quinta-feira, 31 de maio de 2012

Foi eterno enquanto durou

Ronaldinho não é mais mengão. O jogador através da advogada, Gislaine Nunes, entrou na justiça solicitando a rescisão do seu contrato com o clube carioca e conseguiu uma liminar para ser liberado. Especula-se que o meia teria solicitado o pagamento de 40 milhões. A advogada, porém, preferiu não revelar o valor solicitado. Segundo ela, o valor da cobrança é segredo de justiça.
Em sua passagem pelo flamengo, Ronaldinho disputou 74 jogos, marcou 28 gols e conquistou apenas um título, o campeonato carioca de 2011.

O que levou o canibal de Miami a atacar morador de rua?

A polícia de Miami ainda está investigando o chocante caso do homem que comeu o rosto do outro antes de ser morto a tiros, no último sábado (na foto, Rudy e Ronald, algoz e vítima foram encontrados nus).
O homem que realizou o ataque, identificado como Rudy Eugene, 31 anos, estava completamente nu quando o evento ocorreu.
De acordo com fontes médicas, Eugene comeu as orelhas, nariz, um globo ocular e parte do rosto da vítima, identificado como Ronald Poppo, um mendigo de 65 anos que vivia perto da rampa da ponte onde o ataque ocorreu.
Poppo, que permanece em estado crítico no Jackson Memorial Hospital, em Miami, depois de perder 75% do rosto, aparentemente não conhecia seu agressor.
No passado, ambos tiveram vários problemas com a lei por pequenos crimes. Agora, com Rudy morto e Ronald lutando por sua vida, as autoridades podem apenas especular sobre o que levou Rudy a cometer o crime.
Segundo o ciclista Larry Vega, ele estava caminhando ao lado de uma das rampas da Ponte McArthur, quando viu algo estranho.
"O cara arrancava pedaços do outro com a boca". Então eu disse: sai daí. O cara continuou comendo o outro,rasgando a pele." Explicou Vega para uma rede de TV local.
O homem chamou a polícia e quando um policial chegou e tentou interromper a ação, o canibal levantou a cabeça com um pedaço de carne na boca, ignorou-o e continuou a comer o rosto do outro homem, que também estava deitado no chão, nu.
Em seguida, o policial puxou a arma e efetuou diversos disparos. Eugene só deixou a vítima depois de receber múltiplos ferimentos de bala.
Entre as substâncias a serem consideradas com os gatilhos de ataques brutais são citadas cocaína, ecstasy e "sais de banho". Esta última vendida ilegalmente em pacotes semelhantes ao de sais de banho convencionais
O detalhe que levou especialistas a considerar a possibilidade de Rudy ter estado sob a influência de alguma droga no momento do crime é que ele estava completamente nu. Segundo os especialistas o consumo de drogas como ecstasy, cocaína e "sais de banho" produz um aumento da temperatura do corpo.
"Quem consome essas drogas tem a sensação de estar queimando por dentro, então se despe, ou tenta se refrescar pulando na água," disse o médico Paul Adms, à BBC.
Por agora devemos esperar para saber o que levou Eugene a cometer um crime que deixou perplexos os norte-americanos. Os resultados dos exames de toxicologia serão conhecidos dentro de algumas semanas.
______________
Fonte: BBC Brasil

31 de maio: Dia Mundial de Combate ao Tabagismo

Cigarro não combina com a saúde do planeta. Nem com a sua.

Basta manter um cigarro aceso para poluir o ambiente. A fumaça do cigarro mais de 4700 substâncias tóxicas, incluindo arsênio, amônia, monóxido de carbono (o mesmo que sai do escapamento dos veículos), substâncias cancerígenas, além de corantes e agrotóxicos em altas concentrações. Imagine a quantidade de toxidade que várias pessoas fumando deixam no planeta.
Além dos danos à saúde (como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose e catarata entre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo), ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade: uso de agrotóxicos, adoecimento dos fumicultores, inclusive crianças e adolescentes, desmatamento, incêndios, resíduos urbanos e marinhos.
Os agricultores são vítimas de doenças causadas pelos pesticidas e pelo manuseio da folha de tabaco (doença do tabaco verde, com sintomas que incluem náusea, vômito, fraqueza, dor de cabeça, tonteira, dores abdominais, dificuldade para respirar e alteração na pressão sanguínea). Dentre as crianças e adolescentes de 5 a 15 anos envolvidas em atividades agrícolas na região sul do Brasil, 14% trabalham no cultivo do tabaco, ficando expostas a grandes quantidades de agrotóxicos.
Nos países em desenvolvimento, o desmatamento devido ao plantio e secagem das folhas do tabaco correspondem a 5% do total. Para cada 300 cigarros produzidos, uma árvore é sacrificada. O fumante de um maço de cigarros por dia consome duas árvores em um mês.
Pelo menos 25% dos incêndios rurais e urbanos são causados por pontas de cigarros. Os filtros, por sua vez, estão carregados de materiais tóxicos que podem demorar mais de cinco anos para se decompor.
As pontas de cigarros são levadas pelo chuva para rios, lagos, oceanos, matando peixes, tartarugas e aves marinhas que podem ingeri-las.
O Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987 e é uma data que tem como objetivo divulgar para a população os perigos do uso do tabaco, as estratégias das a campanhas para seduzir os jovens a iniciarem no tabagismo, assim como as ações que a OMS desenvolve para controlar a epidemia do tabagismo no mundo.
Clique no link abaixo e veja passo a passo como deixar de fumar:


