domingo, 30 de setembro de 2012

Hoje na História

30 de setembro de 1846


Em 1846, o dentista americano William Thomas Morton  aplicou a anestesia pela primeira vez em um doente para extrair um molar
Oriundo de Charlton Massachusetts, Thomas estudou no College of Dental Surgery, em Boston, e, mais tarde, medicina em Harvard. A inspiração de Thomas deveu-se ao Dr. Charles T. Jackson, que lecionava as aulas de química, onde fez uma introdução às propriedades anestésicas do éter.
Henry Bigelow leu sobre a façanha de Thomas no jornal e organizou outra demonstração do uso da anestesia, em 16 de outubro, mas, desta vez, para extrair um tumor.

Para refletir...

"Eu vi um menino correndo
Eu vi o tempo
Brincando ao redor
Do caminho daquele menino..."

Uma questão de momento (por Joel dos Anjos)

Se alguém me disser que não há beleza nas flores, eu concordarei; mas se algum tempo depois esse mesmo alguém me disser que há atração no espinho, de novo serei forçado a concordar.
Tudo é uma questão de momento.
Há dias em que arrastamos pela poeira dos nossos passos todas as coisas colhidas ao longo do caminho. Arrastamos, sobretudo, os nossos pecados e os nossos medos; arrastamos os nossos erros e as nossas incertezas. E então descobrimos que há momentos em que as flores não tornam mais suave a caminhada. Mas descobrimos também, ou já o sabemos desde cedo, que não importam as pedras que atirem sobre os nossos sonhos ou sobre nossas cabeças. É preciso caminhar.
Assim é a vida. É preciso caminhar mesmo que na nossa bagagem levemos as renúncias de todos os sonhos deixados para trás, as frustrações de todas as oportunidades perdidas, os desapontamentos de todas as portas fechadas, ou, quem sabe, a terrível mágoa de todos os "nãos" recebidos. Imerecidamente recebidos. E tudo isso se não ofusca os olhos da carne, ofusca os olhos da alma. E não importa a beleza da paisagem se alma triste já não se contenta em apenas navegar, mas quer como diria um sonhador, ao menos um verso para cantar a sua dor.
Não teria Saint-Exupéry razão quando diz que só se vê bem com o coração? Os olhos distinguem as flores e o coração, a beleza. Pois é, a beleza. Ela está aí nas flores, nos sonhos, nos versos, na vida. Mas no final das contas livre de todos os fardos o coração nunca vai estar. Existirá sempre uma saudade, uma querença, uma desilusão a lhe entorpecer. Resta, digamos, ao coração humano, entender que não importa o quão envolvente seja a noite, sempre haverá a perspectiva de um dia, de um novo começo, com todas as chances a que temos direito.
Por isso é que se há momentos em que nos passa despercebida toda a primavera como na letra daquela canção, também há momentos em que a alegria nos sorrir. Não porque a conquistamos, mas porque tudo na vida é efêmero. E apesar das renúncias, das frustrações, dos desapontamentos e mágoas, há momentos em que conseguimos ver no espinho o que não víamos nas flores. Não seria apenas manifestação da alegria por assim dizer, mas o insensato coração que aprendeu durante a travessia que a tristeza existe apenas por um momento e existe apenas em nós mesmos.
A vida é feita de momentos. Por mais desgastada que esteja a frase não há nada de mais óbvio que se possa escrever. É isso mesmo: a vida é feita de momentos. Por isso é que sempre haverá o dia em que estaremos encantados com o espinho e o dia em que seremos indiferentes á flor. Mas acima de tudo é preciso prosseguir na caminhada sem esquecer-se  de semear sonhos ou flores, não importa, mesmo que a nossa dor ou a nossa insensatez por algum momento, algum dia, não nos permita ver os caminhos que florirem.

Homenagem

sábado, 29 de setembro de 2012

Três coisas...

Três coisas na vida que depois de passarem não voltam:
Tempo,
Palavra,
Oportunidade.

Três coisas que podem destruir uma pessoa:
Raiva,
Orgulho,
Não perdoar.

Três coisas que nunca devemos perder:
Esperança,
Paz,
Honestidade.

Três coisas que são valiosas:
Amor,
Família,
Amigos.

Três coisas que nunca podem ser dadas como certas:
Fortuna:
Sucesso,
Sonhos.

Três coisas que fazem uma pessoa digna:
Compromisso,
Sinceridade
Trabalho honesto.

_____________________
Autor desconmhecido

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Serra se irrita e chama repórter de sem vergonha

Durante passagem pela Mooca, em São Paulo, o candidato do PSDB à prefeitura da capital paulista teve um rápido "bate-boca com um repórter.

Assista:



__________
Fonte: R7

Falsa bomba com foto de Hulk é encontrada no estádio do Zenit

Uma falsa bomba foi encontrada na última quinta-feira nas instalações do clube russo Zenit, segundo o site Fontanka. O curioso é que junto com a bomba teria sido deixada uma foto do jogador paraibano Hulk e uma mensagem com os dizeres "Hulk não!" Especula-se que a mensagem destinada ao atleta tenha sido feita por torcedores do Zenit como forma de apoio ao jogador Igor Denisov.
O alerta da existência de um saco com um mecanismo formado por pilhas, um relógio, um pequeno tubo de gás, fios e fita isolante, foi dado por um segurança. A polícia foi chamada ao local, mas se tratava de um artefato falso, sem qualquer possibilidade de detonação.
A polêmica que envolve o atleta é motivada por questões salariais. Os jogadores do Zenit, principalmente o volante Igor Denisov, que foi a público demonstrar sua insatisfação pelos valores gastos pelo clube na contratação de Hulk. "Hulk não é Messi e nem Iniesta. Compreenderia se tivéssemos contratado Messi ou Iniesta. Eles provavelmente não têm preço", declarou o russo.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Adolescente é suspeito de mutilar e comer pedaços do corpo da própria mãe

Um adolescente de 16 anos de idade é suspeito de arrancar um dos olhos da própria mãe, furar o outro e comer partes dela. O caso aconteceu em Nova Iguaçu, na Baxada Fluminense. Segundo testemunhas, o jovem havia fugido de casa e Cristiane dos Santos Simplício, de 30 anos, mãe do adolescente, o localizou em um quarto abandonado onde ocorreram as agressões. Ela foi levada para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, onde permanece internada em estado grave.

