sábado, 31 de março de 2012

Rankin Alexa.com

Pesquisa realizada pelo site Norte-Americano Alexa.com aponta o ranking dos sites e blogs mais acessados do Agreste e Litoral Sul Potiguar durante o mês de março.
Ao todo foram pesquisados 164 sites e blogs do Agreste e Litoral Sul, sendo classificados os 67 que alcançaram o índice do Alexa.com. Nosso blog aparece na 17ª posição.

Veja:

1º - Os amigos da onça - Santo Antônio - Traffic Rank 159,697
2º - Pipa.com - Tibau do Sul - Traffic Rank 242,773
3º - O paralelo - Campestre - Traffic Rank 280,755
4º - 100% Bom Jesus/RN - Traffic Rank 314,332
5º - VNT Online - Várzea - Traffic Rank 325,847
6º - Regional online - Passa e Fica - Traffic Rank 414,222
7º - Campestre Cidadão - Campestre - Traffic Rank 414,308
8º - O quinzenal - Campestre - Traffic Rank 444,531
9º - Bolg do Erinilson Cunha - Serra de São Bento - Traffic Rank 464,419
10º- Blog do Emerson Miguel - Bom Jesus - Traffic Rank 509,048
11º - Salto na rede - Santo Antônio - Traffic Rank 536,648
12º - Seturcampestre - Campestre - Traffic Rank 683,618
13º - O blog da Serra - Serra de São Bento - Traffic Rank 826661
14º - Dede Camilo - Santo Antônio - Traffic Rank 854,705
15º - Santo Antônio minha cidade - Santo Antõnio - Traffic Rank 1,139,941
16º - Montanhas em ação - Montanhas - Traffic Rank 1,546,304
17º - Blog do prof. Joel - Campestre - Traffic Rank 1,823,565

sexta-feira, 30 de março de 2012

Bezerro de seis pernas vira celebridade na Suíça

Lilli nasceu há cerca de dois meses, em um parto complicado por conta da posição do bezerro no útero da mãe. Mas a surpresa não foi o estado de saúde do animal, e sim as duas pernas adicionais que pendiam de seu corpo.
O veterinário que acompanhou o parto de Lilli achava que o bezerro não sobreviveria e chegou a sugerir que ele fosse sacrificado.
Mas seu dono, o fazendeiro suíço Andreas Knnuti, disse ao jornal local Blick que não teve coragem de fazer isso porque "é tão cheio de vida, está sempre saltitante". O animal virou uma pequena celebridade local, e sua foto foi parar nos jornais de todo o mundo.
______________
Fonte: BBC Brasil

São José do Campestre: indicativo de greve

Os professores da rede municipal de ensino decidiram nesta sexta-feira (30) manter as ações definidas em assembleia realizada no dia 15 de março de apresentar denúncia ao Ministério Público e ao Legislativo Municipal contra o gestor pelo não cumprimento da Lei que regulamenta o piso salarial para os profissionais do magistério.
A categoria também vai entrar com uma ação no Poder Judiciário exigindo além do cumprimento da Lei do piso salarial do magistério, o cumprimento de 1/3 de hora-atividade.
Ficou decidido também que se até o dia 16 de abril não for apresentada nenhuma proposta à categoria, os professores voltarão a se reunir em assembleia no dia 17, com indicativo de greve.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Realizado nos EUA o mais completo transplante de rosto

Richard Lee Norris (foto) de 37 anos, morador de Hillsville, na Virgínia, viveu praticamente recluso durante 15 anos depois de ter o rosto desfigurado por um tiro acidental. Norris recebeu novos dentes, nariz e mandíbulas e parte da língua, além de tecido facial do couro cabeludo até a base do pescoço.
A cirugia de 36 horas, realizada por especialistas do Centro Médico da Universidade de Maryland, "foi o transplante de rosto mais extenso realizado até agora", informou o Centro em um comunicado publicado na terça-feira.
Uma semana depois da complexa intervenção, Norris se recupera bem, dizem os médicos, e já está conseguindo escovar os dentes e se barbear.

Curtas do blog

Millôr Fernandes

Morreu na noite desta terça-feira, 27 de março, no Rio de Janeiro, o escritor carioca Millõr Fernandes. O escritor de 87 anos, havia sofrido um acidente vascular cerebral em fevereiro de 2011. Além de escritor, Millôr também foi desenhista, jornalista e dramaturgo.

