Nossa galáxia, a Via Láctea, está em rota de colisão com sua vizinha mais próxima, Andrômeda, e o choque está previsto para ocorrer em 4 bilhões de anos, foi o que anunciou ontem, quinta-feira, a Agência Espacial Americana (Nasa).
Os astrônomos levaram anos teorizando sobre uma possível colisão entre as duas enormes galáxias, embora não se saiba a gravidade do impacto, com previsões que variavam de três a seis milhões de anos.
Mas depois de anos de "observações extraordinariamente precisas" do telescópio Hubble, da Nasa, que acompanhou a movimentação de Andrômeda, "se dissipa toda dúvida de que ela está destinada a colidir e se fundir com a Via Láctea", reportou a Nasa em um comunicado. "Levará milhões de anos antes que ocorra o impacto", destacou. A imagem acima mostra como ocorreria o impacto entre as duas galáxias.
Os cientistas sabiam que Andrômeda, também conhecida como M31, se move em direção à Via Láctea a uma velocidade de 402 mil km por hora, rápido o suficiente para viajar da Terra à Lua em uma hora.
Mas a natureza da colisão e sua trajetória foram um mistério para os cientistas durante mais de cem anos, até que foram analisados os últimos resultados da Hubble.
_______________
Fonte: Portal Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários que não contiverem ofensas e termos inadequados serão autorizados.