 Local onde ocorreram as agressões

 Interior do quarto abandonado

Cristiane dos Santos Simplício, mãe do adolescente

Segundo o delegado, a polícia foi acionada por vizinhos que ouviram gritos. No momento em que foi socorrida, ainda de acordo com o delegado, a vítima só conseguiu dizer que o agressor era seu filho e que ele tinha problemas mentais.
- A cena foi deplorável. Na verdade os PMs foram atrás de uma informação de que um filho bateu namãe. Quando eles entraram no quarto viram o filho pelado, a mãe pelada, ele grudado nela e comendo, mastigando o dedo da mãe literalmente. Eles tentaram soltar o filho e viram que realmente o olho da mãe estava pendurado. Um dos olhos estava pendurado, o outro olho furado, a testa com retalho, a perna, o seio dilacerado, ou seja, muito machucada.
Psiquiatras que analisaram o caso disseram que esse tipo de ataque é raro entre os doentes mentais. Para especialistas, é possível que o rapaz seja também dependente químico.

Assista ao vídeo:
_____________
Fonte: R7

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

CNI/Ibope: aprovação do governo Dilma sobe para 62%

 A aprovação do governo Dilma Rousseff pelos brasileiros subiu de 59% para 62%, segundo pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta terça-feira pela Confederação da Indústria (CNI). Esse percentual se refere aos entrevistados que consideram o governo Dilma ótimo ou bom na comparação com a pesquisa feita em junho deste ano.
Aqueles que consideram o governo Dilma regular correspondem a 295 ante 32% no levantamento anterior. A avaliação ruim ou péssima caiu de 8% para 7% dos entrevistados.
A avaliação pessoal da presidente e seu modo de governar permaneceu em 77%, assim como nas pesquisas de março e junho deste ano. O percentual de entrevistados que desaprovam a maneira de governar de Dilma se manteve em 18% como na pesquisa de junho.
__________
Fonte: Agência Estado

Exames comprovam que adolescente vítima de pagodeiros era virgem

Os exames que confirmaram o estupro contra as duas adolescentes que acusam dez integrantes da banda New Hit, também comprovam que uma delas era virgem, de acordo com o delegado Marcelo Cavalcanti, que investigou o caso. A outra menor também disse em depoimento que nunca teve relação sexual antes do abuso, mas não foi confirmada a presença de sangue no laudo, segundo o delegado.
Cavalcanti explicou que uma grande quantidade de esperma foi encontrada nas roupas das adolescentes e que toda versão contada por elas desde o início foi comprovada.
- Por mais fantasiosa que pareceu a história em um primeiro momento, tudo ficou comprovado. Elas chegaram a ter sêmen no cabelo e no rosto. Quero parabenizar a perícia pelo excelente trabalho nessa investigação.
Um exame minucioso deve identificar o DNA dos espermas encontrados. O laudo não tem data para ficar pronto e será encaminhado diretamente à justiça. Segundo Cavalcanti, o resultado não altera a decisão do indiciamento. Os dez integrantes foram responsabilizados pelo estupro e formação de quadrilha. O inquérito foi encaminhado na terça-feira (25) ao Ministério Público.
Nove integrantes estão presos no presídio Regional de Feira de Santana. O policial militar, que teria vigiado a porta do ônibus onde o estupro aconteceu, está custodiado no Coordenadoria de Custódia Provisória da Polícia Militar, localizada no Batalhão de Choque em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.

Assista a reportagem:


_________
Fonte: R7

Estudante de 15 anos agride professora

Por discordar de uma nota, um estudante de 15 anos, do 1º ano do ensino médio, do Colégio Santa Cecília, em Santos, perde completamente o controle e agride a professora.
O incidente, que aconteceu no último dia 13, foi gravado por um dos alunos e as cenas foram parar na internet.
Na gravação, o estudante aparece sentado, se levanta, caminha até a professora para questionar a nota e uma discussão é iniciada. Momentos depois, ele pega o diário de classe e começa a apagar as notas. A professora tenta recuperar o diário e os dois caem no chão em uma briga. 
De acordo com a assessoria de imprensa do Colégio, a professora está afastada por motivos médicos, mas voltará as atividades profissionais normais logo após o término do período da licença médica. A queda sofrida na briga com o estudante ocasionou uma lesão cóccix.
Segundo o advogado da professora, José Luiz Macedo, ela não quer se pronunciar sobre o caso por envolver um menor e não pretende deixar de dar aulas.
"Ela ficou muito abalada e não quer se expor. Ela dá aula há mais de 20 anos. Só nessa escola são 15, tanto que está recebendo a solidariedade de todos. Dar aulas é a coisa que ela mais gosta de fazer".
Após uma reunião realizada na sexta-feira (21) entre o estudante e o seu advogado, a professora, a direção da escola e o conselho de classe, ficou decidido a aplicação da penalidade de transferência compulsória - quando uma carta de transferência é dada ao aluno para que ele vá para outra escola.
O advogado do adolescente, Cláudio Augusto Santos, afirmou que a família do garoto entrará com uma ação contra a escola e a professora. "Ele está muito abalado e não tem dormido. Primeiro nós vamos resolver a questão da transferência, porque ele precisa fazer as provas para poder concluir o terceiro bimestre. Depois disso, com certeza entraremos com uma ação, porque está havendo uma grande distorção dos fatos".
Segundo o advogado, o vídeo que está sendo divulgado foi editado.

Assista ao vídeo:

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Festejemos a luta* (por Joel dos Anjos)

