domingo, 28 de abril de 2013

Triplo homicídio em Manaus


Um triplo homicídio ocorreu na manhã deste domingo (28) no bairro Alvorada I, Avenida E, Zona Centro Oeste de Manaus. Juliana Silva Moura, 28, sua filha de seis anos e uma colega dela de oito foram brutalmente atacadas e mortas  à golpe de facas.
Além delas, o companheiro da vítima, Sebastião de Souza Almeida, 62, levou 36 facadas e se encontra no Hospital 28 de Agosto em estado estável, segundo informações da assessoria da Susam. Ele não necessitou passar por cirurgia.
O caso foi registrado no 10º Distrito Integrado de Polícia (DIP), e os policiais trabalham com a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte). Dois celulares e um relógio foram roubados da casa, que estava com a sala toda revirada.
De acordo com informações da polícia, Sebastião e a sua companheira beberam durante toda a madrugada em um bar próximo a sua residência. Juliana voltou mais cedo e Sebastião retornou aproximadamente às 6h da manhã, quando foi abordado por dois homens que entraram com ele na casa.
Eles atacaram as duas crianças, Juliana e depois tentaram matar Sebastião. Após a ação, muito ferido, Sebastião procurou ajuda de vizinhos, que chamaram a polícia.
Segundo informações de vizinhos, Juliana estava recebendo ameaças do ex-marido, cujo nome ainda não foi revelado, que estava inconformado com o fim do relacionamento.

Assista ao vídeo com a reportagem:

Norte-riograndense agredido por neonazistas no Rio de Janeiro teme novas agressões


O norte-riograndense* de 33 anos agredido por um grupo neonazista, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, na sábado (27), diz que está com medo de sofrer novas agressões e teme virar alvo fácil nas mãos dos amigos de um dos integrantes do grupo, preso pouco depois das agressões. Ele acha que os amigos de Thiago Borges Pita vão querer vingá-lo e ele teme morrer.
 “Estou com medo de sair às ruas. Fui agredido (no sábado), do nada, quando estava olhando uma banca de jornais, na Praça Arariboia, em Niterói. Não percebi a aproximação deles, que gritaram ‘nordestino de merda’, me deram um soco e fizeram uma saudação nazista. Isso, às 10h, na frente de todo mundo, quando havia uma umas oito pessoas na banca. Se fosse à noite, eles poderiam ter me sequestrado, torturado e matado. Só não foram adiante porque as pessoas começaram a gritar, chamando atenção dos guardas municipais, que fecharam o carro deles para que eles não fugissem. Foi tudo muito rápido”, relembrou a vítima.
Ele conta que, por causa do alarme das pessoas, levou apenas um soco, que acabou quebrando os óculos escuros que usava, mas que não chegou a se ferir. A vítima conta que foi reconhecido por Thiago, que, como ele, é morador de São Gonçalo, também Região Metropolitana do Rio.
“Eles estão presos, mas nem por isso estou mais tranquilo. O grupo é grande, tem mais gente em São Gonçalo, em Niterói e no Rio. Deve ter mais uns 18 deles em São Gonçalo e agem há muito tempo. Há uns três anos uma menina foi agredida na Praça Zé Garoto. E em 2010, eles espancaram até a morte o adolescente de 14 anos (Alexandre Thomé Ivo Rajão). Alguns foram presos, mas outros continuam aí agredindo as pessoas”, afirmou o jovem nascido em Natal, no Rio Grande do Norte.
Eles me deram um soco e fizeram a saudação nazista. Isso, às 10h, na frente de todo mundo"
Vítima
Para sua proteção, a vítima diz que vai mudar seus hábitos. Admirador de jazz, ska e outros tipos de música negra e frequentador de bares que tocam essas músicas na Lapa, no Centro do Rio, ele diz que vai buscar novos lugares para se divertir.
“Esses neonazistas são pessoas de classe média, que frequentam bons lugares. Agora, não vou andar mais sozinho e vou frequentar lugares mais populares, mais povão. Vou deixar de frequentar a Lapa, onde sempre tem alguns deles rondando e vou ficar de pé atrás. Não quero arriscar minha segurança, minha vida. Eles são perigosos e podem matar”, disse o agredido.
No sábado (27), segundo um guarda municipal, após impedirem que o rapaz continuasse a ser agredido, testemunhas acusaram o grupo neonazista detido de outras agressões em Niterói.
______
* Grifo nosso (o nordestino em texto original)
______
Fonte: Portal G1

E na manhã de domingo...

"Que me deixem passar - eis o que peço
diante da porta ou diante do caminho.
E que ninguém me siga na passagem.
Não tenho companheiros de viagem
nem quero que ninguém fique ao meu lado.
Para passar, exijo estar sozinho,
somente de mim mesmo acompanhado.
Mas caso me proíbam de passar
por ser eu diferente ou indesejado
mesmo assim passarei.
Inventarei a porta e o caminho."
E passarei sozinho.
_______
A passagem - Ledo Ivo

Dia da educação: a onipresença do processo educativo


Embora a palavra educação remeta à maioria das pessoas ao universo escolar, ela se constitui num termo muito mais abrangente que envolve outros espaços sociais, como a casa, condomínio, templo religioso, clube ou academia, inclusive locais informais de interação entre os indivíduos, a exemplo de associação de moradores e organizações não governamentais. Àquela primeira noção de educação dá-se o nome de formal, pois é estabelecida em ambientes normatizados com regras e padrões comportamentais pré-definidos. No entanto, a educação, cuja data comemora-se neste domingo (28), é bem mais dinâmica e extrapola as quatro paredes da sala de aula, estando presente em todos os lugares da dinâmica social.
Expressão da cultura de um povo, o processo educativo também é entendido como ato político (intencional ou não), quando se propõe a reproduzir ou transformar os padrões de uma sociedade. É um conceito complexo, o qual muitos estudiosos já o utilizam no plural em função da sua abrangência e multiplicidade, entendendo "várias educações" dentro da educação propiamente dita. Essa concepção é confirmada pelo professor e antropólogo, Carlos Rodrigues Brandão, ao afirmar que “não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar não é sua única prática e o professor profissional não é seu único praticante”.
Enquanto a finalidade principal da educação escolar é o ensino-aprendizagem de conteúdos sistematizados, a não formal pretende capacitar o indivíduo a ser cidadão do mundo, por meio de sua formação política. Embora não ocorra necessariamente na escola, este tipo de educação possui intencionalidade, planejamento e metodologia. Já a educação informal visa socializar e desenvolver hábitos de maneira espontânea.              
Para a professora do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Bruna Tarcília, um dos maiores desafios da educação contemporânea é como construir uma escola formal considerando os aprendizados informais e não formais. A fundadora da Casa de Passagem - Ana Vasconcelos, ONG que trabalha com crianças e adolescentes em situação de risco social, Cristina Mendonça, corrobora com a professora. "As escolas devem compreender que o aluno é um ser humano integral e precisa desenvolver tanto as habilidades cognitivas quanto as emocionais, artísticas, esportivas, entre outras, a fim de abranger todo o seu potencial". 

Assista ao vídeo sobre os principais tipos de educação:


_____
Fonte: Portal NE10

Caatinga: um bioma exclusivamente brasileiro

Um decreto presidencial de 20 de agosto de 2003 instituiu o dia 28 de abril como o Dia Nacional da Caatinga. A data é uma homenagem ao primeiro ecólogo do Nordeste brasileiro e pioneiro em estudos da caatinga, o professor João Vasconcelos Sobrinho.
A caatinga é o único sistema ambiental exclusivamente brasileiro. Possui extensão territorial de 734.478 de quilômetros quadrados, correspondendo a cerca de 10% do território nacional, está presente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e norte de Minas Gerais.
Segundo estudo, a caatinga é o terceiro ecossistema brasileiro mais degradado, atrás apenas da Mata Atlântica e do cerrado. 50% de sua área foram alterados pela ação humana, sendo que 18% de forma considerada grave por especialistas. A desertificação, encontrada principalmente em áreas onde antes se desenvolvia o plantio de algodão, apresenta-se bastante avançada.
Cerca de 327 espécies animais são endêmicas (exclusivas) da Caatinga. São típicos da área 13 espécies de mamíferos, 23 de lagartos, 20 de peixes e 15 de aves. Entre as plantas há 323 espécies endêmicas.
No idioma tupi, Caatinga quer dizer Mata Branca, referência à vegetação sem folhas que predomina durante a época de seca.







