domingo, 9 de dezembro de 2012

Hoje na História

9 de dezembro é o 343º dia do ano no calendário gregoriano (344º em anos bissextos). Faltam 22 dias para acabar o ano.
  • 1839 - Maceió se torna capital da então Província de Alagoas;
  • 1898 - O coronel John Patterson consegue caçar o primeiro dos dois leões assassinos que mataram cerca de 140 pessoas na região de Tsavo, no Quênia;
  • 1953 - A lei estadual nº 985, cria o Município de Malta (Paraíba);
  • 1966 - Barbados e Emirados Árabes Unidos são admitidos como Estados-Membros da ONU;
  • 1977 - Morre a escritora Clarice Lispector;
  • 1987 - Eclode a Intifada: rebelião palestina nos territórios ocupados e no setor árabe de Jerusalém;
  • 2007 - Um terremoto de 4,9 graus na escala Richter atinge todos os 76 imóveis da comunidade rural de Caraíbas, em Itacarambi, Minas Gerais. Um dos imóveis desmoronou sobre uma criança de cinco anos, que morreu. Foi a primeira morte causada por um terremoto no Brasil.


No dia dia nove de dezembro de 1977 morreu, aos 57 anos de idade, Clarice Lispector, uma das maiores cronistas e escritoras da literatura brasileira. Clarice estava hospitalizada há mais de um mês para tratar de um câncer que atacou vários órgãos de seu corpo.
Ucraniana, Clarice se mudou para o Brasil ainda bebê. Viveu a maior parte da sua vida no Recife e dominou como poucos a nossa linguagem. Sua última obra, "A hora da estrela", foi lançado em outubro daquele ano quando já estava enferma. Ela veio de longe para recriar a literatura feminina - embora dificilmente feminista - no país.
Com seu estilo novo, de evidente deslumbramento pela pura sonoridade das palavras brasileiras, ela influenciou praticamente todas as escritoras que vieram depois. Sua narrativa, na qual entrelaçava harmonicamente conceitos metafísicos, seres e fatos do mais corriqueiro cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários que não contiverem ofensas e termos inadequados serão autorizados.