Brasília

A cada dia, duas mulheres sofrem abusos sexuais no Distrito Federal. Em média, ocorre um ataque a cada 12 horas e 48 minutos. Os dados são da Polícia Civil. Segundo a delegada da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), Ângela Maria dos Santos, a mudança da lei, em 2009, que transformou todo atentado violento ao pudor em estupro, e uma maior conscientização por parte das vítimas que estão perdendo o receio de denunciar os abusos sexuais, são dois fatores que contribuíram muito para este índice.

Ex-presidente "Lula"

O tumor na laringe do ex-presidente Luiz Inácio "Lula" da Silva, desapareceu. Os exames feitos na manhã de hoje - de ressonância magnética e diagnósticos detalhados da garganta - mostram que não há mais resquícios do câncer.


segunda-feira, 26 de março de 2012

Cientistas reunidos em Londres debatem propostas para a Rio+20

Cerca de 2.800 especialistas de todo o mundo estão reunidos em Londres para participar do "Planet Under Pressure" (Planeta sob pressão), que começa nesta segunda e vai até quinta-feira. O objetivo é reunir cientistas da área ambiental para tentar influenciar a pauta de discussões da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, no Rio. Uma nova ferramenta vai ajudar pesquisadores a entender melhor o aquecimento global. Londres abriu nesta segunda-feira o Centro de Medição de Carbono (CCM, na sigla inglesa), que permitirá obter dados mais precisos sobre as emissões de CO2.
Organizado por vários programas da ONU ligados à área ambiental, o Planet Under Pressure, deverá gerar uma carta de recomendações para a Rio+20 baseada em todo o conhecimento disponível acerca das mudanças climáticas.
Um vídeo publicado nesta segunda-feira, mostra como ocorreu um grande aumento dos lançamentos de gases-estufa no mundo nos últimos anos.
A animação mostra como as emissões antrópicas, isto é, provocadas pelo homem, de dióxido de carbono se alastraram pelo planeta desde o século XVIII até a década atual, começando pela Inglaterra - palco da Primeira Revolução Industrial - e irradiando para a Europa, Estados Unidos e Ásia.
Veja a animação:
____________
Fonte: O Globo

domingo, 25 de março de 2012

Britânicos jogam golfe nus em nome da caridade

Com o objetivo de conseguir um recorde mundial e arrecadar mais de 3 mil libras para a caridade, trinta britânicos tiraram a roupa neste domingo para jogar uma partida de mini golfe.
Os recursos serão doados a Prostate Cancer Charity, uma organização dedicada à pesquisa sobre o câncer de próstata.
Marck Bishop, diretor da organização, defendeu a ideia de usar golfistas nus para chamar atenção para o câncer de próstata. "Não há nada de errado com isso, especialmente se for por uma boa causa. Estamos orgulhosos de participar de um dia fantástico, quebrando recordes. Estamos impressionados com as pessoas que tiveram coragem de ficar nus em nome da pesquisa sobre o câncer de próstata", disse.
_____________
Fonte: BBC Brasil

sexta-feira, 23 de março de 2012

E a saudade ó...

Chico Anysio *12 de abril de 1931 +23 de março de 2012

quinta-feira, 22 de março de 2012

Policiais e militares da Colômbia matam 33 integrantes das Farc

Operação conjunta de militares colombianos e policiais matou 33 integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em uma ação na região de Arauca, na fronteira com a Venezuela. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse que o Exército e a Aeronáutica conseguiram "neutralizar" 45 integrantes da guerrilha nas últimas horas.
"Parabenizo as forças de segurança pela linha do dever, mas ninguém deve se alegrar com mortes, por isso estou determinado a seguir em busca da paz tão desejada, pois é o que precisamos em nosso país," disse o presidente colombiano.