Assista a reportagem produzida pela TV Educativa de Alagoas sobre esse importante Bioma exclusivamente brasileiro:

Bola é condenado a 22 anos de prisão


Após seis dias consecutivos de julgamento e de várias medidas protelatórias da defesa, o ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, foi condenado a 22 anos pelo assassinato da jovem Eliza Samudio, então com 25 anos de idade, em junho de 2010. Dezenove em regime fechado e três em aberto, além de 360 dias/multa. E não poderá recorrer em liberdade. Segundo o Ministério Público (MP), o goleiro Bruno Fernandes planejou e pagou pela morte de Eliza porque não queria reconhecer a paternidade de Bruninho, fruto do seu relacionamento com a vítima. Bola teria recebido R$ 70 mil pelo crime.
O corpo de jurados, formado por quatro homens de três mulheres, considerou Bola culpado pelos crimes de homicídio duplamente qualificado – meio cruel sem possibilidade de defesa – e ocultação de cadáver. Bruno e Luiz Henrique Romão, o Macarrão, já foram condenados a 22 anos e três meses e 15 anos de cadeia, respectivamente, em novembro de 2012 e janeiro deste ano.
Na sua sentença, a juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues destacou que o condenado privou a família de Eliza Samudio de um sepultamento digno ao praticar um crime perfeito de ocultação. Afirmou que Bola teve total desprezo à vida humana, possui personalidade desviada, além de ser uma pessoa agressiva e impiedosa. Ainda de acordo com a sentença, o ex-policial executou uma barbárie planejada, com requintes de crueldade.
— A sociedade ficou perplexa por envolver um conhecido goleiro à época — destacou a magistrada.
O promotor Henry Wagner Vasconcelos de Castro disse que a Justiça foi feita. Já o advogado Ércio Quaresma afirmou que vai recorrer da decisão do tribunal do júri.
__________
Fonte: Portal G1

sábado, 27 de abril de 2013

Grupo neonazista que agrediu nordestino em Niterói será indiciado


Cinco homens de um grupo de sete jovens neonazistas detidos na manhã deste sábado (27), por agredir um nordestino em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, serão indiciados por uma série de crimes que, somados, são inafiançáveis, segundo a delegada adjunta da 77ª DP (Icaraí), Helen Sardenberg, onde o caso foi registrado.
Entre os crimes estão intolerância de cor, raça, etnia, religião e origem; e fabricação, comercialização ou veiculação de símbolos, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou a gamada para fins de divulgação do nazismo.
No carro onde o grupo estava foi encontrado farto material, como panfletos, de propaganda nazista. Entre os sete detidos está uma jovem, que seria apenas namorada de um dos integrantes do grupo e foi liberada, e um menor de idade, apreendido.

Lesão corporal e formação de quadrilha

De acordo com a delegada, os presos Thiago Borges Pita, 28 anos, Carlos Luiz Bastos Neto, de 33, Caio Souza Prado, 23, Davi Ribeiro Morais, 39, e Philipe Ferreira Ferro Lima, 21, também vão responder lesão corporal, formação de quadrilha e corrupção de menores. Segundo a delegada, a junção de todos os crimes os torna inafiançáveis.
O grupo neonazista foi preso por guardas municipais, que foram chamados por pedestres quando viram o grupo indo em direção à vítima com facas e um taco de beisebol.
O crime ocorreu na Praça Araribóia, nas proximidades da estação das barcas, uma das regiões mais movimentadas do município fluminense. Uma multidão se formou em volta dos jovens para impedir que a agressão continuasse.
A delegada que registrou o caso, informou que os jovens vestiam camisas com inscrições de um grupo neonazista e tinham tatuagens com o símbolo da suástica. A vítima, que é do Rio Grande do Norte, segundo o registro policial, esteve na delegacia aparentemente sem lesões graves, segundo policiais.
"Só não espancaram a vítima por que era de dia. A população agiu rapidamente chamando a guarda municipal", disse a delegada.
________
Fonte: Portal G1

Para refletir...

Um rei foi a seu jardim e encontrou árvores, arbustos e flores definhando e morrendo.
O carvalho disse que estava morrendo porque não podia ser tão alto quanto o pinheiro.
Voltando-se para o pinheiro, descobriu que estava murchando
porque era incapaz de dar uvas como a parreira.
E a parreira estava morrendo porque não podia desabrochar como a roseira.
Então ele encontrou uma planta, o amor perfeito, florida e viçosa como nunca. 
Indagando, recebeu essa resposta:
"Assumi que quando você me plantou, você queria um amor perfeito.
Se quisesse um carvalho, uma parreira ou uma roseira você as teria plantado.
Então pensei: "Como não posso ser outro além de mim mesmo, 
tentarei sê-lo da melhor maneira possível".
Você está aqui porque esta existência necessita de você tal como você é! 
Senão outra pessoa estaria aqui.
Você está preenchendo algo muito especial, muito fundamental, como você é.
Ele o criou.
Veja o respeito que o Universo tem por você.
Você foi escolhido.
Você está aqui para contribuir com a sua fragrância para a existência.
Simplesmente olhe para você mesmo.
Você só pode ser você mesmo... não há possibilidade de ser outra pessoa.
Você pode apreciar isso e florescer, ou condenar isso e definhar.
_____
Auto-Aceitação/ Osho - do livro: "Take Easy"

A seca na Nova Zelândia pode ser vista por satélite (por Alexandre Mansur)



 Não é só o Nordeste brasileiro que sofre com uma seca histórica. A comparação acima mostra como a Nova Zelândia secou por causa da estiagem mais intensa das últimas décadas. A imagem superior é de abril de 2013. A inferior, de abril de 2009. Ela mostra a porção principal da Ilha Norte do país. O recorte está indicado no mapa abaixo.


As imagens feitas por um satélite da Nasa revelam a mudanças na cobertura vegetal do país. A superfície na foto de 2013 (superior) é mais marrom do que a de 2009 (inferior). As áreas em verde claro, onde se vê mais alterações, são pastagens. As áreas que resistiram melhor à seca, em verde escuro, são florestas.
Segundo autoridades do país, é a pior seca dos últimos 70 anos. Nas últimas semanas, a chuva começou a voltar.
_______
Fonte: Blog do Planeta

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Toffoli dá 72 horas para Câmara se manifestar sobre PEC que enfraquece Supremo


O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli concedeu nesta sexta-feira (26) prazo de 72 horas para a Câmara dos Deputados se manifestar sobre a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que submete decisões da Suprema Corte ao crivo do Congresso.
Toffoli é o relator do mandado de segurança que pede a suspensão da PEC, aprovada nesta semana pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara.
Pela proposta, o Congresso teria que aprovar as chamadas súmulas vinculantes do STF, mecanismo que determina que as decisões da Corte devam ser seguidas pelas demais instâncias, e a inconstitucionalidade de emendas à Constituição.
A proposta, duramente criticada pelos ministros do STF por considerarem que é uma interferência do Legislativo no Judiciário, é do deputado Nazareno Fontelles (PT-PI).
Na quinta-feira (25), o PSDB e o PPS entraram com pedido de liminar contrário à PEC argumentando que ela não poderia sequer estar tramitando no Congresso, por "ofender" o princípio da separação de poderes.
Antes de se decidir sobre a liminar, Toffoli concedeu o prazo para que as partes envolvidas se manifestem, incluindo a Mesa Diretora da Câmara e a Comissão de Constituição e Justiça da Casa.
O prazo de 72 horas começará a contar a partir do momento em que a Câmara receber o despacho de Toffoli, o que, segundo o departamento jurídico da Mesa Diretora da Casa ainda não ocorreu.
________
Fonte: Portal Nominuto