Se a ideia é importante, o que dizer da ação? Das pequenas-grandes decisões tomadas todos os dias, às vezes sem nenhuma pretensão, mas que tomam dimensões inesperadas? O que dizer das palavras balbuciadas quase às escondidas, mas que por alguma razão alguém as ouve e elas se tornam verdades que nunca foram ditas? O certo é que todos os dias aberta ou silenciosamente, estamos dando um importante passo para a construção do mundo que imaginamos. "A vida", disse o poeta, "é luta renhida". E a luta, necessariamente, não precisa ser vitoriosa. A vitória depende do ponto de vista de cada um. Há os que perdem mesmo depois de anunciada a vitória. Ou porque não sabem o que fazer dela; ou porque vencer era o único objetivo, urgente e inadiável.
Não são todos que conseguem se colocar acima da vitória ou da derrota, porque para alguns os sonhos só fazem sentido enquanto podem manter viva a esperança de vitória, depois ver-se que os sonhos não eram verdadeiros e que os ideais sequer existiam.
Vencer. Ora, vencer. Quantos conhecem o significado dessa palavra? Vencer e dar-se por satisfeito, vencer e não saber a resposta que jurava conhecer, vencer e realizar-se a si mesmo. Qual o sentido em tudo isso? Certamente nenhum. Mas em tudo isso existe uma verdade: a de que vencer pura e simplesmente, não é necessário. Necessário é continuar lutando por aquilo que acreditamos.
O mundo que sonhamos não virá da inércia, tampouco virá da indiferença. Ele é construído quando alguém perde a inocência e protesta, quando deixamos de nos preocupar com o destino, quando defendemos a verdade e a justiça, quando nos indignamos diante da fome e da miséria, quando a desigualdade nos escandaliza, quando optamos pela luta.
Festejemos, portanto, a luta, que nos sustenta sobre esse chão de pedras; que nos ensina que o importante da vida não é esperar que nasçam as flores, mas semear. E se não nos for dado o direito de ver os caminhos que florirem que nos baste a certeza de que eles florirão. E eles florirão...



___________________________
*Suaíli ou Suaíle é um povo de origem banta e árabe que vive na costa oriental da África. A expressão "festejemos a luta" faz parte de um canto de guerra desse povo.

Estudo revela que homens castrados vivem mais

Os eunucos têm expectativa de vida bem maior do que a de homens normais no mesmo nível socioeconômico que eles, de acordo com uma pesquisa revelada ontem, segunda-feira (24). O estudo foi publicado pela revista científica 'Current Biology" e tem como base  estudo histórico de eunucos coreanos.
Segundoos autores, liderados por Kyung-Jin Min, da Universidade de Incheon, na Coreia, os resultados podem ajudar a explicar porque homens têm expectativa de vida menor do que as mulheres. "Nosso estudo suporta a ideia de que hormônios sexuais masculinos diminuem a expectativa de vida dos homens", afirma o artigo.
Eunucos são meninos que, antes da puberdade, perdem os testículos, seja por algum acidente ou em um ato proposital. Como os hormônios masculinos são produzidos pelos testículos, os eunucos não têm a carga hormonal de um homem normal. No passado, os eunucos eram usados, por exemplo, como guardas de haréns, em algumas civilizações. O Império da Coreia, que caiu em 1910, também os empregava em funções como essa.
Os pesquisadores compararam a expectativa de vida de 81 eunucos que viveram nos séculos 18 e 19 com homens de famílias que tinham condições socioeconômicas semelhantes. Eles viveram, em média, 70 anos cada - enquanto os homens normais tiveram expectativa de vida na casa de 55 anos. Além dos eunucos viverem entre 14 e 19 anos a mais que os demais homens, três deles (entre os estudados) chegaram a superar os 100 anos.
O estudo ressalta que os hormônios sexuais masculinos podem ter efeitos adversos sobre o sistema imunológico e aumentar o risco de problemas cardiovasculares. Os autores reforçam ainda que também é comum que os machos vivam menos que as fêmeas em outras espécies de mamíferos.
________________
Fontes: G1 e Info

domingo, 23 de setembro de 2012

O teu riso

"Tira-me o pão, se quiseres,
tira-me o ar, mas não
me tires o teu riso.

Não me tires a rosa,
a lança que desfolhas,
a água que de súbito
brota da tua alegria,
a repentina onda
de prata que em ti nasce.

A minha luta é dura e regresso
com os olhos cansados
às vezes por ver
que a terra não muda,
mas ao entrar teu riso
sobe o céu a procurar-me
e abre-me todas
as portas da vida.

Meu amor, nos momentos
mais escuros solta
o teu riso e se de súbito
vires que o meu sangue mancha
as pedras da rua,
ri, porque o teu riso
será para as minhas mãos
como uma espada fresca.

À beira do mar, no outono,
teu riso deve erguer
sua cascata de espuma,
e na primavera, amor,
quero teu riso como
a flor que esperava,
a flor azul, a rosa
da minha pátria sonora.

Ri-te da noite,
do dia, da lua,
ri-te das ruas
torta da ilha,
ri-te deste grosseiro
rapaz que te ama,
mas quando abro
os olhos e os fecho,
quando os meus passos vão,
quando voltam meus passos,
nega-me o pão, o ar,
a luz, a primavera,
mas nunca o teu riso,
porque então morreria."

___________________________
Pablo Neruda  (12 de julho de 1904 - 23 de setembro de 1973)









Hoje na história

Aconteceu em um 23 de setembro:

  • 1703 - Carta régia proíbe às escravas, no Brasil, o uso de sedas, tecidos caros e ouro;
  • 1846 - O astrônomo Johann Gottfried Galle localiza o oitavo planeta do Sistema Solar, que recebeu o nome de Netuno;
  • 1939 - Morre, em Londres, Sigmund Freud, pai da psicanálise;
  • 1968 - A primeira-ministra da Índia, Indira Gandhi, é recebida em Brasília pelo presidente Costa e Silva;
  • 1973 - Morre, em Santiago, o poeta Pablo Neruda;
  • 1997 - O presidente Fernando Henrique Cardoso sanciona o novo Código Nacional de Trânsito;
  • 2004 - O Diário da União publica a lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio da Silva que determina a inscrição do nome de Chico Mendes no Livro dos heróis da pátria.

Administrações de Micarla e Rosalba seguem mal avaliadas segundo pesquisa Ibope

O Ibope realizou uma pesquisa em Natal que avalia as administrações da prefeita Micarla de Sousa e da governadora Rosalba Ciarlini. Na ocasião, seiscentas e duas pessoas foram ouvidas entre os dias 18 e 20 de setembro. Confira os números:
Micarla de Sousa
Ótima: menos de 1%
Boa: 1%
Regular: 6%
Ruim: 7%
Péssima: 85%
Não sabem ou não quiseram responder: 1%
Rosalba Ciarlini
Ótima: menos de 1%
Boa: 7%
Regular: 31%
Ruim: 18%
Péssima; 40%
Não sabem ou não quiseram responder: 3%
__________
Fonte: DN online

Porque hoje é domingo

"Sou professor a favor da decência contra o despudor (...) sou professor a favor da luta constante contra qualquer forma de discriminação."