Direitos humanos

Santos acrescentou que policiais e militares colombianos devem agir no combate à guerrilha usando armas e a Constituição, referindo-se à necessidade de respeitar a legislação vigente no país, que busca a preservação dos direitos humanos. "Avançando com arma em uma mão e a Constituição na outra, estarão cumprindo o seu dever", disse.
No mês passado, o comando das Farc sinalizou que pretende libertar dez reféns militares, mantidos sob o poder da guerrilha, em etapas. Não há datas nem prazos fixados. O governo brasileiro deve colaborar com a operação, enviando aeronaves e equipes de apoio. Do lado brasileiro, o assunto é conduzido pelo Ministério da Defesa.
________________
Fonte: Agência Brasil

Todo dia é dia da água (por Joel dos Anjos)

O "Dia Mundial da Água" foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992. Esta data é destinada à reflexão, à análise e à discussão sobre os diversos temas relacionados à água, como a escassez, o desperdício e a poluição.
Definido anual e mundialmente Pela Organização das Nações Unidas, o tema para 2012 "Água e Segurança Alimentar", visa intensificar as discussões em torno do uso racional da água, uma questão que está intimamente ligada à garantia da segurança alimentar.
Segundo dados divulgados pela UNESCO durante o Fórum Mundial da Água, realizado na França na segunda semana de março, já falta água em muitas regiões do mundo - o Oriente Médio é um dos casos mais complicados - e a agricultura vai precisar de pelo menos 19% mais água para poder alimentar os 7 bilhões de habitantes do planeta.
A América Latina, apesar de possuir grande parte da água potável do mundo, também enfrenta problemas, como a incapacidade de lidar com questões de abastecimento e gestão de água. Países como o Brasil e México, por exemplo, tiveram progresso na gestão de água. No entanto, um estudo realizado pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nos coloca frente a um problema bastante preocupante: metade dos municípios brasileiros não tem rede de esgoto.
A água é um recurso natural indispensável á vida. Todos os seres vivos -homens, animais e plantas - compartilham da mesma necessidade. Por isso a água é um tema para ser pensado todos os dias, cultivando uma "responsabilidade universal" para com o planeta.
Uma das formas de cultivar essa responsabilidade é transformar em hábitos atitudes como fechar a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba; não usar a mangueira para "varrer" a calçada; aproveitar a água que usou pata ensaboar a roupa para lavar o quintal ou a calçada; usar sempre o balde ou o regador para regar as plantas. Tudo isso para que o planeta Terra possa continuar sendo palco da vida.

terça-feira, 20 de março de 2012

Curtas do blog

Terremoto no México

Um terremoto de magnitude 7.4 na escala Richter, atingiu por volta do meio-dia desta terça-feira (horário local) o Sudoeste do México. No estado de Guerrero, onde foi localizado o epicentro, o tremor deixou mais de 500 casas danificadas.
O terremoto foi sentido com força na Cidade do México, a cerca de 320 Km do epicentro.
____________
Fonte: O Globo

Chico Anysio

Internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, o humorista Chico Anysio voltou a respirar integralmente com a ajuda de aparelho, segundo boletim médico divulgado no início da tarde desta terça-feira.

sábado, 17 de março de 2012

Mais de cem políticos podem perder o mandato por infidelidade partidária

Apenas dois processos de infidelidade partidária dos 37 julgados até ontem, resultaram em perda de mandato. O primeiro foi no município de Jardim de Piranhas. O vereador Otoniel Rodrigues da Silva, que trocou o PDT pelo PV, perdeu a vaga na Câmara Municipal. O segundo caso foi registrado no município de Serra Caiada. A vereadora Ana Angélica que deixou o PDT para se filiar ao PMDB, perdeu o mandato.
Segundo o secretário judicial do TRE/RN, Tibério Diniz, no caso de perda de mandato por infidelidade partidária, quem assume a cadeira é o suplente do partido e não da coligação como ocorre em outros casos de substituição nas Casas Legislativas.
Tibério Diniz esclareceu que os políticos que perdem o mandato por infidelidade partidária podem recorrer da decisão. Mas não existe efeito suspensivo para a decisão do Tribunal, ou seja, o julgamento do TRE será mantido até a apreciação do recurso.
O secretário judicial esclareceu também que perda de mandato por infidelidade partidária não é cassação. "O político não perde seus direitos políticos ao perder o mandato.
Para não perder o mandato, os políticos que mudaram de partido precisam convencer o Tribunal de que agiram por justa causa. Quatro argumentos são acatados pela Corte como determina a Lei de Fidelidade Partidária: fusão ou incorporação de partido, mudança para uma legenda recém-criada, modificação no conteúdo programático do partido e grave discriminação pessoal.
_______________________
Fonte: Diário de Natal (online)

(...) E vi assomar pelas avenidas um estranho festim...