Homem é deportado da Arábia Saudita porque foi considerado "bonito demais" pelas autoridades


Semana passada, um homem dos Emirados Árabes Unidos foi deportado pelas autoridades da vizinha Arábia Saudita. A justificativa dada para impedir a entrada do homem em terras sauditas é que ele seria "bonito demais e por isso representaria risco para as mulheres sauditas". Eles estavam em um festival cultural em Riad, capital da Arábia Saudita.
O blog Asian Town descobriu a identidade do rapaz: ele atende por Omar Borkan al-Gala e em seu Facebook se define como ator, fotógrafo de moda e poeta. Segundo as autoridades religiosas sauditas, al-Gala "poderia monopolizar a atenção das mulheres presentes ao evento".
___________
Fonte: Portal Correio da Paraíba

Tapa na cara



Ontem, alguns jogadores de futebol se reuniram no estádio do Morumbi para comemorar a liberação por parte do governo do que ele chama de auxílio – uma “bagatela” de R$ 100 mil reais para cada atleta campeão das Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970.
Esse “auxílio”, previsto na Lei Geral da Copa, sancionada em junho de 2012 pela presidente Dilma Rousseff, contempla 51 jogadores ou os seus sucessores legais, como filhos e cônjuges. O “auxílio” será pago em parcela única.
 Além do auxílio, os ex-atletas poderão requerer uma aposentadoria vitalícia no valor de R$ 4.100 reais mensais que é o teto da previdência.
O presidente da Associação dos Campeões Mundiais, Marcelo Neves, disse que esse valor é para reparar um erro, não é um prêmio, já que a profissão de jogador não era regulamentada e eles eram impedidos de contribuir com a previdência.
Já o ministro do esporte, Aldo Rebelo (PC do B) soltou essa: “Acho (ainda bem que ele acha, não tem certeza) que isso é um gesto para a dignidade do país. Quando você vê o campeão abandonado, em situação difícil, isso afeta a dignidade da nossa pátria, do nosso povo.”

Opino:

E quem paga a previdência, senhor Marcelo Neves, e tem parte do seu salário confiscado pelo criminoso fator previdenciário? Realmente, R$ 100 mil reais não é um prêmio, é um tapa na cara de todo trabalhador brasileiro.
Será que o ministro Aldo Rebelo não sente nada quando vê um profissional da educação abandonado depois de contribuir por mais de 30 anos com a previdência? Não sente nada senhor ministro? Isso não fere a dignidade do país?
De minha parte, o governo não receberá nem um aplauso, porque penso (não acho) que a dignidade do país foi ferida. 

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Estiagem na região do semiárido é a pior dos últimos 50 anos


Mesmo com a súplica do sertanejo por chuva, a estiagem na região do Semiárido não dá trégua. É a pior registrada nos últimos 50 anos. De acordo com o governo federal, 1.415 municípios sofrem com a, que afeta a vida de quase 22 milhões de brasileiros. A falta de chuva atinge mais de 90% dos municípios do Semiárido e ultrapassou a extensão das 1.135 cidades que o compõem.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil já decretou situação de emergência e estado de calamidade pública em 1.046 municípios. A área mais atingida pela seca, o Semiárido brasileiro, estende-se por oito estados da Região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), além do norte de Minas Gerais, totalizando uma extensão territorial de mais de 980 quilômetros quadrados.
O agricultor José Alírio de Macedo, de 61 anos, morador da zona rural de Petrolina (PE) conta que até o momento choveu apenas 28 milímetros (mm) na região onde vive. O período chuvoso no município, que tem início em dezembro e pode se estender até maio, tem em média 530 mm. Apesar da estiagem atual, o agricultor cultiva feijão, milho e sorgo para alimentar seu pequeno rebanho.
“A situação já é feia. Se Deus não tiver compaixão, ninguém vai ficar com nada. E o período mais crítico ainda não começou, que é de agosto para a frente. Ano passado não plantei nada por causa da seca. Nunca vi dois anos diretos sem chuva, como já está acontecendo”.
Com os frequentes problemas causados pela seca, Macedo passou 14 anos trabalhando em São Paulo. Os seis filhos resistiram e ficaram na cidade, mas o agricultor e a mulher voltaram para o sertão. “O cidadão fica velho e quer estar perto das suas origens”.
A gravidade da situação levou o governo federal a investir R$ 32 bilhões nas chamadas obras estruturantes, que garantem o abastecimento de água de forma definitiva, como barragens, canais, adutoras e estações elevatórias. Além disso, anunciou no início deste mês mais R$ 9 bilhões em ações de enfrentamento à estiagem.
A previsão é que cada município atingido pela seca receba uma retroescavadeira, uma motoniveladora, dois caminhões (um caçamba e um pipa) e uma pá carregadeira. O governo também vai distribuir 340 mil toneladas de milho até o fim do mês de maio para serem vendidas aos produtores a preço subsidiado.
Para o coordenador-geral da organização não governamental Caatinga, Giovanne Xenofonte, a realidade do Semiárido é atenuada com os programas de transferência de renda do governo federal, como o Bolsa Família e o Garantia Safra.
“É tanto que, mesmo sendo a maior seca dos últimos 50 anos, a gente não está vendo o que tradicionalmente ocorria nas secas passadas: saques e invasões das famílias na região. Então, esse é o panorama. Se por um lado a gente tem um ambiente muito mais vulnerável, por outro a gente tem algumas ações governamentais que amenizam a situação”.
O coordenador cita a crise da economia local como uma das consequências da estiagem prolongada. Além da alta nos preços dos alimentos na região devido a queda na produção, os animais que sobrevivem à estiagem perderam seu valor de mercado e podem ser vendidos por até metade do preço.
“As famílias agricultoras estão descapitalizadas, elas perderam sua poupança (o rebanho). Elas tiveram que vender (esses animais) por causa da seca e (cobraram) um preço bem abaixo do que normalmente é comercializado”.
Segundo Xenofonte, isso tudo tem um impacto forte no comércio, porque estamos numa região eminentemente agrícola. “E quando tem uma seca dessa, que afeta as famílias agricultoras, todo comércio sente. A gente nota uma paralisação, uma desaceleração na economia. O que tem mantido de fato são as rendas dos programas governamentais”, argumenta.
O engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Semiárido, Pedro Gama, destaca que a seca é um fenômeno recorrente e cíclico da região do Semiárido, mas que o país ainda não está suficientemente preparado para enfrentar. “A seca, como esse fenômeno de estiagem que é recorrente, é muito comum . A população sabe (disso), (faz parte do semiárido).
“Mas isso que estamos vivendo, essa estiagem prolongada, é uma crise climática e ocorre a cada 40, 50 anos. Houveram avanços, mas ainda é pouco. Precisa de muito investimento em pesquisas, políticas públicas para que estejamos preparados para enfrentar crise desse tipo”.
Gama também ressalta que as políticas de transferências de renda do governo federal amenizam os efeitos da seca, mas não impedem de desencadear outros três impactos: social, de produção e climático.
“O que ocorre com a seca é que ela sempre leva a uma crise de produção. Ou seja, não se produzem alimentos (suficientes) para a população e para os animais. A outra (crise) é o problema da segurança alimentar, que se chama abastecimento de água. Esgotam-se os mananciais e (isso) passa a ser um grande limitante, não só de produção, como para a população”.
Segundo Gama, há também a crise social, que aparecia fortemente nas secas anteriores e provocava os fenômenos migratórios. Ele lembrou que hoje não se vê isso, porque de alguma forma, os programas de subvenção social atuam como um amortecedor dos impactos sociais. “De certa forma, eles protegem essa população pobre dos impactos de uma seca desse tipo”.
Para o pesquisador o aumento do valor dos alimentos, com o agravamento da seca, gera uma segunda etapa na “crise climática” com a corrosão do apoio social das políticas de transferência. “Esse impacto todo pode ser atenuado pela área irrigada, não há crise próxima de uma fonte de água. Onde existe um dinamismo levado por essa cultura irrigada, muda totalmente no entorno”, diz.
_______
Fonte: Agência Brasil

