"Um país se faz com homens e livros" (Monteiro Lobato)
O dia 18 de abril foi instituído como o Dia Nacional do Livro Infantil em homenagem à Monteiro Lobato, um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira.
Dentre as principais criações de Monteiro Lobato estão D. Benta; Emília, a boneca falante; Tia Anastácia, a cozinheira que fazia deliciosos bolinhos de chuva; Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho; Tio Barnabé, o caseiro que contaca "causos" às crianças e Rabicó, o porquinho cor-de-rosa. Todos esses personagens fazem parte da maior obra infanto-juvenil: O Sítio do PicaPau amarelo que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta.
Em sua obra, Monteiro Lobato conseguiu resgatar a imagem do homem da roça apresentando personagens como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré fêmea muito malvada e tantos outros.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade. Em 2002, foi criada a Lei 10402/02 que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários que não contiverem ofensas e termos inadequados serão autorizados.