O "Blog O Paralelo Campestre" divulgou hoje, (17) um vídeo em que manifestantes ligados à situação aparecem em uma carreata comemorando antecipadamente uma imaginável vitória.
A carreata, fora do período eleitoral, teve fogos de artifício, carro de som, paredões e músicas alusivas à campanha eleitoral.
Veja o vídeo:

sexta-feira, 16 de março de 2012

Ministro não acredita em fim do fator previdenciário (por Joel dos Anjos)

"Enquanto estiver como ministro, não sossegarei
enquanto não tivermos o final do fator previdenciário."
Garibaldi Alves - 15 de outubro de 2011

Esperava-se que após a reunião com as centrais sindicais em que se discutiu o fim do fator previdenciário, o governo acenasse com uma proposta que viesse devolver a dignidade aos idosos do Brasil. Em vez disso, o ministro da Previdência, Garibaldi Alves, anuncia que o governo pretende criar a Secretaria Nacional do Idoso. Segundo o ministro, discussões como esta, sobre o fim do fator previdenciário, não avança pela falta de uma secretaria que pudesse dar mais objetividade à discussão.
O governo quer mais objetividade. O governo não sabe ou ainda não se deu conta de que o fator previdenciário é um perverso instrumento de confisco da renda do trabalhador, que dependendo da idade pode perder em torno de 40% do valor total do seu salário. O governo também não sabe que o fator previdenciário penaliza mais as mulheres porque completam o tempo de contribuição com idade menor do que os homens. Também não sabe o governo que a Constituição de 1988 determina que o cálculo usado para a aposentadoria deve ser o do tempo de contribuição. O governo também desconhece que não oferece nenhuma assistência ao idoso e que reduzir o seu salário em 40% é condená-lo a um resto de vida de sofrimento e necessidade.
O fim do fator previdenciário não depende da criação ou não de uma secretaria, isso beira às raias da demagogia. O que determinará o fim do fator previdenciário será a vontade do governo em fazer mais pelos idosos do Brasil, trabalhadores e trabalhadoras que realmente fizeram esse país.

Nasa divulga simulação sobre a evolução da Lua


Em comemoração ao milésimo dia do Lunar Reconnaissance Orbiter (LNR), que foi lançado ao espaço em 2009 para coletar informações detalhadas sobre o satélite natural da Terra, a agência espacial americana (Nasa), divulgou simulação em que reproduz a evolução da Lua. Segundo a simulação a superfície lunar foi esculpida por asteroides de diversos tamanhos, em choques que aconteceram no curso de 4,5 bilhões de anos.

Flamengo perde por 3 X 3

Jogando no Rio de Janeiro, criando ótimas jogadas, a vitória do Flamengo sobre o Olímpia do Paraguai parecia inevitável. Mas o fantasma de 2008, quando o Flamengo perdeu para o América do México por 3X0 ainda parece rondar o time rubro-negro.
Três gols tomados de forma inesperada e o Flamengo cede o empate depois de abrir 3 a 0. Um empate com o amargo sabor de derrota. O resultado frustrou a torcida que vaiou o time no final depois de ter feito uma grande festa durante a partida.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Garibaldi acredita em alterações, mas não na eliminação do fator previdenciário

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, informou que se reunirá amanhã (16) com representantes das centrais sindicais e de sindicatos de aposentados e pensionistas e, depois, com o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, para discutir mudanças no fator previdenciário.
Em entrevista concedida hoje ao programa Bom dia, ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação da Presidência em parceria com a EBC Serviços, Garibaldi avaliou que o sistema, no modo atual, penaliza o beneficiário no cálculo da aposentadoria, por isso o ministério discute alterações. Mas ele descartou a possibilidade de haver uma eliminação total do fator, admitindo apenas que podem ser criados aperfeiçoamentos para a sua aplicação.
________________
Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 14 de março de 2012

14 de março Dia Nacional da Poesia

"O que é poesia?
Uma ilha
cercada
de palavras
por todos
os lados."
____________________________
Trecho de "Poética" - Cassiano Ricardo