Estudante que foi apontado como suspeito de atentado é achado morto


O corpo de um jovem que foi encontrado no início desta semana no rio Providence, no estado de Rhode Island (EUA), foi confirmado como sendo o de um aluno da Universidade de Brown. O jovem havia sido citado injustamente como possível suspeito pelo atentado na Maratona de Boston.
Segundo a emissora de TV NBC, Sunil Tripathi, de 22 anos, tinha sido visto pela última vez no dia 16 de março.
Seu nome apareceu recentemente nas redes sociais como possível suspeito pelos atentados na maratona, que deixaram três pessoas mortas e dezenas de feridas.
"Existe alguma dúvida de que o suspeito nº 2 é Sunil Tripathi?" escreveu o usuário do Twitter chamado "HonestyInGov".
Apontado como suspeito por jornal, jovem tem medo de sair de casa
Inicialmente, o caso de Tripathi tinha sido relatado como desaparecimento. No entanto, depois dos atentados no dia 15 de abril, alguns usuários no Twitter, Facebook e Reddit relacionaram a imagem de Tripathi com a de um dos suspeitos das explosões em Boston.
Falsamente, os usuários do Twitter, Facebook e Reddit compararam Tripathi como sendo um dos suspeitos do atentado que apareciam em imagens divulgadas pelo FBI. Algumas pessoas acharam que ele havia sumido, pois tinha participado dos ataques.
Posteriormente, no entanto, a polícia identificou os suspeitos como sendo os irmãos Dzhokhar e Tamerlan Tsarnaev.
_______
Fonte: Portal G1

Polícia sueca encontra drogas no carro de Justin Bieber


A polícia sueca anunciou nesta quinta-feira ter apreendido uma "pequena quantidade" de drogas no carro do cantor canadense Justin Bieber, enquanto o astro se apresentava em Estocolmo.
"Fizemos uma busca no carro de Justin Bieber e encontramos uma pequena quantidade de droga", indicou à AFP um porta-voz da polícia de Estocolmo, Lars Byström.
A apreensão foi realizada na quarta-feira por volta das 20h (15h no horário de Brasília) no estacionamento do Globen, onde o ídolo teen se apresentou.
Os policiais encarregados da segurança nas proximidades do Grand Hotel, onde o cantor canadense esteve hospedado, sentiram um forte odor de maconha perto de seu carro antes de sair para o local do show.
Os policiais entraram em contato com o esquadrão antidrogas que interveio, explicou Byström. "Nós não temos nenhum suspeito", disse. A droga apreendida está sendo analisada. Uma arma de choque também foi apreendida durante a busca.
Depois de se apresentar em Oslo e Copenhague, Justin Bieber esteve de segunda a quarta-feira em Estocolmo, antes de ir nesta quinta-feira à capital finlandesa de Helsinki.
Esta não é a primeira vez que o astro se envolve em um caso de drogas. Em janeiro, ele foi fotografado fumando um baseado.
______
Fonte: Diário de Pernambuco

Frente Parlamentar discute situação do sistema socioeducativo para adolescentes


Uma reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente discutiu nesta quinta-feira (25), no plenário da Câmara Municipal de Natal, a situação atual do sistema socioeducativo de internação para adolescentes infratores do Rio Grande do Norte. A iniciativa foi presidida pela vereadora Júlia Arruda (PSB).
Participaram dos debates representantes do Ministério Público, da Fundação Estadual da Criança e Adolescente (FUNDAC), da 3° Vara da Infância e Adolescência e da secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), além de líderes de entidades dedicadas a garantia dos direitos da criança e adolescente e integrantes de movimentos sociais organizados.
Na ocasião, foram discutidos problemas como a falta de vagas nas unidades de medidas socioeducativas da Região Metropolitana de Natal, que tem impossibilitado a apreensão de adolescentes que cometeram atos infracionais, e a ausência de estrutura adequada para o funcionamento do sistema socioeducativo de internação.
A vereadora Júlia Arruda mostrou preocupação com a situação de precariedade em que se encontra o sistema socioeducativo para adolescentes infratores. “Precisamos tomar medidas sérias que nos conduzam às soluções para um problema que atingi toda sociedade”, defendeu.
________
Fonte: Portal Nominuto

Instituto britânico alerta para risco de extinção da raça humana


Uma equipe internacional de cientistas, matemáticos e filósofos do Instituto do Futuro da Humanidade, da Universidade de Oxford, está investigando quais são os maiores perigos contra a humanidade.
E eles argumentam em um texto acadêmico recém-divulgado, Riscos Existenciais como Prioridade Global, que autores de políticas públicas devem atentar para os riscos que podem contribuir para o fim da espécie humana.
No ano passado, houve mais textos acadêmicos lançados a respeito de snowboarding do que sobre a extinção humana.
O diretor do instituto, o sueco Nick Bostrom, afirma que existe uma possibilidade plausível de que este venha a ser o último século da humanidade.

Boas notícias primeiro

Mas primeiro as boas notícias. Pandemias e desastres naturais podem causar uma perda de vida colossal e catastrófica, mas Bostrom acredita que a humanidade estaria propensa a sabreviver.
Isso porque nossa espécie já sobrevieu a milhares de anos de doenças, fome, enchentes, predadores, perseguições, terremotos e mudanças ambientais. Por isso, as chances ainda estão a nosso favor.
E ao longo do espaço de um século, ele afirma que o risco de extinção em decorrência do impacto de asteróides e super erupções vulcânicas permanece sendo "extremamente pequeno".
Até mesmo as perdas sem precedentes autoimpostas no século 20, com duas guerras mundiais e epidemia de gripe espanhola, deixaram de prevenir a ascensão do crescimento da população humana global.
Uma guerra nuclear poderia causar destruição sem precedentes, mas um número suficiente de indivíduos poderia sobreviver e, assim, permitir, que a espécie continue.
Mas se existem todos esses atenuantes, com o que deveríamos estar preocupados?

Ameaças sem precedentes

Bostrom acredita que entramos em uma nova era tecnológica capaz de ameaçar nosso futuro de uma forma nunca vista antes. Estas são "ameaças que não temos qualquer registro de haver sobrevivido".
O diretor do instituto compara as ameaças existentes a uma arma perigosa nas mãos de uma criança. Ele diz que o avanço tecnológico superou nossa capacidade de controlar as possíveis consequências.
Experimentos em áreas como biologia sintética, nanotecnologia e inteligência artificial estão avançando para dentro do território do não intencional e o imprevisível.

