O "Dia Mundial da Água" foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992. Esta data é destinada à reflexão, à análise e à discussão sobre os diversos temas relacionados à água, como a escassez, o desperdício e a poluição.
Definido anual e mundialmente Pela Organização das Nações Unidas, o tema para 2012 "Água e Segurança Alimentar", visa intensificar as discussões em torno do uso racional da água, uma questão que está intimamente ligada à garantia da segurança alimentar.
Segundo dados divulgados pela UNESCO durante o Fórum Mundial da Água, realizado na França na segunda semana de março, já falta água em muitas regiões do mundo - o Oriente Médio é um dos casos mais complicados - e a agricultura vai precisar de pelo menos 19% mais água para poder alimentar os 7 bilhões de habitantes do planeta.
A América Latina, apesar de possuir grande parte da água potável do mundo, também enfrenta problemas, como a incapacidade de lidar com questões de abastecimento e gestão de água. Países como o Brasil e México, por exemplo, tiveram progresso na gestão de água. No entanto, um estudo realizado pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nos coloca frente a um problema bastante preocupante: metade dos municípios brasileiros não tem rede de esgoto.
A água é um recurso natural indispensável á vida. Todos os seres vivos -homens, animais e plantas - compartilham da mesma necessidade. Por isso a água é um tema para ser pensado todos os dias, cultivando uma "responsabilidade universal" para com o planeta.
Uma das formas de cultivar essa responsabilidade é transformar em hábitos atitudes como fechar a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba; não usar a mangueira para "varrer" a calçada; aproveitar a água que usou pata ensaboar a roupa para lavar o quintal ou a calçada; usar sempre o balde ou o regador para regar as plantas. Tudo isso para que o planeta Terra possa continuar sendo palco da vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários que não contiverem ofensas e termos inadequados serão autorizados.