sábado, 5 de maio de 2012

Começa julgamento dos acusados pelos atentados de 11 de setembro

O autoproclamado cérebro dos atentados de 11 de setembro de 2001, Khaled Sheikh Mohamed e mais quatro acusados do mesmo crime começaram a comparecer a um tribunal militar na base de Guantánamo, na Ilha de Cuba.
Nove anos após sua detenção no Paquistão, dos quais três em prisão secreta, Mohamed e seus quatro supostos cúmplices são acusados de "serem responsáveis pela preparação e execução dos atentados de 11 de setembro em Nova York, Washington e Shanksville (Pensilvânia) que mataram 2 976 pessoas", segundo o departamento de Defesa americano.
A etapa decisiva começa mais de dez anos depois dos mortíferos atentados e coincide com o primeiro aniversário de morte de quem reivindicou sua autoria intelectual, Osama Bin Laden.
Mohamed enfrenta pena de morte ao lado de seus comparsas, o iemenita Ramzi Bin al-Chaiba, o paquistanês Ali Abd al-Aziz Ali, conhecido como Mohamed al-Baluche, e os sauditas Wallid Bin Attach e Mustafá al-Husaui.
Segundo alguns observadores, o julgamento poderá se prolongar por anos, a menos que KSM se declare culpado para ser rapidamente condenado à morte e se converter em um mártir aos olhos da organização Al-qaeda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários que não contiverem ofensas e termos inadequados serão autorizados.