Pelas próprias mãos

"Este é o primeiro século na história mundial em que as maiores ameaças provêm da humanidade"
A biologia sintética, onde a biologia se encontra com a engenharia, promete grandes benefícios médicos, mas Bostrom teme efeitos não previstos na manipulação da biologia humana.
A nanotecnologia, se realizada a nível atômico ou molecular, poderia também ser altamente destrutiva ao ser usada para fins bélicos. Ele tem escrito que governos futuros terão um grande desafio ao controlar e restringir usos inapropriados.
Há também temores em relação à forma como a inteligência artificial ou maquinal possa interagir com o mundo externo. Esse tipo de inteligência orientada por computadores pode ser uma poderosa ferramenta na indústria, na medicina, na agricultura ou para gerenciar a economia, mas enfrenta também o risco de ser completamente indiferente a qualquer dano incidental.
Sean O'Heigeartaigh, um geneticista do instituto, traça uma analogia com o uso de algoritmos usados no mercado de ações.
Da mesma forma que essas manipulações matemáticas, argumenta, podem ter efeitos diretos e destrutitovs sobre economias reais e pessoas de verdade, tais sistemas computacionais podem "manipular o mundo verdadeiro".
Em termos de riscos biológicos, ele se preocupa com boas intenções mal aplicadas, como experimentos visando promover modificações genéticas e desmanter e reconstruir estruturas genéticas.
Um tema recorrente entre o eclético grupo de pesquisadores é sobre a habilidade de criar computadores cada vez mais poderosos.
O pesquisador Daniel Dewey, do instituto, fala de uma "explosão de inteligência", em que o poder de aceleração de computadores se torna menos previsível e menos controlável.
"A inteligência artificial é uma das tecnologias que deposita mais e mais poder em pacotes cada vez menores", afirma o perito americano, um especialista em super inteligência maquinal que trabalhou anteriormente na Google.

Efeito em cadeia

Juntamente com a biotecnologia e a nanotecnologia, ele afirma que essas novas tecnologias poderiam gerar um "efeito em cadeia, de modo que, mesmo começando com escasos recursos, você pode criar projetos com potencial de afetar todo o mundo".
O Instituto do Futuro da Humanidade em Oxford integra uma tendência centrada em pesquisar tais grantes temas. O Instituto foi uma iniciativa do Oxford Martin School, que abrange acadêmicos de diferentes áreas, com o intuito de estudar os "mais urgentes desafios globais".
Martin Rees, ex-presidente da Sociedade Real de Astronomia britânica é um dos defensores do Centro de Estudos de Risco Existencial e afirma que "este é o primeiro século na história mundial em que as maiores ameaças provêm da humanidade".
Nick Bostrom afrima que o risco existencial enfrentando pela humanidade "não está no radar de todo mundo". Mas ele argumenta que os riscos virão, caso estejamos ou não preparados.
"Existe um gargalo na história da humanidade. A condição humana irá mudar. Pode ser que terminemos em uma catástrofe ou que sejamos transformados ao assumir mais controle sobre a nossa biologia. Não é ficção científica, doutrina religiosa ou conversa de bar".
_______
Fonte: BBC Brasil

Médico diz que pacientes podem ser ressuscitados horas após a morte


Um médico defende que uma pessoa pode ser ressuscitada várias horas depois de seu coração parar de bater. Será que isto pode mudar a forma como encaramos a morte?
Carol Brothers (foto-centro) não consegue se lembrar da hora em que "morreu", há três meses.
"Eu sei que era uma sexta-feira, na hora do almoço, porque a gente tinha acabado de voltar do supermercado", conta a britânica de 63 anos. "Mas não me lembro de ter saído do carro."
Já seu marido David tem memórias muito mais claras daquele dia. Ele abriu a porta de casa e viu a mulher caída no chão, ofegante e pálida.
Carol acabara de sofrer uma parada cardíaca. Por sorte, um vizinho conhecia os procedimentos básicos de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e rapidamente começou a pressionar seu tórax repetidas vezes na tentativa de reanimá-la.
Os paramédicos chegaram logo em seguida e, em algum momento entre 30 e 45 minutos depois do ataque cardíaco, o coração de Carol voltou a bater.
"Apesar de 45 minutos ser um tempo enorme que levaria muitas pessoas a acreditarem que ela estaria morta, hoje sabemos que há pessoas que voltaram a vida três, quatro, cinco horas após morrerem e depois disso tiveram vidas normais", diz o médico Sam Parnia, diretor de pesquisa sobre ressuscitação na Stony Brook University, em Nova York.
Muitas pessoas consideram uma parada cardíaca como sinônimo de morte, diz ele. Mas muitas vezes não é o fim.
O efeito de Lázaro
Segundo Parnia, cerca de 2% de sobreviventes de ataques cardíacos relatam ter levitado sobre mesa de cirurgia
Parnia é autor do livro, Lazarus Effect ("O Efeito de Lázaro", em tradução livre, uma alusão à passagem bíblica que relata que Jesus ressuscitou Lázaro quarto dias após sua morte). Ele explica que depois que o cérebro para de receber oxigênio por meio da circulação sanguínea, não morre imediatamente, mas entra em estado de hibernação, uma forma de se defender do processo de decomposição.
E o "acordar" desse estágio de hibernação pode ser o momento mais crítico de todos, já que o oxigênio pode se tornar tóxico para o cérebro.
O efeito, compara Parnia, é como o de um tsunami após um terremoto, e a melhor resposta é resfriar os pacientes, de 37ºC para 32ºC.
"A razão pela qual a terapia de resfriamento funciona bem é porque desacelera a decomposição do cérebro", diz Parnia.
E foi nesse momento que Carol Brothers teve sorte. Depois que seu coração voltou a bater, ela foi transferida para um helicóptero, onde um médico a resfriou utilizando pacotes de comida congelada que ela havia acabado de comprar.
Depois de dias em coma na UTI, durante os quais exames sugeriam que ela estava com morte cerebral, Carol acordou.
"Ela me disse três palavras", relembra a filha Maxine. "Estou voltando para casa", teria dito Carol, sussurrando.
Deus ou diabo
Sam Parnia é fascinado por relatos de pacientes que sentiram a morte de perto.
"Pessoas no mundo todo descrevem experiências semelhantes, mas a interpretação do que eles veem depende muito de sua crença", diz ele.
Essas descrições incluem viagens em túneis iluminados, encontros com figuras angelicais, recordações de eventos passados e, em alguns casos, a sensação de se observar a mesa de cirurgia da perspectiva de quem está "fora do corpo".
O médico está atualmente trabalhando com vários hospitais para investigar relatos desse tipo de experiências "fora do corpo". Como parte do estudo, os pesquisadores posicionaram objetos em prateleiras em salas de operação, que só podem ser observados do alto.
Caroline Watt é psicóloga na Universidade de Edimburgo especializada em examinar relatos paranormais. De mente aberta, ela é também crítica. Ela foi coautora de um artigo que sugere que a sensação da morte pode ser baseada em atividades neurológicas.
Ela afirma que um estudo indica que cerca de metade dos pacientes que disseram ter visto a morte de perto tiveram essa experiência sem estar perto de morrer. Essa sensação foi vivida em momentos de grande expectativa de experiência traumática, como no caso de um nascimento, quando se da à luz, por exemplo. Isso sugere que, qualquer que tenha sido essa sensação, ela não chega a ser uma amostra do que pode ser experimentado perto ou depois da morte.
Ruth Lambert diz ter tido a sensação da morte depois que uma queda interrompeu a circulação de sangue para seu cérebro.
"Foi uma sensação de boas-vindas e de estar indo para um lugar melhor", relembra. "Eu senti a presença forte de Deus, de que não era a minha hora, e então eu acordei".
Desde então, ela disse ter ouvido relatos de outras pessoas que quase morreram. Ela se lembra especificamente de um homem que voltou do coma horrorizado.
"Ele achava ter visto o diabo se aproximando e dizendo: você é meu agora, peguei você."
Se Carol Brothers viu Deus ou o Diabo, ela não se lembra.
"Nenhum dos dois me quis. Eles jogaram cara ou coroa e a moeda caiu em pé."
_______
Fonte: BBC Brasil

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Acusado de preconceito, Neymar vira "persona non grata" em João Pessoa