Governo investigará 28 mil servidores suspeitos de acumular cargos

O governo federal está atrás dos servidores públicos que acumulam mais de um cargo público indevidamente e daqueles que que já recebem aposentadoria ou pensão que, somada à remuneração do trabalho, ultrapasse o teto do funcionalismo, de R$ 26,7 mil. Para isso, está concluindo a implantação de um sistema nacional de cruzamento da base de dados dos 11 milhões de funcionários ativos e inativos da União, estados e municípios dos três poderes - Executivo, judiciário e Legislativo. O projeto-piloto começará pelo Distrito Federal, a partir de Julho.
Um primeiro levantamento feito como teste pelo Ministério do Planejamento, em 2009, com dados da União e de 14 estados, detectou 198 mil servidores ativos das três esferas acumulando cargo ou benefício previdenciário. Desses, o governo concluiu que 28 mil recebiam duas ou mais remunerações da administração pública irregularmente.
____________________
Fonte: Correio Braziliense

O Blog: A acumulação de cargos é ilegal. Mas existem aqueles que acumulam cargos e ainda ditam regras, exigem coerência e por onde passam alardeiam uma falsa idoneidade. Além da ilegalidade a hipocrisia.

Curtas do blog

Tsunami atinge costa do Japão

Após um terremoto de 6,8 graus de magnitude, um tsunami de pequeno porte se formou na costa nordeste do Japão. Segundo a agência meteorológica japonesa o epicentro do tremor ocorreu a 210 quilômetros da costa de Hokaido a uma profundidade de 10 km.

Educação em protesto

Até a próxima sexta-feira as escolas da rede pública do Rio Grande do Norte estarão de portas fechadas. O motivo é a Paralisação Nacional dos Professores que vem acontecendo todos os anos. A greve temporária é organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Esse ano o CNTE quer chamar a atenção da sociedade para o que é definido como "descaso de grande parte dos gestores públicos em não cumprir a Lei Nacional do Piso do Magistério". Os professores também vão defender o maior investimento público em educação, com a previsão de 10% do Produto Interno Bruto no Plano Nacional de Educação.

terça-feira, 13 de março de 2012

Assim caminha a educação (por Joel dos Anjos)

Em um de seus poemas Cecília Meireles desabafa: "Vim trabalhar para todos, e abandonado me vejo. (...) A quem dediquei meu zelo? Talvez seja este o grito que a professora Avaní venha sufocando há dois anos enquanto aguarda pacientemente por sua licença.
Mas a espera acabou. A licença não foi concedida. A partir da próxima semana a professora Avaní terá que pagar do próprio bolso ao profissional que irá lhe substituir em sala de aula. Este é o preço da dedicação. No término de sua carreira, aos sessenta e cinco anos de idade e com a saúde fragilizada, a professora Avaní só tem à sua frente portas fechadas.
Aliás, a saúde fragilizada e a idade já seriam critérios suficientes para a concessão da licença. Mas no final das contas o que pesou mesmo para a não concessão da licença foi a convicção política da professora em detrimento do seu direito.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Agente penitenciário faz a guarda de 33 detentos com um estilingue

Em inspeção realizada na segunda-feira, 05 de março, no Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Paulo do Potengi, Rio Grande do Norte, O juiz daquela Comarca Peterson Fernandes Braga, constatou que o único agente penitenciário que estava responsável pela guarda de 33 detentos tem como arma uma baladeira (estilingue) usada no interior para abater passarinhos.
"Foi durante uma inspeção mensal que temos de fazer obrigatoriamente por orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nas outras inspeções que fui sempre tinha um agente armado. Dessa vez percebi essa particularidade. Ele me falou que não tinha armamento, que a única coisa que tinha era aquilo", disse o magistrado.
São Paulo do Potengi é uma cidade de ceca de 15 mil habitantes, mas o CDP recebe presos de outras quatro cidades da região." São somente duas celas para 33 presos. No final do ano passado fugiu seis detentos, que serraram as grades. É completamente vulnerável. Costumo dizer que eles não fogem porque não querem".
Cinco vigias trabalham em turnos de 24 horas na unidade, mas apenas um estava de plantão no dia em que houve a visita. O juiz afirmou que estão confinados na mesma cela presos condenados e outros ainda em espera de julgamento, o que é irregular.
_________________________________
Fonte: Terra, G1 e Tribuna do Norte

