Hoje, primeiro de abril, é comemorado o dia da mentira. Existem várias histórias explicando a origem do dia da mentira, a mais famosa delas diz que tudo começou na França, no começo do século XVI.
Vamos a ela:
Antigamente o Ano Novo era comemorado no dia 25 de março. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1ºde abril. Com a adoção do calendário gregoriano, o rei da França determinou que o Ano Novo fosse comemorado no dia 1º de janeiro. Porém algumas pessoas mais tradicionais e conservadoras não gostaram da mudança no calendário e continuaram comemorando o Ano Novo na data antiga. Isso virou motivo de chacota e gozação por parte das pessoas que concordaram com a adoção da nova data, e passaram a fazer brincadeiras com os radicais enviando-lhes presentes estranhos e convites de festas que não existiam. Tais brincadeiras causaram dúvidas sobre a veracidade da data, confundindo as pessoas, daí o surgimento do dia 1º de abril como o dia da mentira.
Aproximadamente duzentos anos mais tarde essas brincadeiras se espalharam por toda a Inglaterra e depois por todo o mundo, ficando mais conhecida como o dia da mentira, embora em outros países a data seja comemorada com outros nomes. Na França seu nome é "Poisson d'avril" e na Itália esse dia é conhecido como "Pesce d'aprile", ambos significando peixe de abril.
No Brasil, a história do dia da mentira começou em Pernambuco. Um jornal publicou no dia 1º de abril de 1848 a notícia do falecimento de Dom Pedro, fato esse que foi desmentido no dia seguinte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários que não contiverem ofensas e termos inadequados serão autorizados.