"Não posso ser professor se não percebo cada vez melhor que, por não poder ser neutra, minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada de posição. Decisão. Ruptura. Exige de mim que escolha entre isto ou aquilo.
Não posso ser professor a favor de quem quer que seja e a favor de não importa o quê.
Não posso ser professor a favor simplesmente do homem ou da humanidade, frase de uma vaguidade demasiado contrastante com a concretude da prática educativa.
Sou professor a favor da decência contra o despudor, a favor da liberdade contra o autoritarismo, da autoridade contra a licenciosidade, da democracia contra a ditadura de direita ou de esquerda.
Sou professor a favor da luta constante contra qualquer forma de discriminação, contra a dominação econômica dos indivíduos ou das classes sociais.
Sou professor contra a ordem capitalista vigente que inventou esta aberração: a miséria na fortuna.
Sou professor a favor da esperança que me anima apesar de tudo. Sou professor contra o desemprego que me consome e imobiliza.
Sou professor a favor da boniteza de minha própria prática, boniteza que dela some se não cuido do saber que devo ensinar, se não brigo por este saber, se não luto pelas condições materiais necessárias sem as quais meu corpo, descuidado, corre o risco de se amofinar e de já não ser testemunho que deve ser de lutador pertinaz, que cansa mas não desiste. Boniteza que se esvai de minha prática se, cheio de mim mesmo, arrogante e desdenhoso dos alunos, não canso de me admirar."
_______________________
Paulo Freire em Pedagogia da Autonomia

sábado, 22 de setembro de 2012

Mendigos são enjaulados na China durante festival religioso

A prefeitura de Xinjian (leste da China) está sob intensa crítica da opinião pública após enjaular dezenas de mendigos no mesmo lugar durante um festival religioso.
As fotos tiradas no último dia 15, mostram mendigos atrás das grades e sentados lada a lado. As imagens foram feitas por visitantes e postadas por microblogs, atraindo uma enxurrada de comentários negativos.
"É como um zoológico", comparou um blogueiro. "Isso é intolerável. Mendigos são seres humanos também", escreveu outro.





______________
Fonte: Folha de São Paulo

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Estamos atentos (por Joel dos Anjos)

Suas palavras
são como folhas ao vento...

Estamos atentos!

Suas promessas divagam no espaço
presas no laço do esquecimento...

Estamos atentos!

Estamos atentos
e atentos seremos
agora e sempre!

Estamos atentos...

Ao seu discurso,
à sua incoerência,
à sua contradição,
à sua indiferença...

Estamos atentos!

Estamos atentos
e atentos seremos
agora e sempre!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Amijubi, Fuleco ou Zuzeco?

O mascote da Copa do Mundo de 2014 será o Tatu-bola. Mas ainda falta uma coisa: o nome. Amijubi (a união das palavras "amizade" e "júbilo", duas características marcantes da personalidade do nosso mascote e que refletem a maneira de ser dos brasileiros. Além disso, esse nome tão original está ligado ao tupi guaraní, em que a palavra "juba" quer dizer amarelo - a cor predominante no mascote); Fuleco (É a mistura das palavras "futebol" e "ecologia", dois componentes fundamentais da Copa do Mundo da Fifa no Brasil em 2014. O nome do nosso mascote mostra como essas duas palavras combinam perfeitamente e ainda incentivam as pessoas a terem mais cuidados com o meio ambiente); Zuzeco (Foi formado dos elementos principais de "azul" e "ecologia". Azul é a cor dos mares da maravilhosa costa brasileira, dos rios que cruzam o país e do nosso céu. E é também, claro, a cor da carapaça especial do mascote. Ele sabe que pertence a uma espécie vulnerável e por isso, também sabe o quanto é importante divulgar e incentivar a conscientização ecológica entre seus amigos do mundo inteiro).
O torcedor pode ajudar na escolha do nome no site oficial da Fifa. O anúncio do resultado será no dia 25 de novembro.
O mascote ganhou uma música composta por Arlindo Cruz, Rogê e Arlindo Neto. Com o título "Tatu bom de bola" e em ritmo de samba e com um pouco de xote e embolada, a música é cantada pelo próprio Arlindo Cruz com a participação de um coro de crianças.

Confira o vídeo:


_______________
Fonte: Globo.com

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Escolas da rede municipal de Foz do Iguaçu obtiveram média 7 no IDEB

O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é um indicador criado pelo Ministério da Educação (MEC) para medir a qualidade do ensino no país. A nota é divulgada a cada dois anos e mescla o resultado de testes de conhecimento dos alunos e as taxas de aprovação e reprovação.
A s escolas da rede municipal de Foz do Iguaçu obtiveram média 7, não é a maior média, já que esta pertence a Claraval, um pequeno Município mineiro de apenas 4 mil habitantes. Mas o que chama a atenção em Foz do Iguaçu são os projetos desenvolvidos pela prefeitura para aumentar o desempenho no IDEB. Segundo o prefeito Paulo Mac Donald, o primeiro passo foi a estrutura física. Cinco prédios foram construídos do zero, e 21 escolas foram reformadas ou ampliadas.
Todos os alunos da rede pública são avaliados por equipes da Secretaria da Educação pelo menos duas vezes por ano. Os 4º e 5º anos fazem provas no estilo IDEB. "É diagnóstico. Se não estiver bom, a gente toma as medidas necessárias", diz a secretária Joane Vilela.
A partir da avaliação, traça-se metas para o próximo IDEB de cada escola. As que cumprirem ganham 14º salários - todos os funcionários, do porteiro ao diretor.
Preocupada com a eficiência do sistema, a prefeitura implantou o "Projeto Fica" de combate à evasão escolar, que hoje é zero (em 2005 era de 2%). Assistentes sociais, psicólogos e fonoaudiólogos vão uma vez por semana a cada escola para acompanhar a frequência dos alunos e, se for o caso, visitar as famílias.
Junto com o controle da evasão, vieram aulas de reforço, no contra-turno - dadas por professores dedicados à tarefa. As turmas têm aulas de reforço pelo menos uma vez por semana.

