A casa onde José Bonifácio de Andrada e Silva - o patriarca da Independência do Brasil - passou os últimos anos de sua vida está à venda. Localizada na Ilha de Paquetá, na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, a residência com seis quartos - situada em uma chácara de 4 mil metros quadrados - pode ser adquirida por 1,2 milhão. O imóvel é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Os livros de história relatam que após ser afastado da tutoria de D. Pedro II e preso por supostamente liderar um complô para trazer D. Pedro I de volta ao Brasil, José Bonifácio foi levado em 1833 para a casa em Paquetá para cumprir pena em regime domiciliar. De lá, só saiu cinco anos depois para morar na cidade de Niterói, onde morreu.
Atualmente, a casa pertence à família Ajuz, de origem árabe, que a comprou na década de 1930 para passar as férias. Na época, a residência já era de um dono que não tinha ligações com José Bonifácio. Os sete herdeiros, outrora adolescentes que passavam verões na chácara, envelheceram e perderam o hábito de ir ao local.
________________
Fonte: último Segundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários que não contiverem ofensas e termos inadequados serão autorizados.