_______________________________
Fonte: Instituto Nacional de Câncer (INCA)


quarta-feira, 30 de maio de 2012

Ainda uma vez o artigo 55

Estamos às vésperas do 6º mês do ano sem que nenhuma atitude tenha sido tomada com relação ao artigo 55 do Estatuto do Servidor. Alguns advogados já acenaram sobre a inconstitucionalidade do artigo, orientando, inclusive, para a necessidade de se está investido no mesmo cargo há seis anos para ter a gratificação incorporada aos salários. Ou seja, só tem direito à incorporação quem passou seis anos no mesmo cargo, seja como diretor, vice-diretor ou coordenador pedagógico. E tudo isso levando em conta a constitucionalidade do artigo. Partindo ainda da hipótese de o artigo ser constitucional, a gratificação seria aplicada aos salários à razão de 20% ao ano até se atingir o limite de 100%.
Todos esses pontos precisam ser esclarecidos. E é urgente que se faça. Não entendo como um assunto tão importante, que interferirá negativamente no futuro da educação campestrense não tenha recebido ainda a necessária e devida atenção.
Mesmo à parte, mesmo sendo inconveniente, não jogarei a toalha como se diz. A história se assenta num tripé: passado, presente e futuro. E o futuro está a cobrar de nós uma atitude não uma omissão.

Suposto estuprador é morto e esquartejado em João Pessoa

Um crime bárbaro chamou a atenção da polícia na noite desta terça-feira (29) no bairro funcionários I em João Pessoa. Um homem suspeito de de estupro foi assassinado e teve o corpo esquartejado.

Nas nádegas da vítima foi deixado um bilhete afirmando: "Estuprador tem que morrer assim".
Segundo informações do Repórter Emerson Machado, TV Correio, por volta das 22h40 moradores da Comunidade Alvorada viram quando um carro parou e jogou um saco no meio da rua.
As pessoas foram até o local e quando o saco foi aberto encontraram um homem esquartejado. Até o momento a vítima não foi identificada.
___________________
Fonte: Correio da Paraíba

Mercedes faz "dispensas" por cinco meses

A Mercedes-Benz vai suspender por até cinco meses o contrato de trabalho de 1,5 mil funcionários na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. A montadora usa o mecanismo pela primeira vez em sua história de mais de cinquenta anos no país. O anúncio vem no rastro de uma série de medidas e acordos trabalhistas feitos por fabricantes de veículos pesados para ajustar a produção à queda das vendas. Segundo o sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a Scania fez acordo para suspender a produção por 20 dias. Na Ford, que usa o banco de horas para adequar sua atividade, foram feitas 21 de um total de quarenta paradas previstas para até dezembro. Em Curitiba, a Volvo interromperá por seis dias a produção de caminhões.
__________________
Fonte: Valor econômico

Carola, mas nada santo

Em depoimento, Demóstenes confessou que até a conta do telefone Nextel que ganhou de Cachoeira foi paga pelo bicheiro. Mas, acredite, alegou desconhecer as atividades criminosas do contraventor. Por três vezes evocou o sambista Ismael Silva - "Nem tudo que se diz se faz" -, tentando desqualificar as tramoias flagradas em escutas pela Polícia Federal. E até apelou para a fé: "Sou carola". Nada disso comoveu a Comissão de Ética do Senado, que deve recomendar sua cassaçaõ. A esperança do senador é a votação secreta no plenário. Na CPI, um avanço: foi aprovada a quebra do sigilo da Delta no país.
___________________
Fonte: Correio Braziliense

A guerra do mensalão - "Brasil não é a Venezuela onde Chávez prende Juiz"

Ministro Gilmar Mendes diz que pressão sobre STF é coisa de gângster

Num clima acirrado pela iminência do julgamento do mensalão, o ministro Gilmar Mendes, do STF, afirmou que existe uma tentativa de controlar e enfraquecer a corte. Ao Jornal O Globo, disse: O Brasil não é a Venezuela de Chávez; ele mandou até prender juiz". Para Gilmar, o objetivo é atingir a independência do STF: "O intuito, obviamente, -, é afetar a própria instituição, trazê-la para a vala comum". Repetiu que o ex-presidente Lula o pressionou a adiar o julgamento e o acusou de centralizar a divulgação de informações falsas contra ele, numa manobra que associou a gângsteres. O PT conclamou a militância a defender Lula, que não se pronunciou. A oposição quer o ex-presidente na CPI. A Procuradoria Geral mandou para o MP do DF o pedido de investigação sobre Lula.
____________
Fonte: O Globo

terça-feira, 29 de maio de 2012

Pai entrega bebê depois de 14 horas de cativeiro

Em depoimento na delegacia na noite desta terça-feira (29), o homem que manteve a filha bebê em cativeiro por mais de 14 horas afirmou que só cometeu o crime porque estava drogado. Segundo Jardelson Freitas de Souza, ele teria consumido 5 gramas de cocaína na noite de ontem. De acordo com a Polícia Militar, ele usou drogas durante a tarde em que manteve a criança de um ano e dois meses refém, em Samambaia Sul. No cativeiro, a polícia encontrou uma faca e um revólver calibre 38 carregado. "Ouvi vozes que diziam que iriam me matar", contou o homem. Segundo o delegado-chefe Mauro Aguiar da 32ª DP, ele vai responder por sequestro e cárcere privado, porte e disparo de arma de fogo e também pode ser enquadrado na lei Maria da Penha (que trata da violência a entes familiares). Se condenado, pode pegar de três a doze anos de prisão.
___________________
Fonte: Correio Braziliense