Caso Eliza Samudio

O advogado Wasley César de Vasconcelos deixou a defesa de Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, denunciado como um dos envolvidos no desaparecimento e morte de Eliza Samudio, em junho de 2010.
Vasconcelos, pouco tempo antes de comunicar a decisão disse acreditar na inocência de Macarrão e que não admitia a possibilidade de seu cliente assumir um crime para livrar Bruno.
Já o advogado do goleiro Bruno, Rui Caldas Pimenta, afirmou neste domingo (11) no programa"TV Folha", transmitido pela TV Cultura que Eliza Samudio foi morta por Macarrão.
Bruno, segundo Pimenta, declarou que admitirá no julgamento a morte de Eliza Samudio. Esta será a nova tese da defesa, diferente da apresentada por outros defensores que já passaram pelo caso. Até então a defesa do goleiro Bruno sustentava que a jovem estava viva, já que o corpo nunca foi encontrado.
Pimenta declarou ainda que vai afirmar no júri que Macarrão tomou a decisão de matar Eliza por ciúme de Bruno.

domingo, 11 de março de 2012

Soldado americano mata 15 civis no Afeganistão

Pelo menos 15 pessoas morreram, incluindo três mulheres e nove crianças, depois que um soldado americano abriu fogo contra civis em uma base militar perto de Kandahar, província localizada ao sul do Afeganistão.
O incidente aumentou o medo de retaliações contra americanos no país. A Otan disse que vai abrir uma investigação sobre o caso em colaboração com autoridades afegãs.

Estudante é apedrejado até a morte no Iraque

Jovens extremistas apedrejam até a morte um estudante (foto) considerado "emo". Segundo o Daily Mail, os jovens extremistas reagiram contra a vítima depois que a Polícia Moral do país emitiu nota no site do Ministério do Interior condenando o "fenômeno emo" entre os jovens iraquianos.
O fenômeno emo ou "culto ao diabo", está sendo acompanhado pela Polícia Moral, que tem a aprovação para eliminá-lo o quanto antes, já que ele está afetando de forma nociva a sociedade e se tornando um perigo. "Eles usam roupas estranhas e apertadas e tem fotos com caveiras. E também usam anéis no nariz e na língua, e fazem outras atividades estranhas", escreveu a polícia dando combustível ao radicalismo.
A denúncia foi feita por um grupo ativista. O nome da vítima não foi revelado.
O deputado Safiyyah al-Suhail afirmou que recentemente "alguns estudantes foram presos por usarem jeans americano ou por terem corte de cabelo ocidentalizado.
____________
Fonte: O Globo

sábado, 10 de março de 2012

Campestre: professora tem direito negado (por Joel dos Anjos)

"Sobre as nossas cabeças, sem que o possam deter, o tempo corre."
Tomás Antônio Gonzaga

Ela jamais imaginou que o tempo abdicado de si mesmo resultasse em tanta indiferença. Sessenta e cinco anos de idade, trinta deles dedicados à educação. E a palavra dedicação aqui não é um simples adorno ou força de expressão. É entrega, compromisso, doação. Exagero? Ora, Avaní era assim. Anulava-se se fosse preciso para viver a sua grande paixão: ensinar. Quem a conhece sabe bem do que falo. Mas apenas quem tem alma de educador tem sensibilidade para lhe devolver em respeito os anos de dedicação.
Aos sessenta e cinco anos de idade seria naturalmente impensável lhe entregar uma turma com 32 alunos. Mas o inimaginável acontece, principalmente quando foge de nós qualquer resquício de respeito ou reconhecimento.
Há dois anos Avaní espera por uma licença. Inquieta-me vê-la de pires na mão mendigando o descanso que por direito lhe cabe. Se por um lado o criminoso fator previdenciário lhe rouba o sonho da aposentadoria; por outro, a insensibilidade ou a insensatez lhe obriga a permanecer em sala de aula com a saúde sabidamente fragilizada.
Mas o tempo que corre sobre as nossas cabeças invariavelmente nos cobra o respeito devido e o direito negado.

Do jeito do ano passado (por Joel dos Anjos)

A exemplo do ano passado, o ano letivo de 2012 começou com um injustificável atraso. E mais uma vez o aluno não vai ser ressarcido, tudo porque para aqueles que fazem a educação do Município de São José do Campestre o atraso para o início das aulas resultou em lucro para o professor e não em prejuízo para o aluno, pelo menos é o que fica entendido quando se planeja "repor" as aulas com reuniões aos sábados, os chamados sábados letivos. Ora, dia letivo é aquele programado para aula. E sábado letivo, o que é? A resposta correta a esta pergunta asseguraria o cumprimento dos duzentos dias letivos, como manda a lei.

Imagem ou poesia?

