sábado, 18 de junho de 2011

Pense nisso:

"(...) A vida pede atitude em cada instante, e passa por cima de quem se cala, de quem aceita, de quem acredita que tudo está irremediavelmente perdido..." (Paulo Roberto Gaefke)

sexta-feira, 17 de junho de 2011

A imagem e a poesia

Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

(O bicho - Manuel Bandeira)

________________
Imagem: Google

domingo, 12 de junho de 2011

Para refletir

"Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situando para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Esta minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e por-se-ão a observar o mundo de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo. Quem duvida disso não conhece a natureza humana." ( Mikhail Bakunin 1814-1876)

sábado, 11 de junho de 2011

Além de queda, coice (por Joel dos Anjos)

Essa expressão define muito bem aquelas situações em que o azar vem em dobro. Pois bem: além de receber o pagamento com dez dias de atraso os servidores municipais não estão sendo reconhecidos como cidadãos pelo Banco do Brasil.

Todos os meses o desrespeito está vindo em dose dupla. Por um lado a prefeitura que não cumpre com a lei que diz que o empregador deve efetuar o pagamento de salários aos empregados até o 5º (quinto) dia útil do mês subseqüente ao vencido; por outro, o Banco do Brasil que parece ignorar o tratamento que está sendo dispensado aos trabalhadores da rede municipal.


Ontem (10 de junho), mais uma vez os trabalhadores tiveram que amargar horas na fila com o condicionador de ar desligado e apenas dois caixas funcionando. Se existe alguma explicação ela ainda não nos foi dada. Mas como explicar que o pagamento dos servidores municipais só possa ser efetuado no período da tarde? E que exatamente nesse dia, mês após mês, o condicionador de ar esteja desligado e apenas dois caixas em funcionamento?


Esperamos que o termo "trabalhador municipal" não esteja servindo de diferencial na hora da prestação do serviço.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Escola Jardelina promove Primeira Semana do Meio Ambiente (por Joel dos Anjos)

O tema é tão complexo quanto preocupante. Não se trata apenas de refletir o presente, mas se projetar o futuro. Em 2007, a Organização das Nações Unidas divulgou um amplo relatório elaborado pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla inglesa) e assinado por mais de quatrocentos cientistas de diversas áreas, que foi determinante para uma certeza: a ação do homem sobre o meio ambiente está alterando o clima do planeta e comprometendo o delicado equilíbrio dos ecossistemas.
Essa tematização tem ganho força no bojo das discussões a respeito da sobrevivência da própria espécie humana e, a escola, certamente, não se deve furtar ao papel de debater, discutir e informar, até para que exista de fato o favorecimento da construção de uma consciência ambiental. Com esse propósito a Escola Municipal Jardelina Freire do Nascimento promoveu a Primeira Semana do Meio Ambiente, um trabalho pioneiro dentre as escolas do município o que denota uma sintonia com temas atuais e uma preocupação em envolver a escola e a sociedade como um todo numa participação mais ativa nas questões ambientais.
O Projeto Meio Ambiente e Cidadania envolveu toda a comunidade escolar e recebeu o apoio de órgãos como a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente.
O foco do projeto é oferecer uma visão clara dos problemas ambientais fornecendo elementos que possam favorecer a uma tomada de decisões que impliquem numa nova postura que venha contribuir para a preservação do meio ambiente.