Acusado de preconceito contra jogadores do Flamengo-PI, em partida da Copa do Brasil, semana passada na Vila Belmiro, o atacante Neymar virou "persona non grata" em João Pessoa, capital da Paraíba. Por unanimidade, a Câmara Municipal da cidade aprovou a moção de desagravo contra o craque. Além disso, os deputados de Campina Grande, segunda cidade mais populosa do estado, concederam voto de repúdio ao jogador.
A polêmica começou após reclamações de Lucio Bala, meia-atacante do Flamengo-PI, que acusou Neymar de ter se referido aos atletas do time piauiense de "Paraíba", em tom ofensivo e jocoso. O treinador da equipe rubro-negra, Josué Teixeira, confirmou as acusações.
O camisa 11 do Santos, no entanto, nega veementemente. "Eu nem posso levar isso muito a sério, sabe? Você sabe que meu irmão, o Joclécio (amigo considerado membro da família de Neymar dada a proximidade e convivência), é nordestino, pernambucano. Eu não ia admitir que alguém chamasse ele de paraíba. Os caras estão loucos", disse Neymar em texto publicado em seu site oficial.
"No Santos têm jogadores nordestinos. Vai lá perguntar para eles se eu gosto desse tipo de brincadeira. Para, né? Chega! Eles sabem o que aconteceu dentro de campo. Eu não ofendi ninguém, e eles sabem disso. Ponho minha cabeça no travesseiro e durmo tranquilo. O Lúcio é que tem o que explicar, não eu", afirmou.
Por ser agora "persona non grata" na capital paraibana, Neymar fica impedido de ser homenageado pela cidade no futuro. Já o requerimento de Campina Grande tem caráter simbólico, de protesto e indignação.
_________
Fonte: Portal Terra

Emparn registra chuvas em todas as regiões do RN

Clique na imagem para ampliar


A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou a maior chuva do estado entre a manhã dessa terça-feira (23) e a manhã de hoje (24) no município de Apodi, região Oeste potiguar, onde choveu 49,2 milímetros. Em Caraúbas e Baraúna, também no Oeste, choveu 41,2 mm e 38,5 mm, respectivamente. A Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN considera o estado dividido em quatro regiões principais na emissão de seu boletim: Oeste, Central, Agreste e Leste potiguares.
De acordo com os dados da Emparn, registro semelhante ao do município de Apodi ocorreu em Lajes, na região Central potiguar, onde choveu 48 mm. O segundo maior índice pluviométrico dessa região foi encontrado em Fernando Pedroza, onde chouve 15,5 milímetros entre as 7h da manhã de ontem e as 7h de hoje.
A região do Agreste potiguar teve seu maior índice pluviométrico em Bento Fernandes, com 37 mm. Ielmo Marinho vem em seguida, com registro de 19,8 milímetros.
Já no Leste potiguar, região da capital, o município Senador Georgino Avelino apresentou chuvas de 40 mm nessas 24 horas. De acordo com a Emparn, Natal teve a quinta maior chuva da região, atrás de Nísia Floresta, Taipu e Extremoz.
Os índices mais baixos registrados pela Emparn no estado foram encontrados nos municípios de Maxaranguape (1 mm); São Bento do Trairi (0,4 mm); no posto medidor do Itans em Caicó (0,1 mm); e Venha Ver, onde registrou-se 2mm de chuva.
Em Natal, entre noite de ontem e o início da manhã de hoje, predominou clima chuvoso. A previsão para a capital potiguar nesta quarta-feira é de sol com nuvens e possibilidade de chuva a qualquer hora. Durante a manhã de hoje algumas ruas da cidade ainda estavam alagadas devido às chuvas.
_______
Fonte: Tribuna do Norte


CCJ da Câmara aprova PEC que reduz poderes do STF


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou há pouco a admissibilidade da proposta de emenda à Constituição (PEC) que condiciona o efeito vinculante de súmulas aprovadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao aval do Poder Legislativo e submete ao Congresso Nacional a decisão sobre a inconstitucionalidade de leis.
As súmulas vinculantes registram a interpretação pacífica ou majoritária de um tribunal a respeito de um tema específico, com a dupla finalidade de tornar pública a jurisprudência e de promover a uniformidade das decisões. Elas adquirem força de lei, criando um vínculo jurídico. A jurisprudência é o entendimento obrigatório a ser seguido pelo Judiciário e pela administração pública direta e indireta.
Com a aprovação da admissibilidade, cabe agora ao presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), criar uma comissão especial para analisar a proposta. O colegiado terá até 40 sessões para apreciar o mérito da matéria.
Depois de apreciada e aprovada pela comissão especial, a proposta será encaminhada à deliberação do plenário da Câmara, em dois turnos de votação. Para ser aprovada serão necessários 308 votos. Depois de aprovada em dois turnos, a PEC será então encaminhada à apreciação do Senado.
De autoria do deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), a PEC 33 de 2011 estabelece que o STF só poderá propor súmulas vinculantes “após reiteradas decisões sobre matéria constitucional”, resultante de decisão de quatro quintos dos ministros. De acordo com a proposta, as súmulas, no entanto, só passarão a ter efeito vinculante após aprovação do Congresso Nacional.
A PEC estabelece também que somente pelo voto de quatro quintos dos ministros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou do ato normativo do Poder Público.
As decisões do Supremo referentes às ações diretas de inconstitucionalidade (Adins), segundo a PEC, não terão efeito imediato e deverão ser encaminhadas à apreciação do Congresso Nacional. Caso o Parlamento se posicione de forma contrária à Corte, deverá submeter a controvérsia à consulta popular.
Para o autor da proposta, as mudanças servirão para conter o chamado “ativismo judicial”. “O protagonismo alcançado pelo Poder Judiciário, especialmente dos órgãos de cúpula, é fato notório nos dias atuais. A manifestação desse protagonismo tem ocorrido sob duas vertentes que, embora semelhantes, têm contornos distintos: a judicialização das relações sociais e o ativismo judicial”, frisou Fonteles na justificativa da proposta.
Segundo ele, o ativismo judicial denota um comportamento “proativo” de interpretar a Constituição por membros do Poder Judiciário. “Adotando essa postura, os magistrados, para o deslinde da controvérsia, vão além do que o caso concreto exige, criando normas que não passaram pelo escrutínio do legislador”, argumentou.
Segundo ele, o STF tem se tornado ao longo do tempo um “superlegislativo” ultrapassando suas atribuições. “Há muito, o STF deixou de ser um legislador negativo, e passou a ser um legislador positivo. Diga-se, sem legitimidade eleitoral. O certo é que o Supremo vem se tornando um superlegislativo”, disse o petista.
Na justificativa da proposta, Fonteles cita exemplos, como a decisão sobre a fidelidade partidária, a verticalização da coligação partidária e a redução das vagas de vereadores, como ingerências do Poder Legislativo nas atribuições do Parlamento.
______
Fonte: Portal EBC

Aprovada a regulamentação da meia-entrada para estudantes


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara finalizou hoje (24) a votação do projeto de lei que regulamenta a meia-entrada para estudantes, jovens de baixa renda, portadores de necessidades especiais e idosos em cinemas, teatros, eventos esportivos e culturais. Como tramitava em caráter conclusivo, se não forem apresentados requerimentos para votação pelo plenário, a matéria seguirá para o Senado.
O texto determina que a meia-entrada fique limitada a 40% do total de ingressos disponíveis para cada evento. Durante a votação, foi discutida a possibilidade de exclusão dos idosos do percentual de 40% da meia-entrada. Mas o limite foi mantido no relatório do deputado Vicente Cândido (PT-SP).
Para Vicente Cândido, os idosos não serão prejudicados. “Estamos criando uma isonomia. A massa maior de beneficiários da lei são os estudantes. Devemos ter no Brasil mais de 50 milhões de estudantes. Se 50 milhões estão enquadrados dentro desses 40%, os idosos, que são 24 milhões [também têm que estar]. É para fazer justiça”, argumentou.
Segundo o parecer aprovado hoje, a emissão da Carteira de Identificação Estudantil (CIE) caberá apenas à Associação Nacional de Pós-Graduandos, à União Nacional dos Estudantes, e à União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.
O documento, com validade de um ano, será em modelo único nacional padronizado, com certificação digital atestada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).
Terão direito à meia-entrada os jovens de 15 a 29 anos de idade de baixa renda, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, cuja a renda familiar mensal seja de até dois salários mínimos.
Para o relator a regulamentação vai possibilitar a redução dos preços dos ingressos. "Os artistas estão mostrando que é viável porque o que dá segurança ao produtor cultural é a previsibilidade. Antes, não se sabia qual seria a demanda de meia-entrada. Na dúvida, jogava-se o preço lá em cima. Agora vai ser possível emitir 40% de meia-entrada e o resto com o preço diferenciado. A segurança jurídica vai garantir essa previsibilidade", observou Vicente Cândido.
________
Fonte: Portal Nominuto