Lua cheia vista sobre a estátua do Cristo Redentor - ontem, sexta-feira

sexta-feira, 9 de março de 2012

Municípios já podem solicitar acesso a sistema e cadastrar gestantes para auxílio-deslocamento

Municípios em todo o país podem solicitar, a partir de hoje (9), acesso ao sistema que permite cadastrar e monitorar gestantes que vão receber o auxílio-deslocamento. O benefício de até R$ 50, serve para pagar o deslocamento tanto para a realização de consultas pré-natal quanto para o parto.
Até o momento, segundo Ministério da saúde, 23 estados e 1.685 municípios iniciaram o processo de adesão. A expectativa é que cerca de 1 milhão de mulheres passem a receber o auxílio-deslocamento ainda este ano - 40% do total de gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A orientação é que, na primeira consulta pré-natal, a gestante assine o requerimento que autoriza o pagamento do benefício. O auxílio será pago em duas parcelas de R$ 25. Para receber o valor integral, a mulher deverá fazer o requerimento até a 16ª semana de gestação. Quem solicitar o benefício depois desse período só terá direito a uma parcela.
Até 2013, a meta do governo é que todas as grávidas atendidas na rede pública -2,4 milhões, no total - passem a receber o benefício. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações previstas no programa Rede Cegonha, lançado no ano passado com o objetivo de ampliar e qualificar a assistência prestada a gestantes no SUS.
____________________________________
Fonte: Agência Brasil - Paula Laboissiére, Repórter

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher


O homem e a mulher (VICTOR HUGO)

O homem é a mais elevada das criaturas.
A mulher é o mais sublime dos ideais.

Deus fez para o homem um trono.
Para a mulher, um altar.
O trono exalta.
O altar santifica.

O homem é o cérebro; a mulher é o coração.
O cérebro fabrica luz; o coração produz Amor.
A luz fecunda.
O Amor ressuscita.

O homem é forte pela razão.
A mulher é invencível pela lágrima.
A razão convence.
As lágrimas comovem.

O homem é capaz de todos os heroísmos.
A mulher de todos os martírios.
O heroísmo enobrece.
O martírio sublima.

O homem tem a supremacia.
A mulher, a preferência.
A supremacia significa força.
A preferência representa o direito.

O homem é um gênio; a mulher, um anjo.
O gênio é imensurável; o anjo, indefinível.
Contempla-se o infinito.
Admira-se o inefável.

A aspiração do homem é a suprema glória.
A aspiração da mulher é a virtude extrema.
A glória faz tudo grande.
A virtude faz tudo divino.

O homem é um código.
A mulher o evangelho.
O código corrige.
O evangelho aperfeiçoa.

O homem pensa.
A mulher sonha.
Pensar é ter no crânio uma larva.
Sonhar é ter na fronte uma auréola.

O homem é um oceano.
A mulher um lago.
O oceano tem a pérola que adorna.
O lago, a poesia que deslumbra.

O homem é a águia que voa.
A mulher é o rouxinol que canta.
Voar é dominar o espaço.
Cantar é conquistar a alma.

O homem é um templo.
A mulher é o sacrário.
Ante o templo nos descobrimos.
Ante o sacrário nos ajoelhamos.

Enfim, o homem está colocado onde termina a terra.
E a mulher onde começa o céu.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Clima quente no espaço

Explosões na superfície do Sol nos últimos dias estão provocando as maiores tempestades geomagnéticas e de radiação solar enviadas em direção à Terra em cinco anos, foi o que disseram nesta quarta-feira alguns especialistas em meteorologia espacial.
O auge da tempestade deve atingir a Terra no início da madrugada desta quinta-feira e deve durar até amanhã, sexta-feira, com potencial para afetar redes de energia e sistemas de navegação por satélite e forçar aeronaves a alterar suas rotas em torno das regiões polares.
"O tempo no espaço ficou bastante interessante nas últimas 24 horas", disse Joseph Kunches, um cientista espacial da Agência de Pesquisa Oceânica e Atmosférica (Nooa, na sigla inglesa). O fenômeno começou no fim de domingo numa ativa região do Sol conhecida como 1429, com uma grande explosão solar simultânea a uma rajada solar e plasma, chamada pelos cientistas como massa de ejeção coronal, que se deslocou em direção à Terra.
Satélites, redes de energia e até astronautas na Estação Espacial Internacional podem ser afetados pela tempestade de radiação solar, o que pode fazer com que eles tenham de procurar abrigo em partes mais protegidas do laboratório orbital, como fizeram no passado.
"Falamos com companhias aéreas comerciais e sabemos que algumas já tomaram ações para mudar suas rotas, afastando-se dos polos," disse Kunches, acrescentando que mais tempestades podem ocorrer nos próximos dias porque a região 1429 deve permanecer ativa. As informações são da Dow Jones.
_______________________
Fonte: Agência Estado