Máquinas mortais 4

Juntos num só ritmo

A Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 anunciaram oficialmente na noite desta terça-feira, a frase "Juntos num só ritmo" - "All in one rhythm", em inglês - como slogan da competição. O anúncio foi feito no Rio de Janeiro, ao fim de um dia de reuniões entre membros da Fifa e do COL. Nesta quarta-feira, às 11 horas da manhã, também na cidade do Rio de Janeiro, será divulgada a tabela da copa das confederações de 2013.
Das reuniões, realizadas na sede do COL, participaram integrantes do órgão como os ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.
O lançamento do slogan foi seguido de um vídeo produzido pela TV Globo, com trinta segundos, com imagens de pontos turísticos do Brasil, crianças jogando bola e muita alegria, ao som de samba. Ronaldo, Robinho, Neymar, e também o argentino Lionel Messi, aparecem no vídeo. A frase também terá versões em espanhol, francês e alemão. Todas foram registradas em um escritório europeu responsável por patentes.
O slogan, criado pela agência de comunicação brasileira Aktuell, é muito mais do que um lema. Ele representa a mentalidade que está por trás de todos os aspectos da organização do torneio. Além disso, influenciará a elaboração das músicas-tema das Fan Fest e as cerimônias de abertura e de encerramento
"O slogan é um convite para que todos os brasileiros se unam e celebrem o imenso sentimento de orgulho pela posição que o nosso país ocupa no cenário global e pelo nosso papel como anfitriões da Copa do Mundo", afirmou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. "Também é um convite a todos, brasileiros, visitantes estrangeiros, para que, ao longo do torneio, encontrem e explorem o novo ritmo do Brasil: o ritmo da união e da diversidade, da inovação, da natureza, do futebol e da cultura brasileira".
_____________
Fonte: Estadão

Pai mantém filha refém há treze horas

Jardelson Freitas de Souza mantém a própria filha refém há treze horas dentro de casa em Samambaia Sul, localizada a 35 quilômetros de Brasília. Os negociadores tentam convencê-lo a se entregar. Ele havia feito uma barreira de móveis na frente da casa, mas os policiais conseguiram invadir, e o sequestrador está agora dentro de um quarto com a filha de um ano e dois meses.
A criança não se alimentava desde às 7h. A sobrinha de Jardelson, Daiana Freitas, de 21 anos, conseguiu convencê-lo a dar de comer a filha. O negociador da polícia providenciou leite quente e ele concordou em alimentar a filha.
Segundo a polícia, o homem tem ficha criminal por tráfico de drogas e assalto. Ele brigou com a mulher depois de usar cocaína.

Justiça concede condicional ao goleiro Bruno

A justiça de Minas Gerais concedeu na tarde desta terça-feira (29) a liberdade condicional ao goleiro Bruno Fernandes referente ao processo de cárcere privado e lesão corporal de Eliza Samudio, pelo qual o atleta foi condenado pela justiça do Rio de Janeiro a 4 anos e seis meses de prisão. Mas para deixar a prisão, o jogador ainda depende do julgamento de um pedido de habeas corpus pelo Supremo Tribunal Federal (STF) relacionado ao desaparecimento e morte de Eliza. Na sessão de análises de pedidos de habeas corpus do Supremo desta terça-feira, o processo do goleiro não estava na pauta.
O pedido de liberdade condicional foi julgado pelo juiz Wagner Cavalieri, da Vara de Execuções Criminais de Contagem, na região metropolitana de de Belo Horizonte, devido ao fato de o goleiro estar detido na Penitenciária Nelson Hungria, na mesma cidade. De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) na condenação do Rio de Janeiro, Bruno já tinha direito à liberdade condicional desde janeiro deste ano pelo tempo de pena cumprida, mas nenhum pedido havia sido feito anteriormente.
Após se entregar à polícia no Rio de Janeiro, Bruno foi transferido em 8 de julho de 2010 para Minas Gerais, onde a polícia investigava o sumiço da modelo vista pela última vez no sítio do goleiro em Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte. Por determinação da justiça mineira, desde então, o atleta cumpre prisão provisória no processo de morte e desaparecimento de Eliza Samudio.
O advogado Francisco Simim, responsável pela defesa do goleiro, informou aso G1 que independentemente da decisão em relação à liberdade condicional, Bruno continuará detido por causa do mandado de prisão preventiva expedido pela justiça de Minas Gerais.

Polícia divulga foto do canibal de Miami

O homem que sábado passado foi morto pela polícia depois de ser apanhado praticando atos de canibalismo, foi identificado como sendo Ruby Eugene, de 31 anos, um afroamericano com história de tráfico e consumo de drogas.
O canibal atacou, no sábado, uma pessoa em uma avenida movimentada de Miami. Eugene foi morto com pelo menos seis tiros por não obedecer às ordens da polícia para se afastar do homem atacado. Ambos estavam nus.
O homem atacado por Eugene, cuja identidade não foi revelada, continua internado em estado grave. Ele perdeu pele, teve o nariz mordido e os olhos arrancados.
Investigações dão conta de que no dia do crime o canibal estava sob efeito de uma nova droga conhecida como "sais de banho".
Larry Vega, uma das testemunhas ouvidas pela rede de televisão Fox, contou que estava passando de bicicleta pelo local quando viu o canibal "arrancando pedaços de carne da vítima com a boca".
Ruby Eugene começou a ter problemas com a polícia quando tinha 16 anos quando foi acusado de agredir um outro jovem. Desde então foi preso sete vezes em cinco anos. Sua ex-mulher, Janney Ductant, em declarações à imprensa disse "Não diria que tinha problemas mentais, mas ele achava sempre que toda a gente estava contra ele".

