Um vídeo registrado por um membro de uma ONG na cidade de Hebron, na Cisjordânia, está gerando uma forte polêmica na imprensa de Israel e entre entidades de defesa dos direitos humanos. Nas imagens, feitas na semana passada, dois soldados israelenses agridem um menino palestino de 9 anos, identificado com Abd a-Rahman Burqan. Ele corria pelas ruas da cidade quando foi seguro por um dos agentes que perguntou: "O que faz aqui causando problemas"? Logo depois, um segundo homem uniformizado chutou o garoto.
- Vivo na região. Escutei um menino gritar e vi um soldado dar um chute na barriga dele. Quando a polícia se foi, fui ao encontro dele. Ele estava tão assustado que havia urinado nas calças - contou Raed Abu Rimle, autor das filmagens e membro da ONG B'Tselem, ao diário israelense "Yedioth Ahronoth".
A Organização B'Tselem se dedica a documentar abusos contra a população palestina.
A cidade de Hebron é ocupada por milhares de colonos judeus e patrulhada pelo Exército israelense constantemente. A B'Tselem e outra organizações de direitos humanos locais denunciam diariamente abusos cometidos por militares israelenses ou colonos judeus em territórios palestinos ocupados. A agressão ao menino chama a atenção por ter sido registrada em vídeo e por se tratar de uma criança, e não pela gravidade do caso, segundo analistas.
Assista ao vídeo:
_____________
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários que não contiverem ofensas e termos inadequados serão autorizados.