Quadrilha arromba caixas eletrônicos da agencia do BB de São José do Campestre

Uma quadrilha composta por oito homens invadiram a agência do Banco do Brasil de São José do Campestre na madrugada desta quarta-feira e com a ajuda de um maçarico conseguiram arrombar pelo menos três caixas eletrônicos.
Portando armas de grosso calibre, a quadrilha conseguiu render um vigia e alguns populares que passavam pelas imediações do banco.
A polícia e uma equipe técnica estivaram no local e realizaram os procedimentos de praxe.
A divisão especializada em investigação e Combate ao Crime Organizado da Polícia Civil, já vem desenvolvendo investigações sobre casos semelhantes registrados no Rio Grande do Norte durante os anos de 2011 e 2012.

domingo, 4 de março de 2012

Ex-presidente Lula volta a ser internado no Sírio-Libanês

O ex-presidente Luiz Inácio da Silva foi internado na tarde deste domingo, 04 de março, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com febre e infecção pulmonar.
Segundo boletim médico, o ex-presidente deu entrada com febre baixa. Depois de ser avaliado os médicos constataram uma infecção de leve intensidade no pulmão. Lula deverá dormir no hospital neste domingo e continuar o tratamento nos próximos dias. Não há previsão de alta.

"Fora da educação, não há salvação"

Piso do professor passando para R$ 1.451? Baixíssimo para a profissão que constrói o futuro. Foi valorizando o professor em meados do século XIX que a Argentina deu um salto. Cinqüenta anos depois ela era um dos países mais ricos e prósperos do mundo.
A educação é solução para tudo: para o desemprego, para a violência urbana e até para a concorrência dos produtos chineses. Aliás, perguntem aos chineses qual o segredo. Educação. Prefeitos, paguem o professor que o município vai ganhar. Que economizem no controle da corrupção, no excesso de "comissionados", porque o dinheiro da educação é o mais bem aplicado.
Enfim, o que temos hoje é uma educação medíocre, formação sofrível de professores e salário péssimo. Parafraseando a ameaça religiosa de séculos: fora da educação, não há salvação.
___________________________________________________
Alexandre Garcia - Bom Dia Brasil: editorial de 29 de fevereiro de 2012

sábado, 3 de março de 2012

Chute no traseiro

"O governo brasileiro não pode receber essas ofensas sem declarar inaceitáveis e não aceitará mais o secretário-geral como interlocutor da Fifa nesses assuntos." A declaração foi do Ministro dos Esportes Aldo Rebelo ao falar das críticas feitas por Valcke na sexta-feira, quando afirmou que não havia muita coisa se mexendo no país para a realização da Copa do Mundo de 2014 e que os organizadores do evento mereciam um "chute no traseiro".
Rebelo advertiu que se Valcke vier ao Brasil não será recebido pelo governo e disse não haver razões para as críticas porque o Brasil tem a infraestrutura e logística para a realização do evento.
Em Londres, Valcke classificou como infantil a decisão do Ministério do Esporte e disse que virá ao Brasil no dia 12 de março.

O Blog: A declaração do secretário-geral da Fifa já foi um chute no traseiro da sociedade brasileira, quanto ao fato dele não ser recebido pelo governo brasileiro só vendo para crer.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Comissão Especial de Inquérito

A Câmara Municipal de São José do Campestre aprovou a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar possíveis irregularidades da administração do prefeito José Borges Segundo (PMDB). A Comissão terá como presidente a vereadora Maria de Fátima Chagas e como relator o vereador Jailson Silva.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Curtas do blog

Piso

O Governo do Rio Grande do Norte garantiu o pagamento do Piso Nacional do Magistério aos profissionais que atuam no ensino médio.

Sinal Fechado

A juíza da 6ª Vara Criminal Emanuella Cristina Pereira Fernandes recebeu denúncia contra 27 envolvidos na chamada "Operação Sina Fechado" que investiga suposto esquema de corrupção no Detran/RN. Entre os denunciados estão Wilma de Faria, Iberê de Souza e João Faustino.