Brasil tem a 4ª população carcerária do mundo

Com cerca de 500 mil presos, o Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo e um sistema prisional superlotado. O deficit de vagas (quase 200 mil) é um dos principais focos das críticas da ONU sobre desrespeito a direitos humanos no país.
Ao ser submetido na semana passada pela Revisão Periódica Universal - instrumento de fiscalização do Alto Comissariado do Direitos Humanos da ONU - o Brasil recebeu como recomendação "melhorar as condições das prisões e enfrentar o problema da superlotação".
Segundo a organização não-governamental Centro Internacional para Estudos Prisionais (ICPS, na sigla inglesa), o Brasil só fica atrás em número de presos para os Estados Unidos (2,2 milhões), China (1,6 milhão), e Rússia (740 mil).
"Pela lei brasileira, cada preso tem que ter no mínimo seis metros quadrados de espaço (na unidade prisional). Encontramos situações em que cada um tinha só 70 cm quadrados", disse o deputado federal Domingos Dutra (PT-MA), que foi relator da CPI do Sistema Carcerário, em 2008.
Segundo o deputado, a superlotação é inconstitucional e causa torturas físicas e psicológicas.
"No verão, faz um calor insuportável e, no inverno, muito frio. Além disso, imagine ter que fazer suas necessidades com os outros 49 da cela observando ou ter que dormir sobre o vaso sanitário."
De acordo com o deputado, durante a CPI, foram encontradas situações onde os presos dormiam junto com porcos, no Mato Grosso do Sul, e em meio a esgotos e ratos, no Rio Grande do Sul.
Porém, abusos de direitos humanos não ocorrem somente devido ao deficit de vagas. Em todo o país, há denúncias de agressões físicas e até tortura contra detentos praticadas tanto por outros presos quanto por agentes penitenciários.
______________
Fonte: BBC Brasil

"Notáveis" aprovam plantio de maconha

A comissão de juristas que discutem mudanças no Código Penal aprovou proposta que descriminaliza porte e plantio de drogas para uso pessoal. O consumo em locais públicos frequentados por crianças e adolescentes permanece como crime. A mudança será analisada na Câmara e no Senado. Outra proposta é criminalizar o bullyng. Na área eleitoral, a comissão aumenta a pena para a compra de votos, mas propõe que a propaganda de boca de urna deixe de ser crime e vire infração.
____________
Fonte: O Globo

Guerra de versões entre Lula e Gilmar desafia CPI e Supremo

Às vésperas do julgamento do mensalão e diante de uma CPI que apura o envolvimento de políticos com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, uma guerra de versões entre o ex-presidente Lula e o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes acirrou ânimos entre governo e oposição.
Pressionado pela OAB e por ministros do STF, Lula negou ter sugerido a Gilmar que adiasse o julgamento do mensalão: "Meu sentimento é de indignação". Já Gilmar repetiu que, num encontro presenciado pelo ex-ministro Nelson Jobim, Lula lhe sugeriu que não seria conveniente julgar o caso num ano eleitoral. E deu a entender que, por controlar a CPI, poderia facilitar a vida do ministro caso a investigação chegasse a ele. A oposição protocolou requerimento na Procuradoria Geral da República para apurar se Lula incorreu em crimes de corrupção ativa, coação e tráfico de influência.
____________
Fonte: O Globo

Terremotos: como se medem?

Atualizado às 13:37

A imprensa internacional tem divulgado com frequência notícias acerca de terremotos. Nesta terça-feira, um terremoto de 5,8 graus na escala Richter abalou todo o norte da Itália matando pelo menos quinze pessoas no desmoronamento de edifícios e fábricas. Segundo as autoridades outras quatro estão desaparecidas e pelo menos 5000 pessoas tiveram que abandonar suas casas.
Mas como se mede um terremoto? O Portal Terra traz hoje em sua página uma animação em flash mostrando como se mede a magnitude de um terremoto e quais os danos causados de acordo com a intensidade em que ele ocorre. Clique no link abaixo:

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Manual do candidato do Enem 2012

ANTES DA PROVA

1- Inscrições

Início: 28 de maio, às 10 h

Término: 15 de junho, às 23h59

Onde: site do Enem

Taxa: 35 reais

Prazo de pagamento: 20 de junho, somente nas agências do Banco do Brasil

Isenção de taxa: oriundos do ensino médio da rede pública e alunos carentes. Para comprovar situação de carência, os participantes devem fazer parte do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal ou ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até três salários mínimos.

Atendimento especial: deve ser solicitado no ato da inscrição. Podem requerer o atendimento participantes nas seguintes condições: com baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar, outra condição impactante e praticantes de cultos que guardam o sábado.

2- Cartão de confirmação

- O documento informa o local do exame, opção de idioma para a prova de língua estrangeira e indicação de atendimento especial, se solicitado.

NOS DIAS DA PROVA

1- Datas e horário (Brasília)

- 3 de novembro, 13h: 90 testes de múltiplas escolhas versando sobre as áreas de ciências humanas e natureza.

- 4 de novembro, 13h: 90 testes de múltiplas escolhas versando sobre áreas de linguagem e seus códigos e matemática, além de uma redação sobre tema proposto pelos examinadores.

É OBRIGATÓRIO LEVAR:

- Cartão de confirmação

- Documento de identificação original com foto (ou boletim de ocorrência em caso de perda, furto ou roubo). Documentos com prazos de validade vencido não serão aceitos.

- Caneta esferográfica preta para o preenchimento do gabarito.

É PROIBIDO LEVAR:

- Lápis, lapiseira, borracha, relógio, celular ou qualquer aparelho eletrônico. Durante a prova, esses itens serão lacrados pelos fiscais e devolvidos aos participantes ao final do exame.

ATENÇÃO:

Ao receber a prova, o candidato deve:

- Conferir se seus dados pessoais estão corretamente impressos no cartão de respostas.

