Em inspeção realizada na segunda-feira, 05 de março, no Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Paulo do Potengi, Rio Grande do Norte, O juiz daquela Comarca Peterson Fernandes Braga, constatou que o único agente penitenciário que estava responsável pela guarda de 33 detentos tem como arma uma baladeira (estilingue) usada no interior para abater passarinhos.
"Foi durante uma inspeção mensal que temos de fazer obrigatoriamente por orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nas outras inspeções que fui sempre tinha um agente armado. Dessa vez percebi essa particularidade. Ele me falou que não tinha armamento, que a única coisa que tinha era aquilo", disse o magistrado.
São Paulo do Potengi é uma cidade de ceca de 15 mil habitantes, mas o CDP recebe presos de outras quatro cidades da região." São somente duas celas para 33 presos. No final do ano passado fugiu seis detentos, que serraram as grades. É completamente vulnerável. Costumo dizer que eles não fogem porque não querem".
Cinco vigias trabalham em turnos de 24 horas na unidade, mas apenas um estava de plantão no dia em que houve a visita. O juiz afirmou que estão confinados na mesma cela presos condenados e outros ainda em espera de julgamento, o que é irregular.
_________________________________
Fonte: Terra, G1 e Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários que não contiverem ofensas e termos inadequados serão autorizados.