sábado, 26 de fevereiro de 2011

Pense nisso:

"Quando alguém nos mostrar os grandes e poderosos da Terra e nos disser: "Aí estão os teus amos", não lhe deis ouvidos. Se forem justos, serão nossos sevidores; se injustos, nossos tiranos." (Félicité Robert de Lamennais)

Tiririca vai integrar a Comissão de Educação e Cultura da Câmara (por Joel dos Anjos)

O deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, foi escolhido para integrar a Comissão de Educação e Cultura da Câmara.
A indicação foi confirmada pelo líder do PR na casa, Lincolm Portela, (MG).
Lincolm Portela afirmou que Tiririca foi indicado para a vaga por ser um humorista de êxito. "Ele mostrou que é um homem gabaritado, uma pessoa alegre e um ótimo interlocutor junto à sociedade".
Eleito com mais de 1,3 milhão de votos, o deputado Francisco Everardo Oliveira Silva chegou à Câmara envolvido numa aura de analfabetismo e só conseguiu tomar posse depois de provar que sabia ler e escrever.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Hexa de fato e de direito (por Joel dos Anjos)



















Foi preciso pouco mais de duas décadas para que se fizesse justiça ao clube de maior torcida do Brasil. O título de campeão brasileiro de 1987 finalmente foi reconhecido pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol)
"O reconhecimento do título é mais importante para as pessoas que tinham algumas dúvidas. Eu nunca tive. (...) Já éramos campões de fato, agora somos de direito. Estava mais do que na hora disso acontecer." Essas palavras de Renato Gaúcho sintetiza muito bem o sentimento do torcedor rubro-negro em todo o Brasil: nós nunca tivemos dúvidas.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Festejemos a luta* (por Joel dos Anjos)

Se a idéia é importante, o que dizer da ação? Das pequenas-grandes decisões tomadas todos os dias, às vezes sem nenhuma pretensão, mas que tomam dimensões inesperadas? O que dizer das palavras balbuciadas quase às escondidas, mas que por alguma razão alguém as ouve e elas se tornam verdades que nunca foram ditas? O certo é que todos os dias aberta ou silenciosamente, estamos dando um importante passo para a construção do mundo que imaginamos. "A vida", disse o poeta, "é luta renhida". E a luta, necessariamente, não precisa ser vitoriosa. A vitória depende do ponto de vista de cada um. Há os que perdem mesmo depois de anunciada a vitória. Ou porque não sabem o que fazer dela; ou porque vencer era o único objetivo, urgente e inadiável.
Não são todos que conseguem se colocar acima da vitória ou da derrota, porque para alguns os sonhos só fazem sentido enquanto podem manter viva a esperança de vitória, depois ver-se que os sonhos não eram verdadeiros e que os ideais sequer existiam.
Vencer. Ora, vencer. Quantos conhecem o significado dessa palavra? Vencer e dar-se por satisfeito, vencer e não saber a resposta que jurava conhecer, vencer e realizar-se a si mesmo. Qual o sentido em tudo isso? Certamente nenhum. Mas em tudo isso existe uma verdade: a de que vencer pura e simplesmente, não é necessário; necessário é continuar lutando.
O mundo que sonhamos não virá da inércia nem tampouco da indifereça. Ele é construído quando alguém perde a inocência e protesta, quando deixamos de nos preocupar tanto com o destino, quando nos arriscamos, quando defendemos a verdade e a justiça, quando nos indignamos diante da fome e da miséria, quando a desigualdade nos escandaliza, quando optamos pela luta.
Festejemos, portanto, a luta, qua nos sustenta sobre esse chão de pedras; que nos ensina que o importante da vida não é esperar que nasçam as flores, mas semear. E se não nos for dado o direito de ver os caminhos que florirem que nos baste a certeza de que eles florirão. E eles florirão...


____________________________________________
* Suaíli ou Suaíle é um povo de orígem
banta e árabe que vive na costa oriental da
África. A expressão "festejemos a luta" faz
parte de um dos cantos de guerra desse povo.