- Certificar-se de que assinalou corretamente a cor da prova recebida no gabarito e transcrever a frase em destaque no caderno de questões para o cartão de respostas.

RECOMENDAÇÕES

O candidato deve chegar ao local da prova com antecedência de 1 hora. Os exames devem ser resolvidos no prazo mínimo de 2 horas e no máximo de 4h30 (no primeiro dia) e 5h30 (no segundo dia).

O boletim de ocorrência não pode ter sido emitido mais de 90 dias antes da data da prova. Caso apresente boletim no dia do exame, o candidato será submetido a identificação especial e deverá preencher um formulário adicional.

DEPOIS DA PROVA

1- Divulgação de resultados

- Gabarito: até 7 de novembro (três dias úteis após a realização do exame)

- boletim de desempenho: a partir de 28 de dezembro.

2- Como utilizar a nota do Enem

Com a nota do Enem em mãos, o candidato poderá:

- Candidatar-se a uma das vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), programa do governo federal que seleciona estudantes para universidades federais, estaduais e institutos de educação.

- Candidatar-se ao programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior.

- Solicitar auxílio do Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (Fies) para pagar estudos em universidades privadas.

- Candidatar-se a uma das bolsas oferecidas pelo Programa Ciência sem Fronteiras, que até 2014 pretende financiar o intercâmbio acadêmico de 100 000 universitários.

Links úteis:





_____________________________________
Fonte: Todos os créditos para Veja Online/Educação

Terremoto de 6,4 graus sacode região norte da Argentina


Um terremoto de magnitude 6,4 na escala Richter sacudiu nesta segunda-feira (28), parte da região norte da Argentina, segundo o serviço geológico dos Estados Unidos.
O abalo foi registrado às 2h07m 9horário de Brasílçia), com epicentro a 589 quilômetros de profundidade, a uma distância de 52 quilômetros da localidade de Anatuya, em Santiago del Estero, cerca de 800 quilômetros a noroeste de Buenos Aires.
Ainda não há informações sobre danos humanos ou materiais.
_________________________
Fonte: Estadão.com/Internacional

Novo tremor atinge norte da Itália

Um novo tremor de magnitude 4 abalou o norte da Itália neste domingo (27), um dos mais fortes de uma série que atingiu a região desde que um terremoto de 6 graus há uma semana matou sete pessoas e fez milhares de desabrigados. A Autoridade de Proteção Civil disse que o mais recente tremor atingiu área perto de Modena. Ainda não há informações sobre vítimas e as autoridades estão avaliando os possíveis danos.
Milhares de pessoas estão ainda alojadas em tendas e outras acomodações improvisadas uma semana depois do primeiro terremoto. Tremores menores têm atingido a região nos últimos dias, o que impede as pessoas de voltarem às suas casas.
O terremoto do domingo passado destruiu edifícios, fábricas e igrejas e castelos históricos. O governo do premiê Mário Monti declarou estado de emergência e prometeu um socorre de 50 milhões de euros.
_________________
Fonte: G1 Mundo

domingo, 27 de maio de 2012

Escola Jardelina promove II Caminhada em Defesa do Meio Ambiente

A I Caminhada em defesa do Meio Ambiente foi o ponto alto do Projeto Meio Ambiente e Cidadania da Escola Municipal Jardelina Freire do Nascimento, em junho, do ano passado. Por isso vejo com tristeza a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de São José do Campestre ocultar o nome da escola quando faz referência à II Caminhada que ocorrerá no dia 5 de junho deste ano.
Conforme postei em comentário no blog "O Paralelo", a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente apoiou o projeto, mas não o idealizou.
A propaganda veiculada nos blogs pela Secretaria de Turismo e Meio Ambiente supõe a II Caminhada em Defesa do Meio Ambiente como sendo uma promoção da prefeitura, sequer cita a Escola Jardelina, idealizadora e promotora do evento.
Um trabalho como este demanda tempo, esforço, dedicação, envolve professores, alunos, pessoal de apoio, não é justo, portanto, que se tire o mérito da Escola Jardelina.
No dia 5 de junho, portanto, a Escola Jardelina Freire do Nascimento estará levando pela segunda vez o tema "meio ambiente" para às ruas de São José do Campestre, dando continuidade ao projeto que teve início no ano passado. Mas já no dia 30 de maio, a escola estará promovendo palestras, debates, levando os alunos à refletirem sobre a questão ambiental.

Porque hoje é domingo...

Não tenha medo de se arriscar

Havia um rei que, quando fazia prisioneiros, não os matava; levava-os a uma sala onde havia um grupo de arqueiros em um canto e uma imensa porta de ferro no outro, com figuras de caveiras cobertas por sangue. Dizia aos prisioneiros:
- Vocês podem escolher morrer flechados por meus arqueiros ou passar por aquela porta e lá serem trancados.
Todos os que por ali passavam escolhiam ser mortos pelos arqueiros. Um dia um soldado perguntou ao rei:
- O que há por trás dessa assustadora porta?
- Vá e veja você mesmo - disse o rei.
O soldado então abriu vagarosamente a porta e percebeu que à medida que o fazia, raios de Sol iam adentrando e clareando o ambiente, até que, quando ela estava totalmente aberta, notou que ela levava à liberdade, a um caminho que libertaria quem por ela passasse. O soldado ficou espantado e o rei disse:
- Eu dou a todos a possibilidade de escolha, mas todos preferem morrer a arriscar abrir esta porta.
Quantas portas deixamos de abrir por medo de arriscar? Quantas vezes nos anulamos por sentir medo de abrir a porta dos nossos mais caros ideais?