Opino:

O fato de o Município de São José do Campestre ter figurado entre os piores IDEBs da região Agreste do Rio Grande do Norte causou indignação em alguns membros da administração municipal. A indignação seria até aceitável se viesse acompanhada de pelo menos um projeto com o objetivo de aumentar o rendimento das escolas da rede municipal no IDEB.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

*O pensamento e o pensador (por Joel dos Anjos)

"Não se pode falar de educação sem amor." - Paulo Freire

Algumas frases marcam. Muitos políticos se tornaram célebres pelas suas frases. Quem não se lembra do Juscelino Kubitschek e a sua famosa frase "O Brasil vai crescer cinquenta anos em cinco"? Juscelino falou com autoridade de quem sabia o que estava propondo ao país e a sua gente. Não foi uma frase solta ao acaso, desprovida de intencionalidade e compromisso.
Lembro-me que o último general-presidente João Baptista de Figueiredo disse preferir "o cheiro dos cavalos ao cheiro do povo". Uma frase que revela desprezo pelas massas, própria de uma elite arrogante e anti-povo.
A ex-primeira-dama do Brasil, Roseane Collor, disse se referindo à sua lua-de-mel: "vamos passar quinze dias no Egito e depois vamos ao Cairo".
Não tem jeito. Ingênuas, engraçadas, estúpidas, sofisticadas, pensadas, as frases estão aí e se engana quem pensa que mesmo as mais tolas não nos dizem nada. Por trás de cada frase está a alma do pensador e, por meio delas, é possível estabelecer, quando pouco, a sutil diferença entre aparência e essência, opinião e saber.
Quando o assunto é educação a regra é entender que o maior bem que uma cidade pode ter é seu povo educado. O educador Anísio Teixeira costumava dizer que "educação é vida no sentido mais autêntico da palavra". Basta dizer que Anísio Teixeira é considerado o maior idealizador das mudanças que marcaram a educação brasileira no século XX.
Para John Dewey "educação não é preparação para a vida, é a própria vida". O filósofo Comênio chamava as escolas de "oficinas da humanidade". Comênio foi o primeiro teórico a respeitar a inteligência e os sentimentos das crianças. Nomes como o de Comênio, John Dewey, Anísio Teixeira e Paulo Freire mudaram o jeito de pensar e fazer educação.
Mas alguma coisa falhou. Quando ouço alguém dizer que a "educação é o câncer de Campestre" - uma frase crua, absurda, inimaginável, que caminha na contramão de tudo que penso sobre educação - eu me pergunto sobre o que inspirou alguém a pensar tal coisa. Terão as escolas deixado de ser "as oficinas da humanidade"? Não. As escolas continuam a aprimorar a vida social, a ajudar na formação moral, a aperfeiçoar a personalidade, a transmitir conhecimento, a enriquecer o caráter, a libertar. Então, o que aconteceu?
O mestre Paulo Freire tinha razão: "não se pode falar de educação sem amor". Luc de Clapiers dizia que "os grandes pensamentos vêm do coração". Só os grandes pensamentos. A inimaginável frase não poderia jamais ter nascido do coração, mas da indiferença. Não digo do ódio, porque "o oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença", já nos ensinava o poeta.
Não terá sido a indiferença responsável pelo atraso do início do ano letivo? E essa mesma indiferença não terá atrasado o pagamento dos profissionais da educação? A irregularidade dos transportes escolares não será motivada pela indiferença? E a merenda escolar? racionada, de qualidade inferior, não tem chegado às escolas pelas mãos da indiferença?
Educação e desenvolvimento são palavras indissociáveis, curioso que ainda haja espaço para a indiferença. E aqui poderíamos acrescentar uma frase final: "Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido". E com esta certeza nos lançarmos na direção da reflexão, do pensamento, da liberdade, das sugestões da esperança.
____________
*Publicado em dezembro de 2010 e reeditado em setembro de 2012 - porque a indiferença para com a educação ainda existe...


Corpo é encontrado carbonizado após incêndio na favela do Moinho

O incêndio que atingiu a favela do Moinho, na região central de São Paulo, na manhã desta segunda-feira, deixou pelo menos uma pessoa morta. O corpo foi encontrado quando os bombeiros faziam o trabalho de rescaldo na área. Ele estava carbonizado, em meio aos escombros, sob o viaduto. O incêndio foi controlado por volta das 8h15.

Assista ao vídeo:


________
Fonte: R7

SP: incêndio de graves proporções atinge Favela do Moinho

Um incêndio atinge a Favela do Moinho, embaixo do Viaduto Engenheiro Orlando Murgel, na região de Campos Elísios, no Centro de São Paulo, na manhã desta segunda-feira.
Os barracos embaixo do Viaduto foram destruídos rapidamente, mas até por volta das 7h30 não havia informação de vítimas. Cerca de 40 homens do Corpo de Bombeiros faziam o combate às chamas em vários pontos. Eles receberam ajuda de moradores que tentavam retirar pertences de suas casas.
O vento e o tempo seco contribuem para a expansão das chamas. A cidade de São Paulo completa nesta segunda-feira 61 dias sem chuvas significativas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A comunidade foi atingida por um grave incêndio em dezembro de 2011 que abalou as estruturas do Edifício do Moinho, que precisou ser implodido pela Prefeitura.
______________
Fonte: G1 São Paulo

domingo, 16 de setembro de 2012

Porque hoje é domingo...

Ryan Hreljac - o menino que matou a sede de meio milhão de africanos

Ryan nasceu no Canadá, em maio de 1991. Quando pequeno, na escola, com apenas seis anos, sua professora lhe falou sobre como viviam as crianças na África.
Profundamente comovido ao saber que algumas crianças até morriam de sede, sendo que para ele próprio bastava ir a uma torneira para ter água limpa, Ryan perguntou a professora quanto custaria para levar água para a África. A professora lembrou que existia uma organização chamada "WaterCan", que poderia fazer poços custando cerca de 70 dólares.
Quando chegou em casa, foi direto falar com sua mãe, Susan, e disse que necessitava de setenta dólares para comprar um poço para as crianças africanas. Susan disse que ele deveria conseguir o dinheiro pelo seu esforço, e deu-lhe tarefas em casa com as quais Ryan ganhava alguns dólares por semana.
Finalmente, quando reuniu os setenta dólares e foi para a WaterCan, ficou sabendo que o custo real da perfuração de um poço era de dois mil dólares. Sua mãe deixou claro que não poderia lhe dar esse dinheiro, mas Ryan não se rendeu e prometeu que conseguiria os dois mil dólares.
Ryan passou a realizar tarefas na vizinhança e acumulando o dinheiro, o que contagiou seus irmãos, vizinhos e amigos, que passaram a lhe ajudar até ele conseguir o dinheiro necessário. E em janeiro de 1999 foi perfurado um poço numa vila ao norte de Uganda.
Quando o poço ficou pronto, a escola de Ryan começou a se corresponder com uma escola que ficava nas proximidades do poço. Assim Ryan conheceu Akana, um jovem que tinha que vencer muitas dificuldades para poder estudar. Ryan, cativado, quis conhecer Akana. E em 2000, chegou ao povoado onde foi recebido por centenas de pessoas que formavam um corredor e gritavam seu nome.
- Sabem meu nome? - Ryan, surpreso, pergunta ao guia.
- Todo mundo que vive 100 quilômetros ao redor, sabe. - respondeu o guia.
Hoje, com 21 anos, Ryan tem sua própria Fundação e já levou mais de 400 poços para a África. Encarrega-se também de proporcionar educação e de ensinar aos nativos a cuidar dos poços e da água.
Um garoto de seis anos e um sonho... precisa dizer mais?
_________
Mensageiro Web

