Clique na imagem para ampliar
O calor infernal registrado este ano no mundo continua batendo recordes. E dando indicações de que faz parte de um fenômeno maior, o das mudanças climáticas provocadas por nossas atividades industriais. Segundo o último relatório Estado do Clima da NOAA, agência do governo americano para atmosfera e oceanos, o mês passado foi o 5º novembro mais quente desde que as medições começaram em 1880. Também é o 333º mês consecutivo com média global de temperatura acima da média do século XX.
A figura acima mostra as médias de temperatura globais acumuladas de janeiro a novembro de 2012. O que está em azul ficou abaixo da média. O branco está perto da média. O vermelho está acima da média. As áreas com vermelho mais escuro bateram recorde histórico de calor.
Esses 333 meses seguidos de calor fora da média significam que alguém com 27 anos ou menos nunca conheceu o clima considerado normal na Terra. Tudo indica que esses tempos frescos não voltarão mais. Pelo menos nos próximos séculos. A tendência é de mais aquecimento, segundo previsões dos cientistas. Precisaremos mudar nossas noções de temperatura normal.
___________
Fonte: Blog do planeta
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários que não contiverem ofensas e termos inadequados serão autorizados.