Shaolin está vivo

Depois de circular neste fim de semana em diversas redes sociais uma notícia de que o humorista Shaolin não havia resistido às sequelas deixadas pelo acidente sofrido há mais de um ano, sua esposa, Laudiceia Veloso, negou tudo e chamou os boatos de sádicos e desrespeitosos. "Gostaria de deixar claro que Shaolin está vivo, graças a Deus, disse ela.
Laudiceia agradeceu aos amigos, conhecidos, fãs, familiares e colegas de trabalho pelo apoio. "Na hora certa, preparada pelo Senhor da vida, o nosso guerreiro Shaolin voltará a nos alegrar com seu sorriso contagiante", enfatzou.

Máquinas mortais - Parte 3

sábado, 26 de maio de 2012

Aluno de escola britânica é expulso após fazer bolo de maconha na aula

Um rapaz de 14 anos foi expulso da escola onde estudava, na Grã-Bretanha, após fazer bolos contendo maconha durante uma aula de culinária.
Outros quatro alunos de sua turma no All Saints College, em Newcastle, comeram os bolos e acabaram sendo suspensos.
Assim que ficou sabendo do que havia ocorrido, a escola chamou a polícia e os paramédicos e os alunos foram levados para o hospital para passar por exames.
O jovem que fez o bolo de cannabis foi preso e, mais tarde, libertado após pagar fiança.
A escola disse que incidentes como este precisam ser levados a sério.
"Um aluno trouxe uma substância ilícita para a escola. Acreditamos que, como parte de uma brincadeira boba, ele fez o que eles chamam de "space cakes" (bolos espaciais) durante a aula de tecnologia de alimentos", disse a diretora da escola, Lasley Craig.
"Jovem experimentam coisas que talvez não devessem. Acreditamos que temos de fazer tudo em nosso poder para lidar com essas situações da melhor maneira possível, mas no século 21, há muitas tentações para as crianças."
______________
Fonte: BBC Brasil

ONU condena massacre na Síria e confirma que passa de 90 o número de mortos

O líder da missão de observadores das Nações Unidas na Síria, general Robert Mood, confirmou neste sábado que mais de 90 pessoas foram mortas na cidade de Houla, na província de Homs.
O general Mood disse à BBC que uma de suas equipes de monitoramento contou os corpos de 32 crianças com idades abaixo de 10 anos entre os mortos.
Mood afirmou que as mortes foram "indiscriminadas e imperdoáveis" e disse que quem quer que seja o autor deverá ser responsabilizado.
O ataque realizado na sexta-feira, é considerado um dos mais sangrentos desde o início da revolta contra o governo do presidente sírio, Bashar al-Assad, em março do ano passado.
As mortes provocaram reações de diversos países. As autoridades sírias creditam os ataques a "gangues de terroristas armados".
Após o massacre, ativistas pediram um dia de luto pelas vítimas neste sábado e fizeram um apelo para que a ONU atue com mais força para proteger os civis.
Os confrontos na Síria continuam apesar da presença de de cerca de 250 observadores da ONU, que estão no país para monitorar um cessar-fogo negociado pelo enviado especial Kofi Annan.
A ONU calcula que pelo menos 10 mil pessoas já morreram no país desde o início da revolta contra Assad.
______________
Fonte: BBC Brasil

Máquinas mortais - Parte 2

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dilma Veta 12 artigos do Código Florestal

A presidente Dilma Rousseff decidiu vetar 12 itens do Código Florestal e fazer 32 modificações no texto aprovado pela Câmara dos Deputados no fim de abril. O governo vais editar uma Medida Provisória (MP) para regulamentar os pontos que sofreram intervenção da presidenta. Os vetos e a MP serão publicados na edição de segunda-feira do Diário Oficial da União.
"Foram 12 vetos e 32 modificações, das quais 14 recuperam o texto do Senado, cinco correspondem a dispositivos novos e 13 são ajustes ou adequações de conteúdo", resumiu o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, ao anunciar as decisões.
Entre os pontos vetados está o artigo que trata da consolidação de atividades rurais e da recuperação de áreas de preservação permanente, as chamadas APPs. O texto aprovado pelos deputados só exigia a recuperação da vegetação das APPs nas margens de rios de até 10 metros de largura. E não previa nenhuma obrigatoriedade de recuperação dessas APPs nas margens de rios mais largos.
O texto, aprovado pela Câmara no fim de abril, deixou de fora pontos que haviam sido negociados pelo governo durante a tramitação no Senado. Os vetos presidenciais podem ser derrubados pelo Congresso Nacional, desde que tenham o apoio da maioria absoluta das duas casas - Senado e Câmara - em votação secreta.
_________________
Fonte: Agência Brasil

Máquinas mortais

Designe elegante, funcionamento preciso, construído com um propósito: tirar vidas. Os aparelhos de execuções foram inspirados e inspiraram muitas das maiores invenções do mundo. Eles mecanizaram o tormento e terror. Conheça neste interessantíssimo documentário da Discovery Channel como funcionavam algumas das mais cruéis máquinas de tortura.
O documentário está dividido em nove partes. O Touro de Bronze, a Guilhotina, O Homem de Palha, A Roda, A Dama de Ferro, são algumas das mais terríveis máquinas de tortura e morte da História.

