropólogo,
Carlos Rodrigues Brandão, ao afirmar que “não há uma forma única nem um único
modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem
seja o melhor; o ensino escolar não é sua única prática e o professor
profissional não é seu único praticante”.
Enquanto a finalidade principal da educação escolar é o
ensino-aprendizagem de conteúdos sistematizados, a não formal pretende
capacitar o indivíduo a ser cidadão do mundo, por meio de sua formação
política. Embora não ocorra necessariamente na escola, este tipo de educação
possui intencionalidade, planejamento e metodologia. Já a educação informal
visa socializar e desenvolver hábitos de maneira espontânea.
Para a professora do Departamento de Educação da
Universidade Federal Rural de Pernambuco, Bruna Tarcília, um dos maiores
desafios da educação contemporânea é como construir uma escola formal
considerando os aprendizados informais e não formais. A fundadora da Casa de
Passagem - Ana Vasconcelos, ONG que trabalha com crianças e adolescentes em
situação de risco social, Cristina Mendonça, corrobora com a professora.
"As escolas devem compreender que o aluno é um ser humano integral e precisa
desenvolver tanto as habilidades cognitivas quanto as emocionais, artísticas,
esportivas, entre outras, a fim de abranger todo o seu potencial".
Assista ao vídeo sobre os principais tipos de educação:
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Fonte: Portal NE10
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