sábado, 15 de setembro de 2012

Charge...


Para refletir:

"No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz."






(Ayrton Senna)

Manuel du Bocage

"Magro, de olhos azuis, carão moreno" como o poeta se auto-retratou e como o pintor (Elói) o viu (Câmara Municipal de Setúbal)

Em 15 de setembro de 1765, em Setúbal, nascia Manuel Maria de Barbosa I'Hedois du Bocage, um dos maiores representantes do arcadismo lusitano.

Chorosos versos meus desentoados,
Sem arte, sem beleza e sem brandura,
Urdidos pela mão da desventura,
Pela baça tristeza envenenados:

Vede a luz, não busqueis, desesperados,
No mundo esquecimento a sepultura;
Se os ditosos vos lerem sem ternura,
Ler-vos-ão com ternura os desgraçados:

Não vos inspire, ó versos, cobardia
Da sátira mordaz o furor louco,
Da maldizente voz e tirania:

Desculpas tendes, se valeis tão pouco,
Que não pode cantar com melodia
Um peito de gemer cansado e rouco.
_____________
"O autor aos seus versos" (Bocage)

Câmeras de circuito interno flagram ex-presidiário sendo morto a tiros

Um ex-presidiário de 25 anos foi assassinado na manhã de ontem, sexta-feira, no bairro do Cruzeiro, em Campina Grande. O circuito interno de câmeras de um posto de combustível flagrou o crime.
De acordo com a polícia, Tassio Felipe dos Santos Rodrigues, foi perseguido por homens em uma moto e quando tentava fugir dos criminosos, ele invadiu um posto de combustíveis e roubou uma motocicleta.
Na hora da fuga, o acusado foi alvejado com vários disparos. Ele morreu na hora.
A polícia informou que o ex-presidiário já cumpriu pena por assalto a banco. Os homicidas não foram identificados.

Assista ao vídeo:


_________________
Fonte: Correio da Paraíba

Mulher expele tumor maligno ao tossir

Uma inglesa de 38 anos, eliminou um tumor maligno ao tossir. Segundo informações do site Daily Mail, Claire Osbom só descobriu que estava doente depois de levar aos médicos o caroço de dois centímetros que saiu de sua garganta. Os exames revelaram que o nódulo era um adenocarcinoma - um tipo agressivo de tumor que pode atingir a boca e a garganta.
Após o diagnóstico, Claire teve que p0assar por uma cirurgia e chegou a ouvir dos médicos que tinha 50% de chances de sobreviver à doença. No mês de fevereiro, os exames já não identificavam mais nenhum rastro do tumor. E na semana passada, um novo exame confirmou que ela não tem sinais de câncer.
"Se eu não o tivesse tossido para fora, ele poderia ter se espalhado por algum outro órgão," afirmou Claire ao Jornal "Daily Mail". Esse processo de avanço do câncer pelo corpo se chama metástase e, ao fim, leva à morte.
A mulher, que chegou a economizar dinheiro para o próprio funeral, disse que mudou sua maneira de ver o mundo. "Sinto que foi um milagre. Sinto que nasci de novo, tudo mudou. Realmente acho que tive uma segunda chance na vida", completou. Um ano depois, Claire consegue levar uma vida normal ao lado dos seis filhos.
__________________
Fonte: Correio da Bahia

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Tantas perguntas...

Comenta-se que na próxima sexta-feira o ministro Garibaldi Alves Filho estará em São José do Campestre. O que dirá o ministro? Concordará o ministro com o atraso no pagamento dos profissionais da educação? Concordará ele com a falta de merenda nas escolas e com a irregularidade dos transportes escolares? Que argumento usará para pedir voto para o seu candidato? Saberá o ministro que as escolas não dispõem sequer de material de expediente? Que falta remédio no hospital e que é constante a falta de médicos? Estará o ministro a par das manifestações que o trabalhador precisa fazer para garantir o pão de cada dia? Falará o ministro na greve dos professores? Em que estará pautado o seu discurso? Ignorará o ministro os sérios problemas porque atravessa São José do Campestre e se limitará a falar da ponte por onde não passa nem pessoas nem veículos, passa apenas a falta de respeito pelo cidadão campestrense? Dirá o ministro que Campestre está no caminho certo?

Editorial

A luta dos professores da rede municipal que aderiram à greve não é por aumento de salário. Tampouco estamos defendendo bandeira ou sigla partidária. Nossa luta é pelo resgate de um direito de todo trabalhador: o de receber em dia pelo trabalho realizado.
Nossa luta é também por uma merenda diária e de qualidade, e por um transporte escolar eficiente e regular. É, portanto, uma luta em defesa de uma educação de qualidade e por respeito aos profissionais da educação.
Valorizar o professor é respeitá-lo. É oferecer-lhe motivação e condições para realizar a gratificante tarefa de "preparar os homens do futuro".
Entendemos que educação e desenvolvimento são palavras indissociáveis. Não existe na história da humanidade registro de um povo que tenha alcançado o desenvolvimento sem que tenha dado a devida atenção à educação. O abandono à educação passa inevitavelmente pela falta de compromisso com o futuro.
Infeliz é o povo cujo governo trata a educação com desprezo.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Pense nisso:

Não garantir o transporte escolar para os estudantes não é certo...

... E nem este é o caminho!

