Astrônomos japoneses descobriram uma nuvem molecular - formação no espaço compostas por gás e poeira na forma molecular e que dá origem às estrelas - com um formato em espiral que eles apelidaram de "rabo do porco".
A nuvem, localizada no centro da Via Láctea, possui um volume gigante de gás, centenas de milhares de vezes maiores que o Sol e distante 30 mil anos luz do nosso sistema solar.
Segundo Tomoharu Oka, professor do departamento de física da Universidade de Keio, em Tóquio, o fenômeno teria sido a partir da colisão de duas nuvens moleculares gigantes.
Oka explica que a colisão de nuvens é comum, mas foram raras as vezes que ela resultou em uma formação tão peculiar no espaço.
"O fenômeno é raro. Apenas duas outras formações helicoidais já foram vistas na galáxia," contou á BBC Brasil o professor Oka.
Os pesquisadores dizem acreditar que, por causa do choque, uma linha perpendicular em forma de tubo, com força magnética, foi formada entre as nuvens e depois "torcida e espremida para se tornar uma estrutura helicoidal durante o contato de fricção".
A pesquisa indicou que o gás molecular foi capturado pelo tubo magnético, formando assim a espiral.
A formação inusitada observada pelos cientistas no Observatório Astronômico Nacional do Japão pode um dia virar uma estrela.
________
Fonte: R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários que não contiverem ofensas e termos inadequados serão autorizados.