STF gasta R$ 90 mil em reformas para Joaquim Barbosa


O STF (Supremo Tribunal Federal) gastará R$ 90 mil para reformar, com material de "primeira qualidade", os quatro banheiros do apartamento funcional que o presidente da corte, Joaquim Barbosa, ocupará a partir de julho.
O presidente do STF decidiu mudar do apartamento funcional que já ocupa na Asa Sul, em Brasília, para um mais amplo, de 523 metros quadrados, na mesma região.
A futura residência do ministro, com cinco quartos, quatro salas, biblioteca e adega, era ocupada até o final do ano passado pelo ministro Ayres Britto, que se aposentou do STF em novembro
Do total da obra, R$ 78 mil serão pagos à empresa que venceu um pregão eletrônico na semana passada e outros R$ 12 mil sairão de contratos com outras empresas já em andamento, na instalação de vidros, espelhos e uma banheira, que será adquirida, segundo o STF, com recursos próprios de Barbosa.
O primeiro valor equivale ao custo total da construção de uma residência de 32 metros quadrados do programa Minha Casa Minha Vida.
O edital do pregão prevê a aquisição de 23 peças em mármore e granito por R$ 15,5 mil. Um terço desse valor irá para uma prateleira e uma bancada. Assento e tampo dos quatro vasos sanitários custarão R$ 396 cada.
Na presidência do STF e do CNJ, Barbosa adota um rigoroso discurso de contenção de despesas do Judiciário.
Na semana passada, envolveu-se em polêmica com entidades de juízes, ao criticar gastos desnecessários com a criação de Tribunais Regionais Federais.
Segundo o STF, a reforma será feita por conta do "desgaste pelo tempo de uso". A corte nega que tenha partido de Barbosa a ordem para a reforma, mas não apontou o responsável pelo lançamento do edital, ocorrido durante a atual gestão.
De acordo com a assessoria, a exigência de materiais de "primeira qualidade, sem manchas, defeitos ou imperfeições" foi feita "para evitar o fornecimento de materiais inadequados ou de qualidade duvidosa".
_________
Texto de Andreza Matais e Rubem Valente - Folha de São Paulo

Ameaça de bomba causa susto em aeroporto de Brasília


Um voo da companhia aérea Gol decolou com atraso de quase três horas na noite da última terça-feira (23) no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek. O motivo foi uma ameaça de bomba que um passageiro estaria carregando na bagagem. Mas tudo não passou de um mal entendido.
De acordo com informações da Inframérica, empresa que administra o Aeroporto JK, o voo com destino a Manaus (AM) com escala prevista para Boa Vista (AC) teve que ser interrompido antes da decolagem por volta das 21h50. Um dos passageiros teria declarado aos tripulantes da companhia aérea que estava com uma bomba na bagagem. A Polícia Federal foi acionada e o avião teve que ser esvaziado.
Em depoimento a Polícia Federal, o passageiro alegou que estava com raiva por conta de atrasos no voo. Revoltado, ele fez a seguinte afirmação: “esse país é uma bagunça e precisava mesmo é que alguém explodisse uma bomba". Os passageiros ficaram com medo e avisaram à tripulação sobre as supostas ameaças do homem.
De acordo com a assessoria de imprensa da PF, o homem toma remédio controlado. Nenhum passageiro aceitou testemunhar contra ele. O homem foi ouvido e liberado com os outros passageiros.
Ainda segundo a Inframérica, todas as medidas de segurança foram adotadas. As operações no Aeroporto JK não precisaram ser interrompidas e nenhum voo foi cancelado por causa do incidente.
________
Fonte: Portal R7

Charge


Desabamento provoca mortes em Bangladesh


Pelo menos 70 pessoas morreram e centenas podem estar presas entre os escombros após o desabamento de um prédio de oito andares em Dhaka, capital de Bangladesh.
De acordo com a BBC, pelo menos 200 pessoas se feriram no acidente onde serviços de emergência e o exército acumulam esforços para resgatar as vítimas. Não se sabe a causa do desabamento do prédio, embora uma rachadura tenha sido detectada na terça-feira, informou a mídia local.
A construção abrigava uma fábrica de roupas, um banco e diversas lojas. O acidente ocorreu durante o horário de rush da manhã desta quarta-feira.
Desabamentos são comuns no país, onde muitos prédios são construídos violando as regulamentações. A polícia local relatou que a parte de trás do prédio começou a desabar repentinamente e em pouco tempo quase toda a estrutura havia tombado.
Muitas testemunhas se aglomeraram no local procurando por amigos e parentes. Alguns deles se juntaram às autoridades para ajudar no resgate das vítimas sem equipamento algum.
O último grande desmoronamento ocorreu na Capital do país em 2010, quando pelo menos 25 pessoas morreram e diversas outras ficaram feridas.
_______
Fonte: Zero Hora

Conflito no campo


Trinta e seis camponeses foram assassinados no Brasil e 77 ameaçados de morte em 2012, de acordo com o relatório divulgado ontem pela Comissão Pastoral da Terra (CPT). Os dados revelam um aumento de 24% no número de assassinatos em relação ao ano anterior. Para o coordenador nacional da CPT, Antonio Canuto, o aumento da violência no campo é resultado da impunidade e da falta de proteção policial dada às vitimas. Ele lembra o julgamento recente envolvendo a execução de um casal extrativista em Nova Ipixuna, no Pará. O mandante do crime, denunciado por compra ilegal de terras, foi inocentado. O casal já vinha denunciando aos órgãos de fiscalização ambiental o desmatamento desenfreado na Amazônia. Ainda segundo o relatório, houve um aumento dos conflitos envolvendo disputas por terra e água. Um total de 1.364 casos foram registrados somente no ano passado.