Prefeito morre de enfarte fulminante durante campanha no Piauí

O prefeito de Joca Marques, 440 quilômetros ao Norte de Teresina, no Piauí, faleceu depois de sofrer um enfarte fulminante nesta quarta-feira (12). Edilberto de Aguiar Marques (PTB), 64 anos, disputava a reeleição.
Ele chegou ser socorrido no Hospital Gerson Castelo Branco, em Luzilândia, mas não resistiu.
Edilberto foi o primeiro prefeito da cidade de Joca Marques, após a emancipação do município, em 1994, e o governo de transição, chefiado pela filha dele, Janaína Marques. Antes disso, a cidade fazia parte de Luzilândia.
Com pouco mais de 12 anos de autonomia, a cidade conta com uma população de 5 mil habitantes, sendo quase 4 mil eleitores, segundo dados do censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
________
Fonte: G1

Mulher tenta invadir Palácio do Planalto e diz querer se "casar" com Dilma

A calma do Palácio do Planalto foi quebrada no início da noite de ontem (11), quando a jovem Edmeire Celestino da Silva, de 29 anos, subiu parte da rampa externa, na tentativa de entrar no prédio. Aparentemente embriagada, de pés descalços e calçando apenas meias, ela foi imediatamente contida pela segurança presidencial. Ela dizia que queria casar com a presidenta Dilma Rousseff. "Eu ia sequestrar ela [sic] e não ia soltar nunca mais. Ela é o meu amor", afirmou a invasora, que também chegou a dizer: "Eu sou marido da Dilma Vana Rousseff".

Enquanto aguardavam um carro do Corpo de Bombeiros para levá-la ao hospital, Edmeire dizia palavras sem nexo para as câmeras de televisão e fotógrafos. A única coisa inteligível foi que queria casar com com Dilma, de quem portava uma fotografia no bolso, juntamente com a carteira de identidade.
Foi a segunda tentativa, somente ontem, de Edmeire para entrar no Palácio do Planalto. Pela manhã, momentos antes da solenidade de anúncio da redução de preços no consumo de energia elétrica, ela já havia sido contida pela segurança, antes mesmo de subir a rampa.

____________________________
Fontes: Agência Brasil e Agência Estado

Charge...


terça-feira, 11 de setembro de 2012

Pense nisso:

Deixar faltar merenda nas escolas não é certo...

... E nem este é o caminho!

Para refletir:

Deixar de pagar ao trabalhador não é certo...

...E nem é este o caminho!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Os seis portões do inferno

"Inferno: esse abismo de morte, condenação e maldade realmente existe? Pessoas de todos os tempos e de diferentes culturas acreditam que há lugares na Terra que são passagens para o submundo. Uma rede de passagens no planeta que levam aos portões do inferno."
No documentário a seguir você vai conferir que alguns lugares como o Monte Massaya, as Cavernas Xibalta e Hade, os Vulcões Hekla e Erta Ale e o Purgatório de S. Patrício são lugares que antigas civilizações acreditavam ser a entrada para o mundo dos mortos.

Confira o documentário:

domingo, 9 de setembro de 2012

Porque hoje é domingo...

Filho preferido...

Certa vez perguntaram a uma Mãe qual era seu filho preferido, aquele que ela amava mais. Ela deixando entrever um sorriso respondeu:
"Nada mais é volúvel que um coração de Mãe. E, como Mãe, respondo-lhe:
O filho preferido, aquele a quem me dedico de corpo e alma...
É o meu filho doente, até que sare.
O que partiu, até que volte.
O que está cansado, até que descanse.
O que está com fome, até que se alimente.
O que está com sede, até que beba.
O que está estudando, até que aprenda.
O que está nu, até que vista.
O que não trabalha, até que se empregue.
O que namora, até que se case.
O que casa, até que conviva.
O que é pai, até que crie.
O que prometeu, até que cumpra.
O que deve, até que pague.
O que chora, até que se cale".
E já com um semblante bem distante daquele sorriso, completou:
"O que já me deixou, até que o reencontre..."

sábado, 8 de setembro de 2012

Pense nisso:

"Liderança é fazer o que é certo quando ninguém está olhando."

Queimadas: sentença dos acusados do estupro coletivo sairá na próxima semana

A juíza da comarca de Queinadas, Flávia Baptista Rocha, deverá decretar na próxima semana, a sentença dos sete acusados de envolvimento no estupro coletivo de cinco mulheres e a morte de duas delas, ocorrido no mês de fevereiro. Na próxima quinta-feira, membros da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) de Brasília, virão à cidade para acompanhar o andamento do caso. A CPMI é presidida pela deputada federal de Minas Gerais, Jô Moraes e a relatora é a senadora de Espírito Santo, Ana Rita. Na sexta, os integrantes da CPMI irão para a Assembleia Legislativa (ALPB).
De acordo com a secretária da juíza Flávia Baptista, Débora Santos, os advogados de defesa dos acusados, Eduardo Pereira dos Santos e Luciano Pereira dos Santos, concluíram as alegações finais na semana passada e devolveram o processo à juíza. Com isso, a magistrada está finalizando a sentença dos sete acusados da "barbárie".
Na quinta-feira, a juíza Flávia Baptista, o promotor Marcio Teixeira e a delegada Cassandra Duarte participarão de uma audiência com os deputados e senadores que integram a CPMI de combate a violência contra as mulheres. A Comissão chegará à Paraíba pela manhã e irá à Queimadas a tarde para o encontro.
_________________
Fonte: Correio da Paraíba

Para refletir:

"A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las."

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Colisão de nuvens molecular cria "espiral" no espaço

Astrônomos japoneses descobriram uma nuvem molecular - formação no espaço compostas por gás e poeira na forma molecular e que dá origem às estrelas - com um formato em espiral que eles apelidaram de "rabo do porco".
A nuvem, localizada no centro da Via Láctea, possui um volume gigante de gás, centenas de milhares de vezes maiores que o Sol e distante 30 mil anos luz do nosso sistema solar.
Segundo Tomoharu Oka, professor do departamento de física da Universidade de Keio, em Tóquio, o fenômeno teria sido a partir da colisão de duas nuvens moleculares gigantes.
Oka explica que a colisão de nuvens é comum, mas foram raras as vezes que ela resultou em uma formação tão peculiar no espaço.
"O fenômeno é raro. Apenas duas outras formações helicoidais já foram vistas na galáxia," contou á BBC Brasil o professor Oka.
Os pesquisadores dizem acreditar que, por causa do choque, uma linha perpendicular em forma de tubo, com força magnética, foi formada entre as nuvens e depois "torcida e espremida para se tornar uma estrutura helicoidal durante o contato de fricção".
A pesquisa indicou que o gás molecular foi capturado pelo tubo magnético, formando assim a espiral.
A formação inusitada observada pelos cientistas no Observatório Astronômico Nacional do Japão pode um dia virar uma estrela.
________
Fonte: R7