Máquinas mortais - Parte 1

Homem confessa ter estrangulado menino desaparecido em 1979 em Nova York

Um homem confessou ter estrangulado até a morte um menino desaparecido em Nova York em 1979, resolvendo um mistério que preocupava pais por todo os Estados Unidos, foi o que informou ontem, quinta-feira (24) o chefe de polícia de da cidade, Ray Kelly.
O criminoso, Pedro Hernandez, "confessou ter estrangulado Etan 33 anos atrás no porão" de um mercado de Manhattan, disse Kelly em coletiva à imprensa.
A confissão soluciona um caso que desafiou um dos departamentos de polícia mais sofisticados dos Estados Unidos.
Kelly disse que Hernandez levou os detetives do Departamento de Polícia de Nova York de volta ao local do crime, que atualmente abriga uma ótica.
Ele disse aos investigadores ter abordado Etan Patz, que tinha 6 anos e estava a caminho de tomar um ônibus escolar sozinho pela primeira vez, com promessa de um refrigerante.
O homem levou então o menino para o mercado, o estrangulou, embrulhou o corpo em saco plástico e o colocou no lixo.

Ariano Suassuna será indicado ao Nobel de Literatura

O escritor paraibano Ariano Suassuna será indicado ao Prêmio Nobel de Literatura de 2012 pelo Brasil. O pedido foi do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e a Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou ontem, quinta-feira (24).
O senador Cássio Cunha Lima pediu ainda que a instrução do pedido seja feita com colaboração do Ministério das Relações Exteriores. "A vida e obra de Ariano Suassuna contêm expressão filosófica que transpõe as limitações temporais e de gerações, atingindo todos os públicos e transportando-se pelos mais diversos e modernos meios de comunicação", enfatizou.
O dramaturgo, romancista e poeta Ariano Vilar Suassuna, nasceu em João Pessoa no dia 16 de junho de 1927. É o atual secretário de assessoria ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
Ariano Suassuna é conhecido como um defensor da cultura do Nordeste. Autor de Auto da Compadecida e A Pedra do Reino.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Bandidos atiraram em veículo do Degase e regatam menores infratores

Bandidos armados usaram dois carros para interceptar um veículo que transportava menores infratores do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), na Linha Vermelha, na altura da Ilha do Fundão, para resgatar quatro adolescentes. Por volta das 17h desta quinta-feira, o bando abordou o veículo a tiros, utilizando um Peugeot vermelho e um Kia Cerato.
Após a abordagem, os criminosos atiraram para arrobar uma das portas fechadas a cadeado, ondes estavam os menores. Policiais militares do 15º BPM (Duque de Caxias) estão em alerta já que o grupo fugiu em direção à baixada Fluminense com os menores infratores. Outros três jovens aproveitaram a situação para fugir, mas todos já foram recapturados.
Segundo o Degase, dois deles se feriram, atingidos de raspão por disparos dados pelos bandidos durante a abordagem, mas passam bem. O departamento esclarece que não houve troca de tiros, já que os agentes não andam armados.
_______________
Fonte: Jornal Extra

Top 10 das espécies

Uma equipe internacional de botânicos divulgou ontem, quarta-feira, uma lista com as dez espécies que mais chamaram a atenção da comunidade científica no ano passado.
A lista é divulgada há cinco anos, sempre no dia 23 de maio, aniversário de nascimento de Lineu, pai da classificação de espécies modernas.

Essa espécie de água-viva foi descoberta em Bonaire, uma ilha holandesa no Caribe. É uma espécie venenosa. Lembra uma pipa com seus tentáculos coloridos.

A tarântula brasileira: é a primeira espécie brasileira a entrar na lista. Essa peluda tarântula azul é iridescente, ou seja, reflete a cor da luz. É encontrada em ecossistemas montanhosos.

O cogumelo Bob Esponja: Por lembrar mais uma esponja do que propriamente um cogumelo, esse fungo recebeu o nome do famoso personagem infantil. Seu corpo de frutificação (responsável por sua reprodução) pode ser apertado como uma esponja e, depois, volta ao tamanho e formato normais. Foi descoberto na Malásia.

O cacto que andava: essa espécie já extinta encontrada na China viveu há 520 milhões de anos. Trata-se de um animal com pernas segmentares, seria um primeiro elo perdido conhecido entre os vermes e os antrópodes.

Macaco espirrador: recebeu esse nome porque espirra quando chove, provavelmente porque entra água em seu nariz empinado. Ele foi identificado nas montanhas de Myanmar. Os cientistas acreditam que a espécie já corra sério risco de extinção.

A orquídea da noite: esta planta, descoberta na Papua Nova Guiné, na Oceania, floresce às 22h e se recolhe no início da manhã. Entre as 25 mil espécies de orquídeas conhecidas, esta é a única que floresce durante à noite.

A papoula do outono: seu habitat fica entre 3,3 e 4,2 mil metros de altitude em relação ao nível do mar. Exatamente devido a sua localização, esta planta do Nepal passou batida pela ciência durante tanto tempo. Sujeita a um clima único na altitude do Himalaia e sob efeitos das monções, essa planta floresce no outono e não na primavera.

O milípede-salsicha: parente dos insetos que tem vários pares de patas, é o maior já encontrado na natureza, com 16 centímetros. Esse embuá-gigante tem o tamanho de uma salsicha e foi descoberto na montanhas da Tanzânia, no leste da África.

O verme do diabo: com cerca de meio milímetro de comprimento, esses nematódeos foram descobertos em minas de ouro na áfrica do Sul, a 1,3 km de profundidade, Nenhuma outra espécie multicelular tina sido descoberta em tamanha profundidade.

A vespa parasítica: esse inseto ataca formigas a uma velocidade impressionante. Ela fica à espreita, voando a 1 cm do solo, em um vigésimo de segundo ela deposita seus ovos dentro do corpo da vítima. A formiga então servirá de comida para as larvas que vão se desenvolver. A espécie foi descoberta na Espanha.