12 condenados do mensalão podem ter novo julgamento


O ex-ministro José Dirceu e outros 11 condenados do mensalão terão uma espécie de "novo julgamento" no Supremo Tribunal Federal. Com isso, Dirceu, o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP) e outros petistas do chamado "núcleo político" do mensalão poderão se livrar de cumprir pena em regime fechado. Cinco ministros do Supremo ouvidos pelo Estado confirmaram a tese de novo julgamento por conta de recursos dos condenados.
Esses ministros adiantam que há maioria na Corte para que sejam admitidos os chamados embargos infringentes – recurso previsto quando há pelo menos quatro votos contra a condenação do réu. No caso de Dirceu isso ocorreu na acusação de formação de quadrilha, enquanto com Cunha o placar que permite a revisão da pena foi registrado no crime de lavagem de dinheiro.
O prazo para os advogados entrarem no STF com os embargos infringentes é de 15 dias e começa a contar hoje, dia seguinte à publicação do acórdão. O acórdão – a íntegra do julgamento, com os votos dos ministros – foi publicado nessa segunda-feira, com 8.405 páginas.
Sendo admitidos os recursos – o que é a tendência, segundo apurou o Estado –, os ministros terão de julgar novamente os casos em que houve quatro votos pela absolvição. Com um novo julgamento, seriam abertos novos prazos. A composição do plenário do STF será diferente, já que os ministros Ayres Britto e Cezar Peluso – ambos votaram pela condenação dos réus – se aposentaram. No lugar de Peluso foi nomeado Teori Zavascki. E um novo ministro será indicado para a vaga aberta com a aposentadoria de Ayres Britto.
Valério & Cia
No novo julgamento podem também ser revistas as penas do empresário Marcos Valério – o operador do mensalão –, seus ex-sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, a ex-diretora financeira da SMP&B Simone Vasconcellos, a ex-presidente do Banco Rural, Kátia Rabello, o ex-vice-presidente da instituição, José Roberto Salgado, o ex-assessor do PP João Cláudio Genu e o ex-sócio da corretora Bônus Banval, Breno Fischberg.
No acórdão publicado ontem, alguns ministros enfatizam, nos respectivos votos, que o Supremo é obrigado a analisar os embargos infringentes. É o que ocorre, por exemplo, no voto do ministro Celso de Mello. Ele cita o artigo do regimento interno do Supremo que permite o recurso "sempre que o juízo de condenação penal apresentar-se majoritário".
A ministra Cármen Lúcia já deu sua opinião em outro processo, em fevereiro de 2012, quando observou que o embargo infringente cabe para ações penais, caso do mensalão.
Outros ministros, que inicialmente se mostravam contrários aos embargos, agora adotam discurso distinto. Afirmam que mesmo tendo sido alterado o Código de Processo Civil, extinguindo a possibilidade de embargos infringentes, o Regimento Interno do STF mantém a possibilidade do recurso. Mudar agora o regimento, em meio ao julgamento do mensalão, poderia ser visto como casuísmo.
Contrários aos embargos infringentes, os ministros Joaquim Barbosa, Luiz Fux e Marco Aurélio Mello deverão ser voto vencido.
Presidente do STF e relator do mensalão, Barbosa resistia a levar os recursos dos condenados para análise do plenário. Foi aconselhado pelos colegas a rever a postura. Com isso, o STF deu um prazo maior para apresentação de recursos após a publicação do acórdão.
Toffoli enfatiza tese de inocência do ex-ministro
Econômico em suas manifestações durante o julgamento, o ministro Dias Toffoli deixou registrada no acórdão sua convicção sobre a falta de provas para condenar o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Ele foi assessor de Dirceu quando este ocupou o cargo no governo Lula.
_______
Fonte: Portal Estadão

terça-feira, 23 de abril de 2013

Três anos de Sol em três minutos

Em comemoração ao aniversário do Observatório de Dinâmica Solar (SDO), a NASA, a Agência Espacial Americana, divulgou hoje (23) o vídeo "Três anos de Sol em três minutos".

Confira o vídeo:

Recém-nascido pode ter sido jogado dentro de fossa ainda vivo pelo pai, diz polícia


O bebê encontrado morto dentro de uma fossa no último domingo pode ter sido jogado ainda vivo pelo próprio pai, de acordo com a polícia. O caso aconteceu na cidade goiana de Cocalzinho, no Entorno do Distrito Federal. O homem foi preso, autuado por homicídio e a mulher foi liberada e encaminhada para tratamento psiquiátrico por ter apresentado quadro de desequilíbrio na delegacia.
Ainda não temos o resultado do laudo sobre a morte, mas é quase certo que a criança tenha sido jogada na fossa ainda viva, diz o titular da delegacia de Águas Lindas – onde o caso foi registrado -, Fernando Gama.
Segundo a polícia, a mãe, de 21 anos, teria tomado comprimidos abortivos, deu à luz no banheiro e, em seguida, o bebê foi jogado dentro da fossa de casa pelo próprio pai.
Segundo a polícia, a mulher teve o bebê prematuro – com sete meses de gestação - em casa, no último sábado (20). Segundo o depoimento dela, após tomar três comprimidos abortivos dados pelo pai da criança, ela teria entregado a criança ao homem, que teria envolvido o bebê em um saco plástico e o jogou em uma fossa, dentro do lote.
Já segundo a versão do pai da criança, a mulher teria tomado os comprimidos por conta própria e lhe entregou o bebê envolvido em um saco plástico. Em seguida, ele teria jogado o bebê na fossa da casa onde morava o casal.
________
Fonte: Portal R7

Henrique Eduardo, o "Mega Gold" da política potiguar (por Crispiniano Neto)


O“Mega Gold”, fabricado a base de Ômega 3 retirado de peixes de águas profundas é um remédio que vem sendo anunciado com capacidade de curar todas as doenças, da gripe à AIDS. Nem o SUS inteirinho é capaz de um espectro de ação tão amplo e de tanta eficiência. Assim também está sendo anunciado o deputado Henrique Eduardo Alves, presidente Câmara e “meio” presidente da República. Problemas na Petrobras, com desaceleração de investimentos e queda nos postos de emprego. “No problem”. Henrique liga já para Graça Foster e resolve; Seca matando o rebanho potiguar. Henrique Vai achar a solução, mesmo tendo estado em quase todos os governos desde que nasceu e nunca tenha apresentado solução concreta para a convivência com as secas; Falta água nas cidades do Alto Oeste. Não precisa esquentar, Henrique vai conseguir uma adutora expressa de 75 Km rio acima, desde a Barragem de Santa Cruz até as proximidades da sua nascente. Dos 5.300 poços que temos no RN, uns 3.500 estão sem funcionar por terem equipamentos quebrados e tem mais uns 800 ainda não equipados. Mas, a solução está na mão: Henrique vai acelerar a liberação de 13 milhões da FUNASA para perfurar e equipar 847 poços; Agropecuaristas com problemas de negociações no BNB. Não precisa aperreio. O Super-Henrique, sozinho, vai comer espinafre ou esfregar a kriptonita com as mãos e eis que as contas estarão todas negociadas, ainda que isto já esteja resolvido com resolução de 28 de fevereiro... Engarrafamento na Reta Tabajara... Besteira. Henrique manda duplicar. Servidores do Estado estão com planos de cargos e carreiras travados por Rosalba, aliada de Henrique, que tornou-se seu maior padrinho e compõe o Conselho Político do seu governo, promete ajuda. Dois meses depois não sai nada, mas a fé em Santo Henrique não pode fraquejar. Daí porque ninguém estranhou que Henrique tenha ido à Serra do Mel prometer, em palanque, na eleição suplementar de 07 de abril, o mesmo poço profundo e profuso que havia prometido com a mesma empolgação e convicção, nas vésperas da eleição de outubro de 2010. Até José Agripino, do DEM, tido como maior opositor a Dilma Rousseff, aquela a quem ele chamou de mentirosa e levou um dos mais clássicos carões da História desse País. E lá Agripino, com todo o óleo de Peroba que costuma lambuzar na cara de pau, disse que quando seu candidato ganhasse todos os cajueiros da Serra do Mel que estão morrendo com a seca ficariam verdinhos como as bandeiras da campanha, pois tinha ali do lado, Henrique, o super, o homem que traz o que quer de verbas federais de Brasília. Por fim, Garibaldi também foi lá prometer uma agência do INSS, mesmo que, segundo o próprio ministro da Previdência, a regra exija o dobro da população que há no município, mas que se o povo votasse no seu candidato, iria conseguir, porque Henrique a qualquer hora será Presidente da República e “abracadabra” tudo será resolvido. Quem sabe, uma nova “República de Mombaça” chova suas bênçãos sobre o Sertão potiguar. Amém, Shalom, Aleluia. Agora Henrique é lançado candidato a governador, quando se sabe que seu plano é ser candidato a senador na chapa encabeçada por Rosalba que apoiaria Dilma e se limparia da pecha de ser “anti-Dilma” e “anti-Lula”, escanteando o PT que sempre lhe apoiou pra tudo e mais alguma coisa. Pelo jeitão da dupla, Garibaldi, pensa que é Deus... Henrique tem certeza.