Casa onde o patriarca da Independência do Brasil morou está à venda

A casa onde José Bonifácio de Andrada e Silva - o patriarca da Independência do Brasil - passou os últimos anos de sua vida está à venda. Localizada na Ilha de Paquetá, na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, a residência com seis quartos - situada em uma chácara de 4 mil metros quadrados - pode ser adquirida por 1,2 milhão. O imóvel é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Os livros de história relatam que após ser afastado da tutoria de D. Pedro II e preso por supostamente liderar um complô para trazer D. Pedro I de volta ao Brasil, José Bonifácio foi levado em 1833 para a casa em Paquetá para cumprir pena em regime domiciliar. De lá, só saiu cinco anos depois para morar na cidade de Niterói, onde morreu.
Atualmente, a casa pertence à família Ajuz, de origem árabe, que a comprou na década de 1930 para passar as férias. Na época, a residência já era de um dono que não tinha ligações com José Bonifácio. Os sete herdeiros, outrora adolescentes que passavam verões na chácara, envelheceram e perderam o hábito de ir ao local.
________________
Fonte: último Segundo

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

"Lulas" e "Dilmas" (por Ruy Castro)

Levantamento da Folha revelou que, dos 455.796 candidatos a prefeito ou vereador no próximo dia 7 de outubro, 117 apresentam-se aos eleitores como "Lula" e 148 como "Dilma". Nada demais nisso se a maioria desses "Lulas" for de Luízes na carteira de identidade. Lula é uma corruptela frequente para Luiz, principalmente no Nordeste, e Dilma, percebe-se agora, é um nome mais comum do que se pensava - muito mais comum.
O problema é se o "Lula" acoplado ao nome do candidato tiver sido um acréscimo recente, e nem sua família souber que ele é chamado assim nas rodas de cerveja ou de sinuca. Nesse caso, a marca Lula junto ao nome verdadeiro do candidato será de um sórdido oportunismo por parte deste, assim como uma prova de sua confiança na ignorância do eleitor. O que se pode esperar de um candidato, mesmo a vereador, que manifesta tal desprezo pela inteligência de quem vota nele?
Quanto a súbita multidão de Dilmas, não deve ser só coincidência, é possível que muitas tenham sido estimuladas a se candidatar apenas pelo fato de se chamar Dilma - como isto pudesse induzir o eleitorado de Cafundó do Mato Dentro a acreditar que a mulher que eles veem diariamente na televisão, esbravejando com os ministros em Brasília, seja a mesma que promete resolver osa seus problemas de esgoto ou de buraco na rua.
A Folha contabilizou os "Lulas" por partido, e não é surpresa constatar que a maioria é do PT - embora o partido que tem o Lula original, primeiro e único, devesse ser o maior interessado em impedir que cabeças de bagre usassem "Seu" santo nome em vão. Mas, enfim, ninguém pode ser proibido de se chamar Lula. Interessante é constatar que, no Brasil atual, há mais mulheres querendo ser Dilma -148 - do que homens tentando se passar por Lula - 117.
_________________
Fonte: Folha de São Paulo

Projeto com 10% do PIB para educação vai ao senado

O governo sofreu nova derrota no debate sobre o Plano Nacional de Educação. Após ver a comissão especial que tratou do tema de elevar para 10% do Produto Interno Bruto (PIB) a meta de investimento em educação, a ser alcançada no prazo de dez anos, o Palácio do Planalto coordenou um movimento para que deputados apresentassem um recurso para impedir que o projeto seguisse diretamente para o Senado, tendo antes de passar por análise do plenário da Câmara. N a segunda-feira, 3, porém, 46 dos 80 deputados que assinaram o documento retiraram o apoio e o recurso foi arquivado. Com isso, o projeto agora seguirá para debate no Senado.
A retirada foi comandada pelo líder do PDT, André Figueiredo (CE). Integrante da base, ele criticou o governo por ter se colocado contra a proposta. O Palácio enviou o projeto com meta de 7%. "Quem deseja uma educação de qualidade não pode jamais ser contra a elevação do investimento", argumentou. Segundo ele, esse argumento foi usado para convencer os colegas a desobedecerem a orientação do executivo.
O líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT - SP), lamentou a derrota. "O que o governo queria era fazer o debate no plenário da Câmara, mas infelizmente não conseguimos", disse ele ao Estado. A expectativa do governo agora é tentar avançar nas discussões no Senado, onde, pelo regimento, o projeto terá de ser votado em comissões e no plenário. Se forem feitas mudanças, a proposta retornará para a Câmara.
____________
Fonte: Estadão

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Mulheres tendem a ser mais felizes do que os homens

É uma questão de genética. Na Universidade do Sul da Flórida, pesquisadores analisaram o DNA de 345 pessoas - 193 mulheres e 152 homens. Eles investigaram a relação entre felicidade e um gene chamado monoamina oxidase A (MAOA), responsável por controlar a atividade de enzimas que quebram duas substâncias de prazer e bem-estar: dopamina e serotonina. A versão menos ativa desse gene faz com que estes dois neurotransmissores fiquem mais tempo no cérebro. Ou seja, você se sente melhor por mais tempo.
Só que isso só funciona nas mulheres. Depois de avaliar outros fatores, como idade, educação, renda financeira e um questionário sobre felicidade, os pesquisadores perceberam que aquelas que tinham a versão "light" do gene eram mais felizes. Mas entre os homens isso não fazia a menor diferença. Os cientistas desconfiam que a culpada seja a testosterona: ela apaga os efeitos positivos do gene.
"Talvez os homens sejam mais felizes antes da adolescência, quando os níveis de testosterona são menores," diz Henian Chen, líder da pesquisa. Por conta disso, segundo o estudo, as mulheres tendem a mostrar uma média maior de felicidade durante toda a vida. Vale lembrar que algumas delas têm a variação mais pesada do gene, o que não ajuda em nada na hora de ser feliz.
______________________________
Fonte: Super Interessante (por Carol Castro)