Menor coração do mundo é implantado em criança de 16 meses

Médicos italianos salvaram a vida de menino de 16 meses graças à implantação do menor coração artificial do mundo, até que um doador fosse encontrado para fazer um transplante. O bombeador de titânio colocado no bebê pesa apenas 11 gramas, pode suportar um fluxo sanguíneo de 1,5 litros por minuto e foi inventado pelo médico americano Robert Jarvek. Até agora, o dispositivo só tinha sido testado em animais.
Os médicos do Hospital Bambino Gesu, de Roma, disseram que a operação foi realizada no mês passado e tornada público esta semana. O bebê, cuja identidade não foi revelada, foi mantido vivo por 13 dias antes do transplante e reage bem ao pós-operatório.
O menino sofria de miocardiopatia dilatada, uma doença no músculo do coração que alarga as fibras e gradualmente enfraquece o órgão, até que ele pare de bombear o sangue de forma eficaz.
Segundo o cirurgião Antonio Amodeo, o dispositivo foi usado como uma ponte para um transplante, mas no futuro pode ser permanente.
_____________
Fonte: DN Online

Ministério da Integração Nacional libera R$ 10 milhões para o combate à seca no RN

O Diário Oficial da União (DOU) publicou na edição desta quinta-feira (24) a portaria autorizando o empenho e o repasse de R$ 10 milhões para execução de ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais em consequência da seca que atinge o Estado do Rio Grande do Norte.
Os Estados da Paraíba, Sergipe, Pernambuco, Minas Gerais e Ceará também foram beneficiados. O repasse do recurso será em parcela única. Um dos artigos da portaria salienta que "considerando a natureza e o volume das ações a serem implementadas, o prazo de execução das obras e serviços é 365 dias, a partir da liberação dos recursos"
A portaria assinada pelo ministro Fernando Bezerra de souza Coelho prevê que os Estados beneficiados deverão prestar conta no prazo de trinta dias a partir do término da execução das ações.
____________________
Fonte: Tibuna do Norte

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Artefato de argila dá informações sobre a história de Belém

Um artefato de argila pode ser a primeira evidência de que a cidade de Belém já existia séculos antes do nascimento de Jesus Cristo. De acordo com o anúncio feito nesta quarta-feira por arqueólogos israelenses, o objeto, escavado perto dos muros da Cidade Velha de Jerusalém, possui três linhas gravadas em hebraico antigo que incluem a palavra "Belém".
De acordo com Eli Shukron, que coordenou a escavação feita pela Autoridade de Antiguidades de Israel, a relíquia deveria fazer parte de um carregamento de prata ou de produtos agrícolas, provavelmente pago como um tributo ao rei de Judá, nos arredores de Israel, entre os séculos 8 e 7 antes de Cristo.
O especialista especula que Belém foi uma cidade ainda mais antiga. Ela se localiza ao sul de Jerusalém, no atual território da Cisjordânia.
____________
Fonte: O Globo

Criança de três anos atravessa trânsito intenso em velocípede

Um menino de três anos de idade atravessou uma avenida movimentada em Wenzhou, uma cidade na região leste da China, pedalando seu velocípede, na tarde da última segunda-feira (21). Um policial viu a cena e retirou a criança da rua com segurança. O garoto foi entregue ao seu avô, responsável por cuidar da criança enquanto os pais estão no trabalho. Segundo o avô, o menino escapou quando ele foi ao banheiro.



PEC do Trabalho Escravo é aprovada na Câmara dos Deputados

Ontem, terça-feira (22) a Câmara dos Deputados aprovou, em segundo turno, a proposta de emenda constitucional que prevê a expropriação, sem pagamento de indenização, das propriedades onde se constate o trabalho escravo, destinando essas terras para a reforma agrária ou uso social.
Foram 362 votos a favor, 29 contra e 25 abstenções, totalizando 414 votos. Ao final, os deputados cantaram o Hino Nacional em plenário. Clique aqui para saber como votou seu deputado ou deputada.
Os deputados ligados à Frente Parlamentar da Agricultura, que formam a bancada ruralista, chegaram a tentar esvaziar o plenário para evitar o quórum necessário e, assim, derrotar a medida. Apesar de publicamente se posicionarem a favor da lei, os ruralistas fizeram ressalvas todo o tempo e insistiram em cobrar mudanças na definição sobre escravidão contemporânea.
Desde 1995 mais de 3,1 mil propriedades foram fiscalizadas por denúncias de trabalho escravo. Destes locais, mais de 42 mil pessoas foram resgatadas. No campo, a maior incidência de trabalho escravo está na criação bovina, produção de carvão vegetal para a siderurgia, produção de pinus, cana-de-açúcar, erva-mate,café, frutas, algodão, grãos, cebola, batata, na extração de recursos minerais e na extração de madeira nativa e látex. Nas cidades, a incidência é maior em oficinas de costura, no comércio, hotéis, bordéis e em serviços domésticos.
Abaixo, você verá o trabalho escravo em imagem. São registros das condições degradantes a que pessoas foram submetidas no país nos últimos 12 anos. As fotos são de Leonardo Sakamoto.

Crianças de 13 e 14 anos resgatadas pelo grupo móvel de fiscalização

Água utilizada por trabalhadores resgatados

Ação de libertação do Governo Federal

Mão de trabalhador machucada pelo trabalho e a água que ele bebia

Motosserra encontrada em propriedade flagrada com trabalho escravo usada para desmatar a área

Barraca onde trabalhadores estavam alojados

Caderno em que o "gato" anotava as compras usada para manter trabalhadores presos às dívidas

Trabalhadores aguardam para receber a rescisão após resgate

Grupo que foi encontrado erguendo cerca no Pará
_____________________________
Fonte: O Globo e Blog do Sakamoto